Gravidez Química | O que é e porque acontece

perda ovular ou gravidez química
A gravidez Química é caracterizada pelo aborto que ocorre ainda nas primeiras semanas de gravidez. Também conhecida como perda ovular muitas vezes nem chega a ser percebida. A maioria das mulheres que descobrem o problema, ficam a par por terem realizados testes de gravidez muito cedo.

A gravidez Química é na verdade uma fecundação e implantação que não progrediu. O óvulo foi fecundado, iniciou o processo de implantação mas por algum motivo essa implantação do embrião falha e a gravidez química acontece.

Como acontece a Gravidez Química

O óvulo é liberado pelo folículo no ovário, é capturado pela trompa e fecundado pelo espermatozoide. Posteriormente é encaminhando ao útero, mas infelizmente por algum motivo, não consegue se implantar  no endométrio corretamente. Sem se fixar, não se desenvolve e com isso vaga pela cavidade uterina até ser absorvido pelo organismo e expelido junto com a menstruação. A gravidez química também é conhecida como microaborto, ou aborto bioquímico.

Essa dificuldade de implantação pode fazer com que vários de seus ciclos sejam ciclos longos com atraso de menstruação.

Não é raro ouvir relatos de amigas que dizem que sua menstruação veio estranha, um sangue fino, vivo, em muita quantidade e de repente. Claro que não é uma regra, até porque os ciclos podem sofrer variações de duração e fluxo. Durante toda nossa vida reprodutiva quando a menstruação foge do “padrão, a causa pode ser  a gravidez química.

A gravidez Química acontece em 80% dos casos

Um dado alarmante diz que estudos médicos apontam que de 70 a 80% das vezes em que menstruamos, existem nessas menstruações  algum material indicativo de fecundação que não progrediu para se tornar uma gravidez clínica.

Diminuir o sofrimento é um dever e necessidade de todos nós, por isso é tão importante esperar pelo atraso menstrual de no minimo cinco dias para fazer um teste. 

Menstruação ou Gravidez Química?

Algumas vezes a menstruação atrasa e alguns dias depois acaba acontecendo um sangramento exatamente igual ao sangramento menstrual a que você está habituada. 

Nem sempre esse sangramento é um sangramento menstrual. Não existe diferença entre o sangramento que ocorre após uma Gravidez Química e o sangramento menstrual normal. 
Algumas  vezes o sangramento da perda ovular pode conter mais coágulos e provocar mais cólicas, no entanto na maioria dos casos não existe diferença.

Como saber se tive uma Gravidez Química

A gravidez química não é algo que seja agradável descobrir, mas para algumas mulheres pode significar que nem tudo está perdido. Afinal se a gravidez aconteceu uma vez poderá acontecer novamente. 

A gravidez química normalmente fica evidenciada quando um sangramento forte acontece logo após um teste de gravidez inconclusivo ou um teste de gravidez de urina com linha clara. 

Muitas mulheres acreditam terem obtido um falso positivo no seu teste de gravidez, mas na verdade tratava-se de uma gravidez química. 

Claro que saber que talvez você já  tenha tido algumas fecundações que não se tornaram uma gravidez de fato, é doloroso e traz tristeza. Por outro lado pode mostrar que não existem problemas para fecundar. Resta dar atenção a qualidade dos óvulos e dar uma forcinha para o sucesso da implantação do embrião no endométrio.
Pé no chão e colaboração para implantação !
Tatiana da Costa  
Licença Creative Commons
O trabalho Blog Mãe à Flor da Pele de Tatiana da Costa foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em http://www.maeaflordapele.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.maeaflordapele.com.
Instagram

21 Comentários

  1. Muito boa e esclarecedora a matéria. E o fato de saber que é uma situação tão comum diminui a "tristeza" da perda de oportunidade da maternidade

  2. Ameiii sua matéria,estou tentando engravidar a 3 anos e não consigo,fiz uma transvaginal a mando da minha médica e lá aparecia micro policistos no ovario direito,esquerdo e utero,perguntei a ela se tinha tratamento,pois eu queria muito engravidar e ela me disse que a unica coisa que ela podia passar pra mim era o anticocepcional,isso tá certo? tomei por varios meses e não deu certo,ela pediu pra a cada 3 meses eu parar,fiquei com raiva e parei de vez,mas mesmo assim eu não engravidei e não sei mas o que fazer,vc pode me ajudar?

    • Anticoncepcional não é o único tratamento , é um absurdo ela te dizer isso. Procure um outro médico, para um novo tratamento, após alguns meses , se não houver sucesso, o médico pode prescrever indutor , mas a princípio, há que se tentar pelo menos a metformina.

