segunda-feira, maio 10, 2010

Ovulação e Período Fértil | Quando acontece

quando acontece a ovulação e como identificar o período fértil

Quer saber o que é ovulação? A ovulação é o processo de liberação do óvulo pelo folículo ovariano. Diferente do que imaginávamos, um médico que presenciou a liberação do óvulo relatou que do início a liberação total do óvulo, transcorreram-se aproximadamente 15 minutos. Com isso descobriu-se a ovulação não acontece de uma só vez.

Como saber qual o dia da ovulação  


Para saber o que é a ovulação e encontrar o dia da ovulação é preciso contabilizar o período fértil. Conte do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. O primeiro dia de sangramento menstrual é também o primeiro dia do ciclo menstrual.

O óvulo é normalmente liberado 14 dias antes da data de sua próxima menstruação. No entanto esse espaço de tempo pode ser diferente para algumas mulheres. De uma forma saudável e normal a menstruação pode acontecer entre 12 e 16 dias após a liberação do óvulo. 

Ovulação e Período fértil 


Cinco dias antes e um dia após a ovulação também são considerados dias férteis. A razão para isso é a resistência de até 5 dias para os espermatozoides dentro das trompas após a ejaculação. Espermatozoides sobrevivem em média 72 horas no corpo da mulher, mas espermatozoides mais fortes podem esperar por até 120 horas pelo óvulo.

O dia de maior fertilidade é no dia anterior a ovulação, mas é importante manter relações antes e após a ovulação para garantir maiores chances. Agora você já sabe o que é a ovulação.


Período fértil de ciclos irregulares


Quando  o ciclo não é regular, contabilizar o dia da ovulação pode ser um pouco mais complicado. Nesse caso o período fértil foge ao habitual. 
Existe um truque que facilita a contabilização dos ciclos irregulares. Preste atenção!

Se sua menstruação não é regular, tenha anotado a data do primeiro dia das últimas três menstruações. 

O ciclo menor será subtraído por 17 e o maior por 12
Exemplo :
Ciclo menor 26 dias 
26-17=9 Início do período fértil 

Ciclo maior 32 dias 
32-12=20 Fim do período fértil

Com esse cálculo descobrimos que o período fértil começa 9 dias após o primeiro dia de sangramento menstrual e termina por volta do vigésimo dia após o primeiro dia de sangramento menstrual.
Com esse cálculo não importa qual seja o tamanho do ciclo, o período fértil estará todo coberto e nenhuma chance será perdida.

Como acontece a ovulação


No primeiro dia do ciclo menstrual o FSH estimulado pela hipófise inicia a produção de vários folículos. Os folículos por sua vez estimulam a liberação do estrogênio pelo ovário. Nesse momento uma série de folículos começam a regredir e apenas um dos folículos se destaca e atinge tamanho ideal para liberar o óvulo. É o chamado folículo dominante. Com o aumento do estrogênio o endométrio é espessado e a hipófise é estimulada a liberar o hormônio LH. O LH é  quem amadurece o óvulo e faz com que o folículo se torne uma membrana muito fina. É estimulado pelo LH que o folículo se rompe e libera o óvulo. 

O folículo que abrigava o óvulo se transforma num corpo amarelo chamado corpo lúteo. O corpo lúteo inicia a produção de progesterona e estrogênio para secretar o endométrio, mantendo-o espesso e nutrido para abrigar o zigoto(embrião).

Fase lútea ( Período Pós Ovulação)


Entre o sexto e oitavo dia após a ovulação, a progesterona já se encontra bastante elevada. Se a dosagem de progesterona no sangue, nessa fase do ciclo for baixa, a implantação do embrião pode falhar. Baixa progesterona é uma das causas mais comuns de infertilidade pontual.

O embrião tem até o nono dia após a ovulação para iniciar a implantação, caso isso não ocorra o corpo lúteo cessa o envio de progesterona e estradiol. Nesse momento e o endométrio começa a se preparar para descamar no que conhecemos por menstruação. Assim um novo ciclo tem início e mais uma chance de engravidar se faz possível.




Pé no chão e esperança no coração !

Tatiana Costa

17 comentários:

  1. Oi estou tentando engravidar de uma menina e me falaram que tenho que tenar 3 dias antes da minha ovulação ,a minha menstruação foi dia 10/08,vc pode fazer o cálculo p/ mim grata.Meu e-mail é marthynha_oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta ,
      Para saber o seu período fértil, é preciso saber de quantos dias é o intervalo entre uma menstruação e outra.
      Você pode suar essa calculadora pra conhecer o seu período fértil. Vc deve ter relações no primeiro e segundo dia do seu período fértil. http://www.maeaflordapele.com/p/calculadora-da-ovulacao.html

      Abraços !

      Excluir
  2. minha menstruação veio dia 09 a 15 de julho, e do mês de agosto veio dia 14 a 21 e do mês de setembro veio dia 18 a 23,gostaria de saber qual é o dia da minha ovulação? mim ajuda a calcula a minha ovulação grata!!! eu tenho ovarios micro policistico eu comecei tomar o indux dia 21 a 30 de setembro, meu ginecologista mandou eu tomar 3 meses,sera que eu vou consegui engravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com indutor seu período fértil funciona de uma forma diferente. Vc pode ovular de 4 a 12 dias após tomar o último comprimido de indutor. Deve treinar de 2 a 14 dias após tomar o ultimo comprimido de indutor.
      boa sorte !

