segunda-feira, setembro 09, 2013

6 Alternativas naturais para tratar os sintomas da TPM

A TPM, tensão pré-menstrual é extremamente comum entre as mulheres. Nesta condição, as mulheres passam por dificuldades emocionais, bem como sofrimento físico. Também conhecida como fase pós –ovulatória , a TPM pode ser sentida, na maioria dos casos, com uma semana de antecedência da menstruação. 


Durante sua adolescência, dificilmente sofremos com a TPM, e o que poucas sabem é que com o passar dos anos, e dos ciclos, os sintomas vão aumentando. Embora mulheres muitas mulheres a partir dos 18 anos já sofram com o problema é a partir dos  trinta e quarenta anos, que os sintomas vão ficando mais proeminentes e podem afetá-la significativamente.

Estrogênio e progesterona

De acordo com estudos, o aumento contínuo e diminuição repentina nos níveis desses hormônios são a principal causa da TPM.
Outras razões pode ser uma super  produção de prolactina; baixos níveis da substância química do cérebro chamada serotonina, deficiência de vitamina B6; deficiência de progesterona  e produção excessiva de estrogênio. 

Houve, de fato, uma época em que as pessoas costumavam pensar que a TPM era um problema psicológico. A razão por trás disso é o fato de que muitas mulheres acabam ficando fora de controle quando estão de TPM.

No entanto, recentes avanços em estudos e pesquisas, deixam claro que a TPM é muito mais do que apenas psicológico. É um problema físico e pode estar  realmente relacionada com os hormônios femininos, que normalmente funcionam em conjunto e são equilibrados, mas são interrompidos e sofrem alterações durante a fase pós-ovulatória.

Principais sintomas

Os sintomas variam muito de uma mulher para mulher  e sua gravidade aumenta à medida que você se aproxima a data de sua menstruação. Depois disso, todos os sintomas vão desaparecer de repente. 

Seios doloridos , inchaço das mamas, ganho de peso, dor nas costas, retenção de líquido, distensão abdominal, acne, prisão de ventre, diarreia, fadiga, dores no corpo, coceiras pelo corpo, feridas, náuseas, dor de cabeça, alterações de humor, depressão, ansiedade, crises de choro, indecisão, dores articulares, angústia, e cólicas, são alguns dos muitos sintomas da síndrome pré-menstrual ou TPM.

Tratamento

Sim, a TPM pode ser tratada, mas mais uma vez, o tratamento vai depender do tipo de sintomas que você está sofrendo e o quão graves estes sintomas realmente são.
Analgésicos, antidepressivos, calmantes e até pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, podem ser prescritas. A consciência é um excelente remédio para tratar a TPM. Sua família deve estar ciente do problema para que atritos não acabem agravando esse momento que não é puramente chilique de mulher. O apoio familiar, pode ajudar a diminuir os sintomas mais complicados como , irritabilidade, angústia, mau humor, agressividade e baixa auto estima.

Tratando a TPM de forma natural

Algumas alternativas naturais agem com eficiência no combate a TPM

1.Óleo de prímula
Muito eficaz para aliviar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, irritação, depressão e dor nas mamas. É também muito eficaz no controle hormonal pós ovulação, contribui para diminuição de miomas e é capaz de tratar endometriose.
Se você pretende engravidar, o óleo de prímula também pode ser de grande ajuda, pois contribui para o aumento de muco cervical.
Como tomar: Tome 1 g de óleo de onagra por dia durante 60 dias . A partir do 61º dia, diminua a dose para apenas 500 mg por dia durante os 10 dias anteriores a menstruação e depois volte a tomar 1 g, e assim sucessivamente.
2.Óleo de borragem
Regula os estrogênios, progesterona e prolactina na fase lútea do ciclo menstrual, e age como um antidepressivo natural.
Como tomar: 1 cápsula por dia

3.Óleo de gergelim
Alivia os sintomas da TPM reduzindo a produção de prostaglandinas, substância que ajuda a aumentar a ansiedade, a sensibilidade à dor e a irritabilidade, além de ser uma das grandes responsáveis pela retenção de líquido.
O óleo de gergelim é bom para mulheres que sofrem com ovários policísticos, pois diminui os níveis de açúcar no organismo.
Tomar 1 cápsula uma vez ao dia.

4.Folliculinum
Homeopático que age no controle hormonal, aliviando não só os sintomas da TPM, como contribuindo para a regularização dos ciclos e desconfortos pós ovulação.
Tomar 5 gotas ou glóbulos 4 vezes ao dia.

Obs: Se você está tentando engravidar, todos os itens citados acima, só devem ser utilizados até a ovulação.


5.Vitamina B6
Doses diárias de  50 a 100 mg de vitamina B6 podem reduzir os sintomas da TPM. Os casos mais graves de TPM podem ser tratados com antidepressivos. Eles aumentam o nível de serotonina e combatem as alterações de humor. Mas doses entre 300 mg e 600 mg de vitamina B6 também podem combater as mesmas manifestações, porém, em episódios menos intensos.
6.Magnésio
Consumir magnésio diariamente pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos, aliviar o desconforto nas mamas e o inchaço da TPM. Consuma com regularidade alimentos como verduras e principalmente frutos do mar.
Evitando sintomas de TPM

Você deve tornar-se consciente de seus sintomas e sua frequência, e escolher o tratamento que mais eficaz para o seu caso especificamente. A TPM  pode ser diferente tanto nos  sintomas quanto na intensidade, cada caso é único e deve ser avaliado isoladamente

Para utilizar de forma segura e eficaz, consulte seu médico sobre o uso das alternativas citadas.




A cópia ou reprodução deste texto só será permitida se os créditos forem mantidos. Nome do autor e link de redirecionamento ao blog de origem, devem ser inseridos no início ou fim do texto copiado. Plágio é crime !

Nenhum comentário:

Postar um comentário