FSH Alto – Ainda posso engravidar ?

Níveis altos de FSH nem sempre indicam infertilidade permanente. Existem razões distintas para a elevação do FSH.

Se você está tentando engravidar, provavelmente já ouviu falar sobre como os níveis altos de  FSH  afetam a fertilidade. No entanto, há uma série de equívocos e mitos por aí, quando se trata de conhecimento sobre o FSH. Hoje vamos tentar esclarecer alguns mitos que assombram a vida de tentantes, sobre os níveis de FSH.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

1. A importância do FSH
Primeiro é importante dizer que o FSH é vital para fertilidade feminina. Sem o FSH os folículos não seriam estimulados o suficiente para produzir óvulos, e assim não haveria ovulação e consequentemente uma gravidez não seria possível.
2. FSH alto pode indicar baixa reserva ovariana
Níveis elevados de FSH indicam poucos óvulos. Por esta razão, mulheres com níveis elevados de FSH podem não responder adequadamente a tratamentos que induzam a ovulação. Muitas vezes essas mulheres só conseguem engravidar através de ovodoação e técnicas de reprodução assistida.
3. É possível baixar os níveis de FSH?
A comunidade médica está dividida sobre se é ou não possível reduzir os níveis de FSH . Enquanto a medicina ocidental não tem sido capaz de chegar a uma solução clara e eficiente para diminuir os níveis de FSH, a  antiga medicina chinesa sempre afirmou ser capaz de diminuir FSH usando ervas, acupuntura, controle alimentar e outros tratamentos alternativos.
4. FSH alto indica menopausa ?
Os níveis de FSH elevados nem sempre indicam menopausa. Há uma série de outras condições de saúde que podem elevar os níveis de FSH, mas  falência ovariana prematura ou menopausa, não são as únicas opções. Esta situação também pode ser temporária advinda de problemas emocionais, distúrbios hormonais ou algumas outras doenças que exigem mais atenção.

5. Em que dia do ciclo o teste de FSH deve ser realizado ?


O teste de FSH deve ser realizado ainda na fase folicular , nos primeiros dias do ciclo . O ideal é que seja feito entre o 3º e o 5º dia do ciclo.


Dieta para baixar o FSH
Há quem garanta que uma dieta rígida seja  o primeiro passo para diminuir os altos níveis de FSH. Algumas mulheres conseguiram baixar de forma significativa esses números, os mantendo em níveis adequados.
Alimentos proibidos:
– leite, queijo e derivados
– carboidratos simples, farinha branca, arroz, batata, amido de milho e similares
– não beber nada gelado
– frutas e sucos 
– vegetais crus
– álcool
– cafeina
Alimentos liberados:

– legumes cozidos, grelhados ou assados
– bebidas quentes como chá
– carboidratos complexos os integrais Pão integral, arroz integral, macarrão integral e similares
A dieta deve ser feita por no mínimo 3 meses
Não tem comprovação médica mas quem fez garantiu que conseguiu baixar seu FSH de 25 para em média 5mui/ml. 
Valores normais de FSH variam de 1,5 a 8,0 mui/ml na fase folicular.

Relacionados

14 Comentários

  1. Sou tentante há um ano, tenho 30 anos. Meu FSH deu 9,1 no 3DC. A médica disse que ta alto pró período, me disse que não posso ficar esperando muito, me passou clomid e acompanhamento de ultra por 2 ciclos e se não engravidar disse que me encaminhará pra fertilização assistida. Sera que é isso mesmo? Me ajudemmmm!!!

  2. Olá Tati, tenho 28 anos de idade e estou a dois anos tentando engravidar.
    Fui ao médico e falei para ele e eu menstruava praticamente 1x no ano e ele me receitou exames hormonais. Ok eu fiz!
    Mais oque está me encabulando foi q eu levei o resultado pra ele e ele mandou eu fazer outro em qualquer dia e levar pra ele e para minha surpresa o meu FSH esta mas alto doque da última vez:
    Anterior deu: 42,6mUI/mL esse eu fiz no segundo dia do ciclo, e eu estava na pausa da cicloplimogyna e esse exame foi feito em março.
    OBS: ele suspendeu o uso da cicloplimogyna q a minha GO tinha passado para mim. E mandou eu toma o lutenil 5 mg pra eu tomar no 14 dia do ciclo, acho q não me dei bem som ele pq minha menstruação ficou bem menos dia doque quando eu tomava cicloplimogyna.
    E quando eu voutei lá novamente em junho já com praticamente 3 meses de atraso ele mandou eu repetir novamente o exame porém ele falou q eu poderia está com menopausa precoce, e então eu viz o exame para levar na quinta-feira e deu o seguinte valor:
    83.5mUI/mL
    A referência do laboratório e:
    Fase Folicular- 3,5 a 12,5 mUI/mL
    Pico Ovulatorio- 4,7 a 21,5 mUI/mL
    Fase Luteinica- 1,7 a 7,7 mUI/mL
    Menopausa superior a 25,8 mUI/mL
    Masculino- 1,7 a 8,6 mUI/mL
    Pre-Puberal- até 1,4 mUImL
    Será q eu posso está com menopausa precoce?
    Me responda por favor!!!

  3. Boa noite.
    Minha filha tem 9 anos e 5 meses, os exames dela apresentaram os seguintes resultados:
    FSH – 10,5 mIU/mL
    LH – 1,60 mIU/mL
    Estes valores são considerados normais para a idade?
    Obrigado.
    ANDRÉ LUÍS

  4. Olá Tati, parabéns pelo blog! Então… estou muito preocupada com meus exames, enfim… os resultados foram FSH 24,6mUI/ml, LH 75,7mUI/ml e estradiol 180,9pg/ml … achei muito elevado, será que estou entrando na menopausa precoce?! Achei estranhíssimo, pois aumentaram muito em apenas um ano … podem cair tanto assim?! Ou é algum outro fator… saberia me dizer? Porque um ano antes o FSH estava 6,7mUI/ml … Desculpe o desespero de tantas perguntas, quero ser mãe… Obrigada

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*