domingo, março 10, 2013

Indutor de Ovulação - Citrato de Clomifeno



engravidar com indutor de ovulação
Indutor de ovulação para engravidar mais rápido
O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação. O princípio ativo mais comum é o citrato de clomifeno comercializado como Clomid, Indux e Serophene. Os três indutores de ovulação tem a mesma função. A única diferença entre os indutores de ovulação além do preço, é o laboratório que os fabrica. 

Citrato de Clomifeno é um indutor de ovulação mais leve. É um indutor de ovulação indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples.

Gonadotrofinas são um tipo de indutor de ovulação utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOP mais severos. Muito utilizadas em casos em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno.

 Efeitos colaterais  do indutor de ovulação

Os efeitos mais simples do uso de indutor de ovulação variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo. Os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dor nos seios, gases, dor de cabeça, enjoo, azia, calores, espinhas(oleosidade da pele), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas.

Com indutor de ovulação o ciclo também  pode ficar um pouco mais longo. O fluxo menstrual  tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos também o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias. 

Porque não vejo muco cervical quando utilizo indutor de ovulação?


Seus efeitos anti estrogênicos do indutor de ovulação podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. O medicamento pode fazer com que o muco diminua bastante. Muitas vezes se tornando imperceptível e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo.

Nos primeiros ciclos geralmente se nota alterações significativas. Essas alterações são perceptíveis principalmente se houverem problemas de anovulação. Problemas como muco elástico junto ou logo após a menstruação, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil.

 Período Fértil


O ideal quando se usa indutores de ovulação é  fazer o controle de ovulação com ultrassom seriada transvaginal. Observam-se os folículos até que os mesmos atinjam o tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião).

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com USG seriada uma dica valiosa para não perder o período fértil com indutor de ovulação é namorar regularmente a cada 2 dias após 4 dias da ingestão do último comprimido de indutor até 12 dias após tomar o último comprimido de indutor.

Com que tamanho o folículo se rompe com uso de indutor de ovulação


Os folículos crescem em média 2mm dia e rompem entre 19 e 23mm sem indutor. Com indutor de ovulação  essa faixa aumenta até 29mm, podendo atingir até um pouco mais entre 31 ou 35mm. Ideal que e rompa até 31 mm

 Como saber se ovulei ou estou ovulando com indutor de ovulação?


Além do controle com USG seriada é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21º dia do ciclo. Nem sempre o folículo eclode o óvulo e o exame de progesterona pode evidenciar esse fato caso a ultrassom seriada não tenha sido realizada.

Quando acontece a ovulação com indutor de ovulação?

Cada organismo reage de uma forma. A maioria das mulheres começam a ter uma melhor resposta a partir do segundo ciclo. Três ciclos podem ser feitos consecutivamente. Até 6 ciclos são tolerados, porém é necessário uma pausa após os três primeiros. Quem determina o tempo de espera para um novo início é o seu médico. A ovulação com o uso do indutor acontece entre 4 e 12 dias após o consumo do último comprimido do indutor de ovulação.

O uso de indutor de ovulação pode diminuir as chances de implantação do embrião?

progesterona para engrossar o endométrio após o uso de indutor de ovulação
O uso de indutor de ovulação tende a deixar o endométrio mais fino do que o ideal. Por esse motivo, pode ser mais difícil que o embrião se fixe com sucesso.  É importante fazer um acompanhamento médico nesse momento, pois com o uso de progesterona essa dificuldade pode ser vencida. Nesse momento o ultrassom tem muita importância. É ele que ajudará o  médico avaliar a necessidade ou não de hormônios para espessar essa camada interna do útero, chamada de endométrio.


Por que alguns médicos indicam tomar o uso do indutor a partir do 2º dia do ciclo e outros a partir do 5º dia do ciclo?

Tudo depende da necessidade de cada paciente. É interessante que antes de iniciar o tratamento com indutor de ovulação, o médico peça um ultrassom entre o 3º e o 5º dia do ciclo para avaliar a presença de folículos do ciclo anterior. 

Com essa informação e baseado no tamanho do ciclo normal da paciente, o médico poderá determinar a dosagem e o tempo de administração do indutor de ovulação.

Dica importante: Quando forem receitados dois comprimidos dia , é importante que se tome 1 comprimido de indutor de ovulação a cada 12 horas. Seu efeito é mais eficaz dessa forma.



Indutor de ovulação faz mal?


Jamais se auto medique com indutores de ovulação. A vizinha tomou e você acha que com você também pode dar certo. Um número crescente e preocupante de mulheres hoje fazem uso de indutores de ovulação sem consentimento médico, o que é no mínimo irresponsabilidade. O uso indiscriminado de indutores de ovulação pode causar entre outras coisas, cistos nos ovário, hiperovulação, trombose, disfunção hormonal, atrofia dos ovários, gravidez ectópica, gravidez anembrionária e até câncer ovariano.

