quinta-feira, setembro 12, 2013

4 poses de ioga para fazer em casa e melhorar a fertilidade

A Ioga e seus benefícios

A Ioga tem sido apontada como uma ótima maneira de melhorar a mente, corpo e alma durante anos. É uma antiga forma indiana de disciplina física, mental e espiritual baseada cuidadosamente em poses que permitem que as pessoas não só trabalhem o corpo de uma maneira suave, mas ajudam a proporcionar paz e tranquilidade mental. Nos últimos anos tem havido uma procura diferenciada na comunidade de ioga. Muitas mulheres recorrem a meios alternativos para ajudar a aumentar a sua fertilidade e as chances de conceber,  e foi então que a ideia de ioga para melhorar a fertilidade nasceu.

Ioga para fertilidade

A Ioga para fertilidade é muito parecida com a rotina normal de ioga, porém ela foca em algumas posições específicas, que são usadas especialmente pensando em ajudar os esforços da mulher para engravidar. Cada posição é pensada para ajudar a criar um melhor fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, exercícios são projetados para ajudar o centro da mente e do corpo, devido às tensões inerentes encontradas pelas tentativas de engravidar. A ioga proporciona equilíbrio entre a mente e o corpo, auxiliando na criação de um ambiente tranquilo e adequado para que  a mulher consiga engravidar de uma forma natural.

As Melhores poses de ioga para fertilidade

Embora todas as posições de ioga apresentem um benefício para o corpo e a mente, algumas fornecem máximo benefício para fertilidade da mulher. Abaixo estão quatro poses de ioga que podem ajudar a aumentar as chances de concepção e ajudar a aliviar o stress dos meses que se passaram com tentativas frustradas de concepção.

1.De pernas para o ar

Pose - Tradicionalmente conhecido como viparita karani, essa postura ajuda a aumentar as chances de concepção, pois ajuda o esperma viajar mais profundamente no trato reprodutivo e ter maiores chances de alcançar o óvulo amadurecido esperando para ser fecundado. É uma pose muito fácil de realizar. Depois de ter relações coloque alguns cobertores macios embaixo do quadril e mantenha-se deitada de costas com as pernas para cima em linha reta no ar contra a parede. Mantenha essa postura por 20 minutos, pois isso vai dar o tempo suficiente dos espermatozoides chegarem a seu destino.

2.Pose de Lótus

A pose de Lotus - Também chamado de padmasana, essa postura ajuda a aumentar a fertilidade, centrando a mente e reduzindo o estresse no corpo. Estresse encontrado a partir da preocupação de infertilidade. A demora em conceber, comprovadamente afeta o equilíbrio hormonal natural do corpo que é responsável pela fertilidade e reprodução. Praticando essa posição as mulheres são capazes de reequilibrar seus hormônios para criar os níveis ideais que garantiram ciclo de ovulação normal e correto. 

A posição de lótus é uma das mais conhecidas e é feito sentado no chão, com cada um de seus pés descansando sobre o joelho oposto, com os braços esticados e as mãos apoiadas sobre os joelhos levemente. Uma vez posicionado, feche a sua mente e permitir-se ignorar todas as outras distrações, prestando atenção apenas ao ritmo do seu corpo, inspirando e expirando profundamente. Com os olhos fechados imagine algo que te traga relaxamento, tais como sentado na praia, caminhando por uma floresta ou plantando uma semente. Deixe que isso se torne seu único pensamento e permita que as tensões, preocupações, medos e expectativas te abandonem.

3.Pose da Cobra
Tradicionalmente conhecido como bhujangasana, essa postura proporciona um aumento do fluxo de sangue para os ovários e o útero, que pode ajudar em tudo, desde a produção do hormônio usado no ciclo de ovulação até para a criação de muco cervical que pode ajudar na viagem do espermatozoide. Para fazer a pose deite no chão de barriga para baixo com as palmas das mãos no chão abaixo de seus ombros, e o peito dos pés no chão. A respiração deve ser profunda e, em seguida, expirando lentamente levantar a parte superior do seu corpo e arquear as costas e pescoço enquanto pressiona seus pés, pernas e quadris para baixo. Mantenha essa postura por 15 a 30 segundos, respirando naturalmente e depois solte a pose e voltar deitado no chão.


4.Pose do Pombo

A pose do pombo é uma pose que pode ajudar a relaxar e abrir seus quadris e abdômen. A postura sentada em ângulo pode ajudar a aumentar a circulação da região pélvica. A sensação de relaxamento na pélvis é imediata.
Incorporando a Pose de pombo na  rotina diária, vai ajudar você a desbloquear seus quadris, mover-se com maior facilidade e aliviar uma quantidade considerável de tensão.

No chão, posicione-se com os joelhos abaixo de seus quadris e as mãos sob seus ombros. Apresente o joelho direito até que toca o pulso direito, mantendo uma linha reta entre a coxa direita e os lados da esteira. Mova lentamente o seu pé direito e a canela em direção ao meio do seu corpo, até que seu pé esteja diretamente abaixo de seu quadril esquerdo. Endireite a perna esquerda para trás . 

São poses simples,(com exceção da pose do pombo que requer um pouco mais de prática) de fácil execução e de grande utilidade. Use e abuse da ioga, reserve um tempo no seu dia para uma rotina feita a partir desses exercícios.

Difícil encontrar algo que consiga beneficiar o corpo e a mente na mesma proporção, a ioga consegue atingir esse tão importante objetivo.


Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

2 comentários:

  1. Bom Dia
    Gostaria de saber quanto tempo devo fazer a pose de lotus.
    e se essas pose deverão ser feitas todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia
    Gostaria de saber quanto tempo devo fazer a pose de lotus.
    e se essas pose deverão ser feitas todos os dias.

    ResponderExcluir