terça-feira, abril 22, 2014

Alterações nos seios - Sintoma precoce de gravidez

Mudanças nos seios são alguns dos sinais mais comuns e óbvios de gravidez. Durante o primeiro trimestre em si, você vai ver algumas mudanças nos seios que irão ajudá-la a suspeitar de uma gravidez. Para algumas, antes mesmo do atraso menstrual, essas mudanças poderão ser sentidas e percebidas.


A intensidade da mudança nos seios pode variar de pessoa para pessoa, mas também sabemos que alterações da mama são muito comuns e quase toda mulher grávida as apresenta.


Então, quais são as alterações da mama mais comuns durante a gravidez?

Sensibilidade ou dor nos seios

Os seios podem se apresentar mais sensíveis ao toque quando você entra em sua quarta semana de gravidez normalmente. A sensibilidade do seio é realmente um dos primeiros sinais de gravidez. Toda a mama, bem como o mamilo se torna tenro e você vai sentir dor ou incomodo ao tocá-los. Para diminuir esse incomodo e desconforto, você pode usar sutiãs de apoio. Além disso, diga ao seu parceiro com antecedência sobre as mudanças que está ocorrendo para que ele seja gentil com você.

Crescimento dos seios

Outra mudança clássica é o aumento do seio. Você vai sentir os seios maiores a partir das 6 semanas, e isso só vai parar quando o seu bebê nascer! Com os seios em pleno crescimento, é possível que surjam estrias e com elas uma coceira insistente. É um bom momento para recorrer aos óleos corporais e hidratantes para evitar que as estrias tomem conta.

Como já dito, os seios crescem durante toda a gestação, principalmente porque eles estão se preparando para amamentar o bebê quando ele chegar. O tamanho pode aumentar significativamente em seu último trimestre. Invista em sutiãs de amamentação para facilitar sua vida neste momento.

Alterações nos mamilos

Junto com seus seios, seus mamilos também passarão por algumas mudanças. Para começar, a região areolar ou a região escura que circunda os mamilos, vai ficar ainda mais escura. A área também será maior. Você também pode ver pequenas saliências ou poros nas aréolas. Eles estavam sempre lá, mas se tornarão proeminentes durante a gravidez. Estas glândulas são conhecidas como Tubérculo de Montgomery.

Alterações nas veias

Uma vez  grávida, as veias existentes nos seios, se tornarão pronunciadas e proeminentes. Você não terá dificuldade para visualiza-las. A razão por trás disso é o aumento da circulação sanguínea em seus seios por causa do aumento nos níveis de hormônios da gravidez no seu corpo.

Seios que vazam

Não fique preocupada se você ver que seus seios começaram a vazar. Eles vazam por causa do colostro , que é o primeiro leite produzido pelo seu corpo. O leite é na cor dourada e é altamente nutritivo. Ele fornece ao bebê tudo o que ele precisa ao nascer.

Você vai experimentar os vazamentos no último trimestre de gravidez, porém algumas mulheres percebem o colostro algumas semanas antes.
A fabricação do leite começa de fato a partir da 16ª semana de gestação , e é muito importante que a gestante não tenha por hábito apertar e estimular essa produção. Esse tipo de atitude pode causar uma inflamação grave nos seios.

Enquanto tentante, se perceber vazamento nos seios, é importante procurar por uma avaliação médica. Pode indicar entre outras coisas aumento de prolactina. Esse hormônio se liberado em maior quantidade que o normal fora da gravidez, pode atrapalhar ou mesmo impedir a ovulação , diminuindo as chances de gravidez. 


As mudanças nos seios são mais percebidas durante o primeiro trimestre da gravidez, mas persistem por toda a gestação. Isso tudo  faz parte do período preparatório. 
Desde o momento de engravidar, seus seios começam a se preparar para o nascimento de modo que eles estão prontos para produzir o melhor alimento que seu filho poderia ter, o leite materno.