O indutor de ovulação a base de citrato de clomífeno ( Indux, Clomid, Serophene), assim como pode ajudar, podem trazer inúmeros riscos para quem os toma. Cistos, afinamento do endométrio, perda parcial ou total dos ovários, câncer em qualquer local, principalmente nos ovários e útero.

Seu médico vai determinar a necessidade ou não de indutores de ovulação.


Indutor  de ovulação Engorda?

Não. O indutor de ovulação pode aumentar a retenção de líquidos como qualquer medicação hormonal. O apetite também pode aumentar, portanto controle-se para não culpar o medicamento pelos quilinhos a mais. Uma boa dica para evitar a retenção de líquidos é beber água de coco, diminuir o sal da comida, evitar embutidos e enlatados.

Posso engravidar de gêmeos com indutor de ovulação?


Sim, com o estímulo do indutor é comum que mais de um folículo dominante seja estimulado. Pode acontecer de dois folículos serem estimulados e eclodirem na liberação do óvulo. Normalmente um único folículo dominante é responsável pela ovulação do ciclo.
indutor de ovulação para engravidar
Serophene  indutor de ovulação citrato de clomifeno

A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é o mais comum. As chances de ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa.

Quando ter relações para engravidar com indutor de ovulação


O Período Fértil de quem usa indutor de ovulação ocorre de 4 a 12 dias após a ingestão do último comprimido de indutor.  Nesse caso o ideal é manter relações regulares durante o ciclo. Recomenda-se  pelo menos 3 relações por semana. As relações devem se intensificar durante o possível Período Fértil. Mantenha relações em dias alternados .



Posso não menstruar mesmo tendo tomado indutor?


Pode! O indutor de ovulação também age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a menstruação pode não dar as caras. 
Por isso o melhor  é procurar o médico e fazer um beta. Em caso de  negativo, fazer um ultrassom e um exame de progesterona para confirmar se houve ovulação e verificar o que de errado está acontecendo.

 Posso usar indutor de ovulação por mais de 6 ciclos? 

Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiper estímulo, trombose e câncer de ovário. Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, então o melhor é trocar a forma de indução ou utilizar gonadotrofina coriônica para eclodir o óvulo, pois o citrato de clomifeno por si só não conseguiu promover a ovulação. 

Caso não existam folículos dominantes, entende-se que a mulher é má respondedora e um outro tratamento é indicado 

Qual a diferença entre o clomid, indux, serophene e dufine?


indutor de ovulação indux
O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomifeno, o que  muda são os valores o laboratório que fábrica cada um dos medicamentos.


O indutor melhora a qualidade do óvulo?

Não , na verdade pode até diminuir um pouco a qualidade do óvulo por não ser uma ovulação totalmente natural. O único medicamento que age diretamente na qualidade do óvulo é o ácido fólico.

 Tomei indutor mas só tenho um folículo dominante e agora?

É o suficiente desde que ecloda, ou seja , desde que ocorra a ovulação. 

 O indutor altera a temperatura basal?

O indutor não interfere na produção de progesterona , dessa forma não tem qualquer relação com a temperatura corporal. Use o método de medição de temperatura basal sem medo de enganos. No entanto se o médico solicitar o uso de progesterona após a ovulação, a medição da temperatura basal é inútil.

Quais são os riscos de má formação e de problemas de saúde para as crianças nascidas após tratamento com indutor?

O tratamento com indutores de ovulação não traz riscos a saúde das crianças e nem má formação. A incidência de malformações em crianças nascidas por tratamentos seguidos de indução da ovulação é a mesma que na população normal, ou seja, não aumenta em nada as chances.

Existe hiperovulação com indutor ? Qual as implicações ?

indutor de ovulação clomid para engravidar
Quando de forma natural a hiperovulação pode ocorrer nos extremos da vida evolutiva, ou seja, no inicio da adolescência e depois dos 40 anos, em virtude de uma produção excessiva de hormônio FSH. A única implicação  é que o fenômeno aumenta a chances de uma gestação gemelar. No entanto, alguns medicamentos desencadeiam a hiperovulação e nesses casos ela pode ser perigosa. Indutores de ovulação podem provocar o desenvolvimento de vários óvulos nos ovários causando problemas graves. Por exemplo, a síndrome de hiper estímulo ovariano, que provoca ascite, trombose entre outros. Isso pode ocorrer quando uma mulher que ovula normalmente faz uso de indutores.

Ocasionalmente quando  ocorre uma hiperestimulação dos ovários, A Síndrome do Hiper estímulo Ovariano geralmente causa um aumento no volume dos ovários acompanhada por desconforto e dor. Nos casos mais graves pode haver a necessidade de hospitalização e até mesmo um trauma nos ovários levando  a infertilidade.


17 comentários:

  1. Ola, eu estou no meu primeiro ciclo com serophene, tomei do 5º ao 9º dia do ciclo, tenho sop e o ciclo todo bagunçado. ontem, 16º dia do ciclo, fiz uma us e apareceu que o meu maior folículo tem 11mm…estou desanimada… o que vc acha? me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. ha alguns dias eu tive uma relaçao sexual sem camisinha e tomei a pilula do dia seguinte quase que na mesma hora. Minha menstruaçao veio 10dias antes do normal e durou 5dias. no primeiro dia veio um sangramento bem escuro e em pouca quantidade, no segundo dia em diante veio muito e vermelho vivo. desde entao veio sentindo algumas pequenas colicas e um pouco de dor apos a relaçap sexual. posso estar gravida?? Tudo isso aconteceu ha 20 dias.

