Temperatura Basal – O que é e como funciona .

Acompanhar o ciclo e reconhecer o período fértil através da temperatura basal é algo que requer muita paciência e disciplina. É um método seguro para muitos e barato, porém exige muita atenção. 
O que é temperatura basal ?


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

É a temperatura mais baixa do corpo. Nossa temperatura fica bem baixa enquanto dormimos, por isso a temperatura basal deve ser medida logo após acordar, antes mesmo de se levantar ou de qualquer movimento exagerado. Nenhuma atividade deve ser feita antes de medir a temperatura basal.

Como medir a temperatura basal
Deve ser medida a partir do primeiro dia do ciclo, ou seja, a partir do primeiro dia de menstruação. 
O termômetro deve ser exclusivo para isso. Pode ser medida pela axila ou pela boca. 
Muitas meninas medem pela vagina ou pelo ânus e algumas tiveram indicação médica para isso. A grande maioria dos médicos desaconselha essa prática. A forma mais segura é pela boca com o termômetro embaixo da língua. Mas não vale ficar mexendo com o termômetro na boca.
Seu corpo tem que ter descansado no mínimo 6 horas (há quem fale em 2 e em 4 horas, porém o mais seguro é no mínimo 6 horas, de outra forma você pode obter uma temperatura suspeita, ou seja, mais alta que do que deveria).
Alguns médicos não aconselham a prática não por duvidar de sua eficacia, mas sim pela grande probabilidade de erro de interpretação, justamente por situações que podem alterar a temperatura. 

Mas se você fizer tudo direitinho e acompanhar a TB com um gráfico, tudo fica mais fácil . 
Exemplo de gráfico
Como interpretar a temperatura basal
Antes de ovular sua temperatura deve manter um padrão entre 36.2 e 36.5, porém isso varia de mulher para mulher. Cerca de dois a três dias depois de ovular, a ação hormonal em seu organismo , eleva a temperatura em cerca de 0.2, 0.5 graus . Quem mantinha uma temperatura 36.5 por exemplo , passa a ter uma temperatura entre 36.7, 37.0.
Ela então se mantém elevada até a chegada da próxima menstruação ou até o nascimento do bebê. sim , mulheres grávidas apresentam temperaturas mais altas.
Obs: Você pode até observar aumentos na temperatura em alguns dias, a temperatura do dia ou mesmo a movimentação durante o sono podem interferir nisso, porém se não tiver ocorrido ovulação , ela caíra cederá nos dias a seguir. Quando ocorre ovulação mesmo , ela sobe e só baixa quando a menstruação desce.
Prós e contras de utilizar a TB
Prós 
Método barato
ter indícios de que engravidou antes mesmo do teste
ter amplo conhecimento sobre o seu ciclo e seu corpo
descobrir quantos dias após ovular você menstrua 
Acompanhando o ciclo com a TB, após alguns meses, e em conjunto com sintomas e até mesmo muco cervical, você pode trabalhar de forma mais eficaz a favor da concepção. 
Contras
pode aumentar a ansiedade 
pode falhar se as condições não forem seguidas a risca
você só fica sabendo que ovulou , depois de ter ovulado
*Dica: Procure medir sempre no mesmo horário, usar o mesmo termômetro e seguir uma rotina, assim funciona bem melhor.
Estou disponibilizando para vocês um gráfico. Clique na foto, ao ser direcionado para outra página , clique com o botão direito do mouse e em seguida clique em salvar como, imprima e boa sorte !

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa

Relacionados

8 Comentários

  1. Bom dia estou a medir minha temperatura a meses e neste dias fiquei sem entender nada,ovulei enormal mente e mestruei mo dia 5 e neste dia a tb baixou pra 36.4 ate ao tudo bem mais nos outros dias ela subiu de novo marcando36.6 / 36.7 eu tive mas sangramento no segundo dia e depois dois dias de sangramento bem aguado no total mestruei por 4 dias.Ate agora esta alta,onteme mesmo marcou 36.8.Sera que ovulei mestruando.Eu fiz um teste de gravides hoje e deu negativo,agradeço dede ja se puder me responder bjs.Renata

  2. Ola, estou preocupada, pois minha regra antecipou 10 dias, e veio uma gosma rosada e marrom, depois, a noite saiu umas hotinhas, bem pouca mesmo, de sangue, coloquei absorvente pra dormir, e nao sujou. No outro dia, passou a metade do dia saindo uma agua suja, meko amarronzada. Isso durou umas 24:00 só. Minha temperatura esta a tres dias 36.7. O que pode ser? Sera que estou com anemia?

  3. Fui mãe há 2 meses, tive sangramento 1 mês de 16 a 16. E depois disso voltei a ter relações sexuais. Dia 3 tive um corrimento rosado e dia 13 novamente. Até agora nada, tenho cólicas menstruais à duas semanas mas não desce nada só um muco. Não tomo AC estou a amamentar. Posso ter engravidado? Se sim como é que conto a gravidez? A partir de que dia… Obrigada

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*