terça-feira, fevereiro 11, 2014

Por quanto tempo você pode tentar engravidar naturalmente

Muitas mulheres hoje com mais de 35 anos que buscam uma primeira gravidez, se sentem inseguras quanto ao tempo que podem durar as tentativas naturais.
O tempo não é um bom aliado da fertilidade feminina, e por isso fica a dúvida. Por quanto tempo é seguro tentar engravidar de forma natural?



Um das questões responsáveis por essa insegurança é que não sabemos até quando teremos óvulos capazes de serem fecundados. Sabemos que existe uma estimativa, mas ainda assim é um mundo cheio de incertezas. A maior parte das mulheres entra na menopausa por volta dos 50-51 anos, mas isso não é uma regra e muitas exceções acontecem todos os dias. A menopausa precoce, por exemplo, é uma realidade para muitas mulheres que ainda não conseguiram sua primeira gestação. A elas, como a todas as outras em qualquer idade, que apresentem a mesma condição, resta apenas a FIV através de ovodoação.  

O que muitas mulheres não sabem é que existe um exame de sangue, capaz de indicar a idade aproximada em que a mulher entrará na menopausa.
Esse exame pode ser a peça que definirá o momento em que você deve recorrer a uma técnica de reprodução assistida.

Como funciona

O exame de sangue é muito simples. Os médicos podem usar uma amostra de sangue simples para verificar o hormônio anti-mülleriano . Este hormônio começa a declinar em mulheres ao longo da vida fértil. Com esse exame, os médicos são capazes de verificar as quantas anda a reserva ovariana, e dizer quanto tempo mais ou menos, a mulher tem de vida fértil pela frente.

É confiável?

Sim, surpreendentemente sim! Alguns estudos feitos, mostram uma pequena margem de erro de apenas 4 meses.

A disponibilidade deste exame de sangue simples é um aliado para a saúde das mulheres. Sendo capaz de identificar em que idade a menopausa começará, as mulheres podem planejar com mais precisão suas famílias. Com esse exame, as mulheres são capazes de saber quanto tempo elas têm para tentar naturalmente ou quando devem recorrer a técnicas de reprodução para começar a ter seus filhos. 

Converse com seu médico sobre isso o exame antimulleriano para verificar a reserva ovariana.

Uma informação que vale a pena repassar é que as mulheres tendem a entrar na menopausa mais ou menos na mesma idade de suas mães.
Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa