quarta-feira, janeiro 08, 2014

Cafeína diminui as chances de engravidar

Não é nenhum segredo que nós brasileiros somos viciados em cafeína. Seja tomando uma boa xícara de café pela manhã, ou ao tomar um refrigerante no almoço ou degustando uma barra de chocolate no meio da tarde, difícil para a maioria de nós, é para passar um dia inteiro sem ingerir algum alimento rico em cafeína.
Mas, essa paixão é uma opção saudável para quem esta tentando engravidar?



Tudo o que é demais faz mal, e não é diferente com a cafeína. Os médicos dizem que hoje é seguro ingerir de 150-300 mg por dia, mais que isso pode causar má formação fetal, parto prematuro, baixo peso ao nascer e entre outros problemas como insônia, pode diminuir a capacidade reprodutiva de homens e mulheres.

A cafeína atravessa a placenta

A cafeína aumenta a pressão arterial, frequência cardíaca e produção de urina. Ela pode causar nervosismo, e problemas para dormir. Seu bebê pode experimentar todos esses sintomas, pois a cafeína atravessa facilmente a placenta. Ela também pode diminuir o fluxo de sangue para o bebê e causar problemas de desenvolvimento.

Isso quer dizer que o chocolate na gravidez é proibido? Não, quer dizer que como tudo mais na vida, bom senso e limites devem ser levados em conta. Consuma a quantidade segura de cafeína diária e você e seu bebê ficarão bem.

Cafeína provoca infertilidade

Não diria que causa infertilidade, mas com certeza diminui a capacidade reprodutiva. Vários estudos recentes indicam que a cafeína pode, de fato, causar atraso na concepção. Isto significa que você deve restringir a ingestão de alimentos que contém cafeína se estiver tentando engravidar.

Alimentos que contém cafeína

A cafeína não é encontrada apenas no café ou em alguns chás, é também encontrada em muitos outros alimentos e bebidas.

Chocolates, energéticos, refrigerantes, alguns medicamentos, alguns sorvetes,e suplementos nutricionais, jujubas, quebra queixos, chiclete, balas de menta entre outros.
O ideal é ler a composição e ingredientes de tudo que vai consumir.


Cafeína é proibida para grávidas e tentantes

Não é bem assim. A cafeína pode ser consumida sem que traga danos à saúde, basta dosar sua ingestão. Uma xícara de chá ou café por dia, uma barra pequena de chocolates etc., não vai te impedir de engravidar e tão pouco comprometer a saúde do seu bebê, porém recomenda-se cautela e responsabilidade com sua alimentação diária.

Vale lembrar que descafeinado não indica necessariamente sem cafeína. Embora com quantidade reduzida, esses produtos também contam com cafeína em sua composição. Fique atenta a dosagem encontrada em cada produto.
Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa