Os ovários são extremamente importantes para a fertilidade da mulher. É nos ovários que os óvulos ficam armazenados, e é também pelos ovários, que os óvulos são liberados nos proporcionando a chance de engravidar.
Sem ovulação não existe gravidez, e para que a ovulação ocorra, os ovários precisam estar saudáveis e em pleno funcionamento.

O problema mais comum, que vem prejudicando a saúde ovariana de muitas mulheres, é a síndrome dos ovários policísticos. Pequenos cistos (micro cistos)que surgem em decorrência de desequilíbrio hormonal, onde os hormônios femininos trabalham desordenadamente, enquanto hormônios andrógenos(masculinos) se elevam no organismo feminino. Esse desequilíbrio, não tem sua causa definida, mas sabe-se que pode causar deficiência ou falta de ovulação.
Embora não seja uma cura milagrosa, descobrir como se alimentar na escala de baixo índice glicêmico (converte em pouco açúcar no sangue), pode ajudar na perda de peso, controle da insulina natural do organismo e manter a saúde dos ovários sob controle para que a capacidade reprodutiva não seja afetada.
O medo da infertilidade assombra milhões de mulheres pelo mundo, e a SOP, por ser um problema muito ligado a alimentação dos nossos dias atuais, é um dos principais motivos de angústia com a fertilidade. O tema invadiu o mundo, e com isso surgiu um enorme número de livros que prometem uma cura ou manutenção milagrosa contra os problemas dos ovários. Mas esse tipo de dieta contra a SOP resolve mesmo? Até certo ponto, e vou explicar por que.

Dieta adequada e exercícios físicos

Não existe uma dieta que vá diretamente curar ou impedir que problemas surjam nos ovários, porém comer direito e fazer exercício regulares, vai manter seu corpo em harmonia, impedindo que enfermidades prejudiquem a sua saúde reprodutiva. Perder peso, comer alimentos saudáveis ​​e fazer exercícios ajuda a controlar ou manter os hormônios trabalhando ordenadamente e com isso é possível manter ou restaurar períodos menstruais regulares e também garante a permanecia ou o retorno da ovulação.Por isso, não é possível afirmar que existe uma dieta que vá te impedir de futuramente ter ou de se livrar dos problemas nos ovários, mas sem dúvida manter uma dieta saudável, fará com que seu organismo seja beneficiado com mais saúde e menos problemas de um modo geral. Sendo assim, é provável que seus hormônios não enlouqueçam e principalmente sua saúde fértil, não sofra variações negativas.

Mulheres diabéticas, com colesterol alto e sobrepeso, tendem a ter problemas nos ovários, isso porque essas condições são determinantes como influência negativa para o trabalho dos hormônios.


Como obter um bom índice glicêmico?

Isso é possível de forma simples. Dispomos de uma lista de alimentos que contribuem para os níveis  normais de insulina no corpo. Comer alimentos ricos na escala de índice glicêmico podem causar reações ruins de insulina, resultando em ganho de peso, e até mesmo diabetes tipo 2 . Ao optar por alimentos de baixo valor glicêmico, estão escolhendo os alimentos que não causarão um aumento importante de açúcar no sangue, evitando que a insulina natural do organismo, seja forçada a ser liberada em maior quantidade. Alguns exemplos de alimentos de baixo valor glicêmico são leite desnatado, iogurte desnatado, margarina, queijo minas, queijo ricota e cottage, frango, peixes, carnes vermelha magra como coxão duro ou mole, patinho, músculo entre outros.
Carboidratos devem ser evitados, mas ao consumir, prefira sempre os carboidratos complexos, os integrais e alimentos como aveia, frutas secas, verduras, legumes com pouco açúcar natural, frutas secas, sucos naturais com moderação e chás como o chá verde.

O importante é manter uma alimentação com pouca ingestão de açúcar, dar preferência para saladas cruas, não ingerir leite integral e queijos amarelos, dar preferência para o adoçante, abolir refrigerantes, doces, frituras e alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de água, água de coco e chá verde.

Perder peso pode garantir a saúde ovariana

Se alimentar adequadamente não garante que você vá engravidar rapidamente, mas aumentará suas chances de ter uma saúde fértil adequada. Ao se exercitar e escolher os alimentos certos conseguirá manter um bom peso, ou até eliminar os quilinhos a mais. Perder 10% do seu peso pode por sua vez, ajudar a restaurar períodos menstruais regulares e assim restaurar a ovulação. Hormônios em ordem, ovulação em dia, você com certeza terá muito mais chances de engravidar. É importante dizer que manter um ritmo de atividade e ter uma alimentação adequada, não exclui de forma alguma a avaliação e tratamento médico. Em alguns casos, só a reeducação alimentar e rotina de exercícios são suficientes, em outros casos é necessário o uso de medicamentos para restabelecer a saúde dos ovários.