    ResponderExcluir
  3. ola! lında mım ajuda? eu estou muıto trıste. ;( olha e assım! comıgo ocorreu o msm de vc desseu esse muço rosa clarınho dıa 17/08 e fıcou ate dıa 19/08 de manha de tarde ja nao tınha maıs, agora dıa 22/08 começou desser um lıquıdo branco tıpo creme hıdratante, mais hoje dia 24/08 fiz o teste e deu negativo vc sabe pq? :( e nd da mostra, e agora desse um liquido branco transparente e desse toda hora em quantidade +ou- . mim ajuda pfv? :( desde ja muito obrigada. bJs'

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Boa tarde!

    Me ajude por favor, não aguento mais a ansiedade e de curiosidade já li quase o site inteiro e é tudo tão interessante.

    Minha última mostra foi dia 27/01 que durou até o dia 09/02, devido a água inglesa que havia tomado, passando tive relações em todo período fértil e ovulando também, no dia 17/02 muco claro de ovo marrom escuro e depois marrom claro até hoje dia 22/02. Sinto fortes dores de cabeça, somo mais do que de costume, fiz o teste de farmácia deu negativo, o que pode ser???

    Beeijos!
    Boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida, tomei o primeiro ciclo de indutor no fim de maio e minha menstruação deveria chegar agora em 15/06, porém não chegou. Onde você fala dos desconfortos causados pelo indutor, onde inclui sangramento, isso acontece no período que está tomando o remédio ou depois? Porque minha menstruação deveria ter vindo dia 15, mas só veio um leve sangramento (com cor bem aguada) e no dia que deveria ser o 4º dia da menstruação, veio num tom mais amarronzado, tipo caramelo. Pergunto: isso pode ser sangramento de nidação? Menstruação? Ou reação do indutor? Poderia me ajudar com essa dúvida?

    ResponderExcluir
  6. fiz indução ovulatória do dia 5° a 9° dia do ciclo 100mg/dia, fiz exame no 21° do ciclo de hormônio estradiol resultado 1.606,3 pg/ml e progesterona 21,39 ng/ml. gostaria de saber se posso estar gravida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta acontecendo isso comigo. Vc estava gravida?

      Excluir
  7. Meninas eu Sexta feira tive relaçao sem qualquer proteçao ele ejaculou dentro no sabado anoite tomei o comprimido por nao me lembrar da hora esqueci de tomar o Segundo e entao hoje fazem 6 dias que aconteceu e fui tomar banho saiu uma borrinha marron bem pouca e ate agora nao desceu mais nada... Eu nao sei se isso pode ser nidação ou mesmo eu tendo tomado so um comprimido da Pilula e nao tomando a Outra possa ter dado certo.

    ResponderExcluir
  8. Tomei o clomid e 10 dias depois ocorreu que desceu pequenas quantidades de sangue , com cor marrom , durou por 2 dias apenas , é o processo de nidaçao ? Posso estar grávida?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,
    Tomando dufine altera o periodo fertil?

    ResponderExcluir
  10. tomei o indux por 5 dias e apareceram bolhas no meu corpo, nao sei se foi do remedio ou de alergia. alguem passou por isso?

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite, eu nunca mais tomo indutor, estou inchada, sentindo muitas dores nos ovarios desde o dia em que tomei dia 16 a 20 de março de 2017, nossa, colicas eu to sentindo muito pouco, minha menstruação é de 35 dias era pra vir dia 15 a 20 vamos ver né, ovulei por causa do remédio dia 26 então contando meu ciclo teria q vir hoje né... olha to insuportavel de tantas dores nos ovarios , minha barriga ta enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tomei indutor (Clomid) sinto tanta dor porém minha M é para vim amanhã torcendo para não vim e ganhar meu positivo... Você conseguiu engravidar?

      Excluir
    2. Eu tbm tomo o clomid pra engravidar, minha mostra ainda ñ veio esse mês, to anciosa p ter meu positivo tbm! assim q o mes de junho acabar vou fazer o beta se ela ñ tiver descido ainda . Booa sorte pra nois

      Excluir
  12. Oii me ajude por favor tomei o primeiro ciclo , e o ultimo comprimido foi no dia 31/05 e ate hoje minha mestruação ñ desceu, e eu tomei do 3 ao 7 dia ainda ñ fiz o beta, minha mestruação é inrregular estou com medo minha GO ñ pediu utrasson seriada só me medicou o QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  13. Oi pessoal fiz o exame para controle de ovulação aí os folículos estão com 1,3cm o tamanho tá bom
    O endométrio está com expessura de 0,4cm alguém poderia me ajudar

    ResponderExcluir