15 comentários:

  1. Olá Tati,
    Eu gostaria de saber se é normal ficar com os seios doloridos durante o período fértil e quanto tempo dura os seios doloridos. Eu menstrei dia 16 de abril meu ciclo é de 28 dias, meu período fértil foi do dia 27/04 à 02/05 .

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    Além dos seios doloridos comecei a sentir dores no meus ovarios hora de um lado hora de outro e meus seios continuam muto doloridos tmb estou com dor de cabeça, pode ser hormonal???

    ResponderExcluir
  3. Olha não to entendendo minha mestruação veio no começo do mês ai dia 24/10 deceu um sague quando fiz xixi ai dps veio borra de cafe mais n to com peito dolorido n .. eu fiz sexo sem camizinha tenho apenas 15 anos e preciso da ajuda de vcs com urgencia sera q to gravida mts duvida ??
    se quizerem me da numero d vcs pra tirar duvidas agradeço bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati,
    Minha região escura do mamilo está aparecendo poros de auréola e o bico está se abrindo mais deixando meus seios mais sensível, Tive relação sexual dois dias depois do final do meu periodo menstrual. Há alguma chance que possa ser gravidez??

    ResponderExcluir
  5. Oi tati, preciso de umas dicas. Fazem 18 dias que minha menstruação esta atrasada, fiz 4 testes de farmacia e deram negativo.
    Meus seios estão enormes , ate o mamilo esta maior e parece inchado. Todos que me veem perguntam se eu estou gravida. Sou muito magra porem fiquei mais 'fortinha' de um tempo pra ca.. ou seja, meu corpo esta mudando. sera que mesmo com 4 negativos existe possibilidade deu estar gravida? nao fiz o de sangue ainda para nao me frustrar mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi tati, preciso de umas dicas. Fazem 18 dias que minha menstruação esta atrasada, fiz 4 testes de farmacia e deram negativo.
    Meus seios estão enormes , ate o mamilo esta maior e parece inchado. Todos que me veem perguntam se eu estou gravida. Sou muito magra porem fiquei mais 'fortinha' de um tempo pra ca.. ou seja, meu corpo esta mudando. sera que mesmo com 4 negativos existe possibilidade deu estar gravida? nao fiz o de sangue ainda para nao me frustrar mais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati ,eu estava tomando pílulas,o nactaly,parei de tomar desde setembro e minha menstruação não veio! As vezes sinto vontade de desmaiar,e as vezes sensação de dores nos seios será que posso tá grávida???

    ResponderExcluir
  8. Oi Boa noite.A meses atrás a minha mestruaçao estava vindo como hemorragias vindo demais e eu nunca fui de ter ela assim e nunca veio na data certa sempre com adiantamento mais agora em dezembro não lembro a data certa que veio mais esse mês de Janeiro não veio nada até agora tenho 38 anos e completo 39 agora dia 9 não estou sentindo nem um enjoo só os meus seios que estão muitos sensíveis e um pouco só inchado dolorido

    ResponderExcluir
  9. Preciso de ajuda, minha última menstruação veio em 28 de dezembro e até agora não veio mais. Será que estou grávida? Estou sentindo meus seios muito doloridos, sensíveis ao meu TOQUE e estão bem maiores. Minha última transa foi dia 13 de janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Olá gostaria de tirar uma dúvida estou tentando engravidar alguns. Messes mais minha menstruação e super desregulada estou atrásada tem 5 mês posso engravidar mesmo assim?

    ResponderExcluir
  11. oi
    minha menstruação esta pra vim dia 16, mas sinto meus seios doloridos e os bicos estão abertos isso é da menstruação ou é gravidez mesmo

    ResponderExcluir
  12. Ola , cair os pelos do bico da mama é sinal de gravidez ? Respondam por favor .. Tou preocupada .. Obrigada .

    ResponderExcluir
  13. Olá eu estou a dois meses sem menstruar e estou sentindo fortes cólicas no pé da barriga e os meus mamilos estão doloridos posso estar grávida

    ResponderExcluir