      Excluir
    2. obrigada pela resposta! :))

      Excluir
  3. Bom sou nova aqui!!venho acompanhando o site há 2 semanas e resolvi escrever!!!tenho 34 anos e uma filha de 5 anos...minha última menstruação foi dia 13 de outubro tive relações no dia 27 ou seja no 14º dia após o 1º dia da minha última menstruação...no dois dias seguinte senti umas cólicas nos dias 25 e 26 veio o corrimento clara de ovo..Quais as chances de eu estar grávida!!!e aquele teste de farmácia posso fazer mesmo 4 dias antes como mostra na embalagem?minha menstruação vem a cada 31 , 32 dias..bjs e aguardando resposta!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que te respondi em algum outro lugar. De qualquer forma, teve relações no seu período fértil o que te traz boas chances de engravidar.
      Quanto ao teste, o ideal é fazer após o atraso menstrual, é mais seguro e confiável.
      Boa sorte !

      Excluir
  4. Ola, sou Fabiana tenho 26 anos, entrei no blog e achei muito interessante por isso resolvi esclarecer minha dúvida aqui. Minha ultima menstruação foi no dia 13/11, no dia 18/11 ou seja, no sexto dia do ciclo, tive relação sem com meu marido sem nenhuma proteção, e este mês não notei a presença do muco "clara de ovo" até agora, apenas um muco esbranquiçado e grudento, e meus o bico dos meus seios estão bastante sensíveis, será que posso estar grávida? quando não se não nota o muco fértil é porque não houve ovulação? Aguardo resposta, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Nem todas notam o muco e isso não indica que não houve ovulação. Quanto a ter engravidado, tudo depende de ter tido relações durante o período fértil.

    boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. Ola, meu é Cristiane e gostei muito do sue blog. gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar minha ansiedade e pedir para que possa me acalmar. Estou tentando engravidar e este mês fiz controle de ovulação através de ultrassonografia.Segundo a medica que fiz o exame a minha ovulação ocorreu entre o 12 e 14 dia do ciclo, ou seja entre os dias 18 e 20.06, neste período mantive relações com o meu esposo e é este o meu motivo de maior ansiedade.Sera que posso esta gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim , é claro ... teve relações no período correto. Aguarde até o dia 04/08 , se não menstruar, faça um teste.
      boa sorte !

      Excluir
  7. Oii estou em um pequeno dilema: no dia 16/07 tomei minha ultima pilula, no19/07 tive uma relação sem proteção de preservativo, já que estava no intervalo do remédio, no dia 20/07 saiu uma espécie clara de ovo, e no dia 21/07 veio a menstruação. Essa clara de ovo é ovulação? não entendi? corro o risco de estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de muco é comum para quem faz uso do ac . O muco é estimulado pelo hormônio estrogênio, que é basicamente a composição principal dos anticoncepcionais.
      Se toma o ac direitinho, dificilmente vai engravidar.

      Boa sorte !

      Excluir
  8. Oieee sou nova por aqui, bom faz apenas dois meses que estou tentando engravidar, desde o inicio do ano parei com o Antic. e eu e meu marido usávamos o método do coito interrompido, acompanho meu ciclo desde fevereiro e ele é regulado 28 dias e 6 dias de menst. bom entrei no período fértil pela minhas contas dia 27/07 pois minha menstruação veio no dia 17/07, tive relações dia 27/07; 28/07 e depois dia 31/07 tenho chance alta de engravidar???? estou tão ansiosa :) será que eu posso continuar mantendo relações depois do dia 31/07 o dia provável de acontecer a ovulação, vai ajudar?

    ResponderExcluir
  9. oláa... adorei seu blog e recomendei pra outras amigas tentantes tbm,,bom tenho ovarios policisticos e quero engravidar fiquei 6 meses sem o anti c, e não mesntruei fui a medica fiz exames d prache ela me receitou o utrogestam com o seguinte tratamento 14 dia d mesntruação ao 24 10 comp por mes..estou no segundo mes.. e aí pesquisando aqui na net conheci seu bblog e vi muitas curiosidades q não tinha conhecimento li varios artigos mais ainda estou confusa referente ao dia da minha provavel ovulação vc poderia m ajudar qual dia provavel para minha ovulação? desde ja agradeço a atenção..

    ResponderExcluir
  10. Olá.. Estou com uma duvida sobre ovulação e o aspecto do muco cervical durante o ciclo. Meu ciclo sempre foi em torno de 28-29 dias, mas nos ultimos meses (out. e nov.) meu ciclos desregularam totalmente (acho que porque eu estava bastante ansiosa e nervosa). Em outubro, meu ciclo durou +/- 18 dias e em novembro, 35 dias. Considerando periodo fertil, sempre me sinto um pouco mais molhada. Esse ciclo, minha menstruação veio dia 28/11 e parou dia 01/12. Tive relações com meu namorado dias 3 e 4/12, e dia 5/12 notei a presença de um muco transparente e bem elastico. Depois tive relações no dia 6/12 e, no dia 7/12 de novo notei a presença de um muco só que dessa vez ele já era um branquinho mais opaco e tinha um manchadinho de sangue… Pensando nos calculos para ciclos irregulares, não tenho certeza se esses mucos estão relacionados com periodo fertil ou se isso é normal ou relacionado com as relações nos dias anteriores. Consegui consulta com gineco só para janeiro. O que você acha que pode ser isso; ovulação ou nada a ver? Muito obrigada.. Clara

    ResponderExcluir
  11. olá estou cm uma duvida no dia 28/02/2015 tive relação e no dia 02/03 presenciei clara de ovo, e logo na hora de dormi,menstruei e junto com a menstr deceu clara de ovo, e uma menstr bemm densa e muito escura cm se fosse uma borra de café,,o q pode ser , sou tentante

    ResponderExcluir