  3. Oi Tati,quero saber pq nao consigo engravidar tenho 8 meses tentando,eu tomava anticoncepcional a 6 anos seguidos,será que essa é a causa? o que vc me sugere,bjus e me ajude

  4. Será que vai ser preciso fazer raspagem?e vou ter que esperar quanto tempo para ter o meu Bebê?obrigada bjus.

  5. oi tudo bem,há alguns fiz um tratamento e quando fiz uma ultra o médico disse que eu tinha um possivel embrião dai fiz o beta cg e deu negativo,será que era essa gravidez química?

    • Poderia ser sim uma gravidez química, mas é bom repetir o ultrassom pois poderia ser um cisto ou pequeno mioma.
      Abçs

  6. boa noite mãe a flor da pele esse tipo de gravides também acontesse prq quem faz FIV mande a reposta pro meu imail

  7. tati cada postagem sua fico mas conhecedora de meu corpo eu amo sabe e aqui estou sabendo coisas que nem imaginava que deus te de muito tempo e paciência para esta sempre nus ajudando

  8. Comigo foi ao contrário, o beta dava positivo e quando fui fazer a ultra não dava para ver nada, dias depois tive um sangramento. Aí fico me perguntando estava grávida mesmo ou não??

    • Com certeza estava grávida amiga. O que deve ter acontecido é que o embrião não conseguiu se implantar como deveria e vc teve uma perda ovular.
      Abçs

  9. Tati. Tiver um positivo no beta hcg mais no outro dia minha menstruação desceu, super normal com a mesma intensidade de fluxo, e seis dias tudo totalmente normal, o que pode ter ocorrido???

  10. Por favor se puder me ajudar. Sou nova por aqui e gostaria da sua opinião, estou muito nervosa.Dia 20/10 fiz um beta hcg e deu 8,22, valor de referência do laboratório é assim: não grávidas < 5,3 ou seja bem no início da gestação, a implantação ocorreu entre os dias 17 e 18/10, até aí ok.Aí dia 22/10 repeti o beta hcg e o valor deu 8,30, lembrando q dia 20/10 tinha dado 8,22.Minha médica mandou eu ficar calma e disse que provavelmente está bem no início mesmo e q pelo menos aumentou, mesmo pouco, é melhor do que diminuir.Vou repetir o exame daqui 5 dias. Você conhece alguma alguma situação parecida ou conhece alguém q tenha passado por isso?Obrigada.

  11. Adorei o pôster tive uma gravidez assim o beta deu 14,… Antes da menstruação vim 3 dias depois positivou dando 21,…
    Depois de 3 dias caiu pra 13,…

    Depois de mais de 1 ano estou tentando novamente, sei que resultados a baixo de 5 é negativo mas como queria saber se ovulei pois não tive como acompanhar com ultra-som, fiz um beta com 5 dias pra menstruação vim e deu 2,39 depois de dois dias 2,89 ou seja acredito que a evolução é mínima … Pelo menos sei que ovulei mas não evoluiu a possível gravidez. Me dê sua opinião
    Obrigada

  12. Boa noite. Eu nunca tinha ouvido falar em gravidez química até acontecer comigo 🙁 estava de pouco tempo 5 semanas e na segunda feira passada começou um leve sangramento, fui ao hospital e a médica disse-me tudo isso que li aqui. A partir desse dia que fui observada e fiz a ultrassom, então o sangramento veio com mais intensidade.. Muito triste

  13. Boa noite. Eu nunca tinha ouvido falar em gravidez química até acontecer comigo 🙁 estava de pouco tempo 5 semanas e na segunda feira passada começou um leve sangramento, fui ao hospital e a médica disse-me tudo isso que li aqui. A partir desse dia que fui observada e fiz a ultrassom, então o sangramento veio com mais intensidade.. Muito triste

  14. Já procurei muitas respostas mas nem médico nem a internet fala sobre a gravidez que não evolui engravidei em setembro deste ano fiz tranvaginal vi o embrião ouvi o coração do bebê mas na segunda consulta tinha ocorrido um aborto retido sem nenhum sintoma aparente e a causa desconhecida qual será o motivo dessa parada no desenvolvimento do embrião e como evitar isso? Vc sabe algo sobre isso?

  15. os abortos retidos resultam do facto de o embrião parar o desenvolvimento. esta paragem normalmente tem que ver com a má formação do mesmo, pelo que é a mãe natureza a agir. aguarde novo positivo e que tudo corre bem. eu já com três filhos em dois anos tive 4 abortos retidos e isso não me impediu de voltar a ser mãe pela quarta vez e já bem depois dos 40. nada é impossível.

Deixe uma resposta