terça-feira, abril 08, 2014

Truque do abacaxi - Qual a forma segura de utilizar ?

Muitas amigas tem me perguntando com bastante frequência, porque o abacaxi só pode ser consumido nos 5 primeiros dias após a ovulação e não até que a menstruação venha ou não. Devido a informações divergentes de algum outro local, muitas dúvidas surgiram em torno desse truque tão útil,  e achei por bem esclarecer, sob o meu ponto de vista, os detalhes com  a importância que o assunto exige. 


A intenção do uso do abacaxi é ajudar a promover uma boa implantação do embrião no endométrio. A bromelina contribui para o afinamento do sangue, melhorando a  vascularização do útero, facilitando a absorção da progesterona pelo endométrio e promovendo espessamento adequado. Endométrio espesso tem melhores chances de implantar com sucesso o óvulo fecundado.

Não conhece o truque do abacaxi  ? Clique aqui e obtenha todas as informações necessárias para auxiliar a implantação do embrião no útero.

Por quê consumir o abacaxi por apenas 5 dias?

Consumir bromelina em excesso pode afinar demais o sangue, que por sua vez pode provocar e facilitar sangramentos. 

Toda dica, mesmo que natural, tem seus benefícios e riscos, portanto é extremamente importante que seja utilizada com cautela e prudência.

A intenção é que o embrião encontre o endométrio bem trabalhado, tão logo chegue ao útero. Esse primeiro contato do óvulo fecundado com o endométrio espesso, é muito importante. 

Estudos seguros, apontam que após 6 ou 7 dias da fecundação, o óvulo fecundado chega ao útero para iniciar a implantação. Esse processo leva de 10 a 15 dias para se concluído, mas seu início tem dia certo para iniciar-se. Se o óvulo fecundado, por algum motivo não chegar ao útero ou não começar a implantação em até 8 dias após a ovulação, o corpo lúteo cessa o envio hormonal e começa a regredir, a partir daí uma gravidez não se faz mais possível.

No caso de baixa produção de progesterona, a bromelina apenas, não será suficiente, necessitando a paciente de uma reposição hormonal.
Nesse caso se a Bromelina não contribuir para o espessamento inicial do endométrio, não trará benefícios posteriores. 

Importante: A Bromelina não estimula a produção de progesterona, apenas contribui para que o endométrio se torne mais receptivo a absorção desse hormônio.


Por quê comer o abacaxi  em jejum ? 

É em jejum que o corpo absorve melhor as substâncias que lhe são oferecidas. Assim quando o corpo receber a bromelina como primeira ingestão, vai potencializar o seu efeito, fazendo com sua ação seja mais rápida e com maior eficiência.

Posso consumir em qualquer outro horário? 

Sim, nada impede, porém a digestão mais lenta, não vai trazer o melhor benefício.

É preciso ressaltar que é muito importante disponibilizar as informações com cautela. Nós mães, tentantes e curiosas, temos diversas funções e profissões variadas, mas não somos médicas, e mesmo as dicas naturais devem ser passadas com o máximo de segurança para não afetar a saúde de ninguém. 

A grande maioria das mulheres que recorrem ao truque do abacaxi, são mulheres que não possuem nenhum diagnóstico confirmado  de trombofilia ou problemas de coagulação do sangue. Até porque mulheres diagnosticas com essa dificuldade, não vão recorrer ao abacaxi e sim aos medicamentos prescritos pelo médico,  muito mais eficientes e seguros para esses casos. 

Entre essas mulheres, simples tentantes, existem as que não apresentam nenhuma dificuldade nesse sentido, as que talvez já tenham o sangue mais fino e até quem ainda desconheça sua dificuldade. Por medida de segurança, não acho prudente abusar da bromelina e nem de nenhuma outra dica natural, já que a grande maioria desconhece sua real condição.

Não é porque é natural que podemos abusar . No caso de dúvida, converse com seu médico que é pessoa que estudou e tem base para afirmar essa ou aquela finalidade. Eu, como mera curiosa que apenas divide para ajudar, me reservo o direito de ser cautelosa com a saúde alheia.

Exemplos de "coisinhas" naturais que consumidas além do necessário, podem prejudicar a saúde. 

Carambola - possui substância tóxica que ao ser consumida em excesso pode causar insuficiência renal.

Açaí - em excesso causa diarreia e problemas a saúde pela alta concentração de açúcar e cafeína. 

Chá verde - em excesso prejudica a absorção de ferro e cálcio além de causar hiperidratação e diarreia.

Inhame - para mulheres com ovários policísticos pode não ser a melhor opção pois corre-se o risco de aumentar a quantidade de folículos presos nos ovários.

Mel - em excesso além de aumentar o açúcar no sangue pode causar diarreia e intoxicação alimentar.

Água - Até a água pode ser toxica se ingerida além do necessário em um curto espaço de tempo.O excesso de água no organismo causa perda rápida de sódio, potássio e magnésio essenciais para o ser humano. Com a eliminação rápida desses minerais a pessoa fica propensa a vômitos, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Ainda acha que é exagero ter cautela com as dicas e alimentos naturais ?
Tudo na medida certa tem seus benefícios e contribuições, em excesso, até o mais simples pode ser prejudicial.

Na dúvida o melhor é consultar o cara que entende da coisa, o médico. 



6 comentários:

  1. E antes da ovulação, pode comer? Pergunto, pq meu abacaxi estava tão maduro, que estou comendo pra não estragar e só vou ovular no final da semana. rs Vou comprar outro pra continuar depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comer normalmente amiga como sobremesa ou lanche da tarde ...enfim , do jeito que quiser ...mas utilizar em jejum pra potencializar o efeito é bom só depois da ovulação...

      Excluir
  2. Eu tive problema com o abacaxi... comi 7 dias... e tomei um chá da casca dele com couve e agrião durante a fase lútea... acho que por conta do excesso tive refluxo, tive que fazer inclusive um tratamento, foi horrível... Agora tenho medo de comê-lo novamente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga , tudo tem que ser utilizado com moderação ...sou a favor do menos é mais sabe ...
      Espero que tenha melhorado !

      Excluir
  3. Olá, encontrei a bromelina em cápsulas, tem o mesmo efeito? Quando devo consumir o abacaxi numa FIV? Após a transferência?

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, abacaxi altera o ph ?

    ResponderExcluir