Quando a gravidez não acontece, as dúvidas sobre a fertilidade fatalmente surgem e nem todas tem a sorte de ter um bom plano de saúde para fazer rapidamente os exames necessários, e se certificar de que tudo está bem, ou mesmo identificar o que precisa ser tratado.
Para a sorte e alívio dessas mulheres e homens, existem bons testes que podem ser facilmente adquiridos e feitos em casa. 



Os ciclos são 100% influenciados pela ação de vários hormônios,  que juntos, contribuem para a ocorrência de uma gravidez, ou devido aos descontroles, complicam um pouco esse momento.

Existem no mercado alguns testes capazes de testar os principais níveis hormonais e outros que respondem a dúvidas básicas, porém não menos importantes.   

                 
Testes básicos de fertilidade caseiros

O primeiro dia do ciclo é justamente o primeiro dia de sangramento menstrual. É a partir desse momento, que os hormônios começam a trabalhar para uma nova chance de gravidez.

Até pouco tempo, alguns testes só eram possíveis através de uma consulta médica, hoje com o avanço da tecnologia, tudo ficou mais fácil. É possível utilizar testes simples, no conforto e na privacidade do seu lar, para testar os pontos chaves de sua fertilidade.

Teste de FSH

O hormônio FSH, é o responsável por estimular o crescimento dos folículos ovarianos. Através de sua dosagem, temos condições de saber se a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos são satisfatórias.
Temos a disposição bons testes de FSH que podem ser realizados em casa, de forma semelhante aos já conhecidos testes de ovulação.

A realização do teste de FSH deve acontecer no terceiro dia do ciclo. Se a linha de resultado é mais clara que a linha de controle, isso indica que os níveis de FSH estão na faixa normal. No entanto, se a linha de resultado é a mesma cor ou mais escura que a linha de controle, isso significa que o seu nível de FSH está elevado e uma consulta médica deve ser realizada para exames mais específicos.

Teste de ovulação ou Teste de LH

Velho conhecido das tentantes, é ele quem indica se a ovulação aconteceu.
É um método simples e confiável se feito de forma correta.  O mais seguro é fazer em intervalos de 10 horas, evitando beber muita água com 2 horas de antecedência do momento em que o teste será realizado.
Um teste de ovulação é capaz de identificar a ovulação com até 48 horas de antecedência identificado o pico do hormônio LH na urina da mulher. Linha teste mais clara indica negativo, linha teste da mesma cor ou mais escura que a linha controle, confirma o positivo.

Teste de PH

De nada adianta produzir bons óvulos e ovular normalmente se a acidez vaginal impedir os espermatozoides de chegarem ao óvulo para fecundação.

O teste pós-coito, é o teste feito no laboratório ou no consultório médico, de 2 a 8 horas após a relação sexual, durante o período fértil, a fim de identificar se acidez vaginal está sob controle e não interfere na vitalidade dos espermatozoides.

O que muitas não sabem, é que é possível testar o PH vaginal de forma segura em casa, através de tiras testes de PH.

A acidez vaginal pode ser testada antes, e deve ser testada de 2 a 4 horas após a relação sexual. É importante dizer que os testes devem ser feitos apenas no período fértil. Fora dele, é normal que a acidez  seja mais elevada para proteger o ambiente vaginal de bactérias e fungos.

Quando a segunda linha do seu teste de ovulação, indicar a aproximação da ovulação, você pode começar a realizar os testes de PH. 
Basta introduzir a fita na entrada da vagina com cuidado,  segurar encostada na parede lateral da vagina  por 5 segundos e comparar a cor do resultado com a  escala de cores referencial que acompanha os testes . Durante o período fértil, o PH vaginal ideal, deve estar acima de 6,0.

Esse mesmo teste pode testar a urina para identificar uma possível  infecção, o que também pode atrapalhar as chances de engravidar.

O pH da urina varia entre 5,5 e 7,0 naturalmente, valores acima disso , podem indicar a presença de bactérias. Valores abaixo de 5,5 podem indicar acidose no sangue. Qualquer uma dessas situações necessita de avaliação médica para confirmação do quadro e posterior tratamento.

Testes de fertilidade masculinos

Já com os homens, o que mais exige a atenção  é a qualidade e quantidade dos espermatozoides e os níveis de testosterona.

Muitos homens se sentem constrangidos quando lhes é solicitado um espermograma.  É como se fossem obrigados a testar sua masculinidade não só perante um médico, mas perante o mundo.

Existem a disposição desses homens mais tímidos, testes que podem ser adquiridos com total sigilo e feitos no conforto de seu lar.

Embora existam muitas marcas disponíveis, o Fertil count é considerado um dos mais simples e apresenta um resultado seguro  em apenas 15 minutos.

Kit salivar para teste de testosterona


A testosterona é conhecida como o principal hormônio masculino, e é produzida nos testículos. Baixos níveis de testosterona afetam diretamente a vida sexual de homens e mulheres. Os ovários femininos também produzem testosterona, porém em doses bem inferiores se comparados com a produção masculina. 

Níveis abaixo do normal podem causar nos homens, falta de desejo sexual, cansaço excessivo, problemas de memória, depressão, perda muscular, acúmulo de gordura abdominal, perda de massa óssea, baixo crescimento de pelos, insônia e redução de fertilidade entre outros. 

Nas mulheres, o principal sintoma da baixa testosterona é a falta de desejo sexual, dificuldade para perder peso, dificuldade para atingir o orgasmo e cansaço. 
Por outro lado  quando os níveis são mais altos que o normal, pode indicar a presença da síndrome dos ovários policísticos.
A baixa testosterona atinge hoje 75% das mulheres com baixo desejo sexual.

Existem kits disponíveis pela internet, que indicam os valores de testosterona de homens e mulheres através da saliva.

O kit é entregue  em casa, com todo o material necessário para coleta e instruções de como e quando as coletas devem acontecer. O material colhido é enviado para um laboratório sem custo adicional, e os resultados são entregues em sua residência.

Particularmente acho mais fácil ir até o laboratório, colher sangue e ter o resultado mais rapidamente e sem muita enrolação, mas é uma opção e é importante repassar a informação.



De forma resumida, podemos dizer que você pode testar sua fertilidade em seus pontos mais importantes no conforto e no aconchego do seu lar.

Eu diria que um kit completo para testar a fertilidade das mulheres inclui:
Teste de FSH, Teste de ovulação, Teste de PH e claro , o bom e velho teste de gravidez.

Já para os homens, um Espermograma teste caseiro, é o essencial.
Lembrando que teste algum substitui a consulta médica e que é necessário a avaliação de um profissional capacitado.

Com exceção do teste de saliva para testosterona, todos os testes podem ser adquiridos em farmácia. Particularmente adquiro os meus com a Petit Baby (petitbabyvendas@hotmail.com). 


Pé no chão e esperança no coração !