Pé no chão e esperança no coração ! 

11 Comentários

  1. Muito bom.
    Meu nome é Clara tenho 29 anos
    Estou tentando a 4 meses e tenho apenas o ovário esquerdo precisei retirar parte do ovário direito pois estava com um cisto e ficou apenas um resíduo, chamado de ovário residual.
    Obrigada pela informação

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, fiz um exame de US no inicio do mês de outubro no 10º dia do ciclo e no exame apareceu escrito o seguinte: Vários pequenos cistos em ambos ovários. Levei ao médico e eu o disse que estava com uma intensa queda de cabelo e aumento de peso de 2 kg em 4 meses. Disse tbm que meu ciclo é regular de 30 a 34 dias. Ele me respondeu que é para eu não me preocupar que esses cistos, pois são um "mero achado no US ", que esses cistos podem sumir sozinhos e não impede de engravidar ...
    Estou preocupada pq fui em outra médica e ela disse que eu teria que tomar uns remedinhos pra engravidar e só me passaria esses remedinhos depois de fazer o preventivo e mostra-la. Estou muito preocupada, pois cada médico fala uma coisa e eu tenho medo que os cistos aumentem ou algo do tipo e eu espere muito tempo pra realizar meu sonho. O que vcs acham? Os cistos podem realmente sumir sozinhos por meu ciclo ser regular? Ou isso não tem a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece você tem microcistos nos ovários. Se eles não te impedem de ovular, não te impedirão de engravidar. O problema com os microcistos é que eles podem dificultar a ovulação , e nesse caso podem provocar ciclos e irregulares e infertilidade temporária.
      Se esses remedinhos que sua médica diz , forem indutores , pergunte a ela se não é possível fazer outro tipo de tratamento antes. Indutores devem ser utilizados em ultimo caso e existem outros bons medicamentos que podem te ajudar a eliminar os microcistos.

      Excluir
  3. Olá "Anônimo", não sou médica mas tenho os ovários policísticos e o ciclo totalmente irregular, na adolescência sofri muito pois cheguei a ficar meses menstruada sem interrupção e depois outros meses sem menstruar. Na época fiz diversos exames e tomei remédios, minha médica disse que ru não poderia engravidar e fiquei muito triste... Pois é, confiei nisso e não me preveni, o resultado é que hoje tenho um filho lindo, perfeito e que hoje tem 14 anos e é meu mundo... Não perca as esperamças, faça os tratamentos necessários e lembre-se que cada caso é único e cada organismo é diferente do outro... Hoje estou tentando meu segundo filho... Boa sorte para nós!!!!

    ResponderExcluir
  4. olá ..Tenho ovários policisticos minha M é totalmente irregular só vem com AC, assim que eu paro ela desce sendo que eu quero engravidar mais tomando AC fica dificil como vou engravidar uma vez que tenho que menstruar para saber os meus periodoss ferteis, já passei mais de o meses sem M, só vem quando tomo AC estou tomando Selene, acho que terei que tomar até Abril e tb estou tomando Saude da mulher,tenho medo de parar com o AC e atrasar tudo de novo ...o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Primeira coisa, jamais use saúde da mulher com anticoncepcional, em primeiro lugar pq não faz o menor sentido e sem segundo o ac anula a função do saúde.
      Se tem que tomar até ABril, tome o ac e quando parar inicie o saúde da mulher, agora , com ac, ele não vai poder te ajudar.

      Abçs

      Excluir
  5. Ola Tati, minha irmã tem ovários policísticos. ela controlava com anticoncepcionais porem agora faz tres meses que ela esta menstruada e não para de jeito nenhum tenho muita dó ela tem muita colica e sofre muito, e tem medo de tomar muito anticoncepcionais e desenvolver uma trombose pois tem muitos casos né?? minha prima teve trombose por causa das pilulas. se vc tiver alguma dica pra ela ficaremos felizes em colocar em pratica!! obrigada bjosss sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, a primeira coisa é ela ir ao médico pra tomar medicação para cessar com o sangramento. Se não parar nem com medicamento, ela terá de fazer uma curetagem. quando sangramento enfim ceder , ela pode tentar usar o vitex ou lutene. Acredito que vá ajudar a colocar os hormonios em ordem , mas antes de tudo , médico e medicação pra parar de sangrar.

      Boa sorte

      Excluir
    2. muito obrigada querida!! ja falei pra ela. Esse vitex ou lutene são anticoncepcionais??? encontro na farmacia mesmo??? bjosss

      Excluir
    3. Não são anticoncepcionais não, são medicamentos a base da erva casta baga, que age normalizando os hormônios e limpando os ovários de mulheres com microcistos. Encontra em farmácia sim .

      Excluir