terça-feira, junho 17, 2014

A divertida escolha do nome do bebê

O positivo chega, a angústia das tentativas fica para trás e somos inundadas de amor e uma ansiedade diferente. 
Há quem já tenha os nomes escolhidos desde sempre. Eu por exemplo sempre desejei 4 filhos, mas na minha realidade cabiam 2, e para esses dois eu já tinha os nomes desde os meus 11 anos. Maria Eduarda e João que mais tarde ganhou o Victor acrescentado pelo pai. Tenho uma queda por nomes compostos e não imagino um filho meu tendo em sua certidão, apenas um nome sem uma companhia para completa-lo.
Eis que contrariando as minhas expectativas, Deus resolveu me mandar a número três . Opa, outra Maria com certeza. A filha e o marido vetaram a ideia logo de cara e eu , que sempre fui fã do convencional, do simples e básico, me vi perdida sem saber por que caminho seguir. Tudo parecia muito igual e repetitivo. Sei que vindo de alguém que queria repetir o Maria parece ridículo mas o que me restava além disso ? Ana talvez?

Nomes compostos não são tão fáceis de combinar quando você perde as bases mais óbvias. Mas quem é que precisa do óbvio ? Com certeza eu não precisava mais.
Aos 35 anos, essa com certeza será minha última gestação e quero que a raspa do tacho encerre os trabalhos com chave de ouro. 
Hora de começar as pesquisas e inovar, sem perder a beleza, a sutilize e a força que a pequena merece. 

Na internet você encontra de tudo, tudo mesmo. Mas a intenção é inovar e não garantir o bullyng de amanhã.
Comecei pelas pesquisas clássicas. Os 100 nomes de menina mais usados em 2013. 

Muitos da lista me agradaram. Lara, Liz, Lívia, Laura, Heloísa e entre outros o que para mim estava mais próximo de ser o primeiro escolhido Mariana. Mas a ideia não amadureceu bem e acabou passando do ponto. Mariana Helena que seria uma opção possível , foi descartada.

Posso dizer que entre os 40 nomes de menina mais usados em 2013 está o segundo nome da minha pequena, aliás bem próximo do nome da irmã mais velha.

1-Sophia
2-Julia
3-Alice
4-Manuela
5-Isabella
6-Laura
7-Maria Eduarda
8-Giovanna
9-Valentina
10-Beatriz
11-Luiza
12-Helena
13-Maria Luiza
14-Isadora
15-Mariana
16-Gabriela
17-Ana Clara
18-Rafaela
19-Maria Clara
20-Isabelly
21-Yasmin
22-Ana Julia
23-Lívia
24-Lara
25-Lorena
26-Heloísa
27-Melissa
28-Sarah
29-Ana Luiza
30-Letícia
31-Nicole
32-Ana Beatriz
33-Emanuelly
34-Esther
35-Lavínia
36-Marina
37-Cecília
38-Rebeca
39-Vitória
40-Maria Fernanda


A lista completa dos 100 nomes de meninos e os 100 nomes de meninas mais usados em 2013 você pode ver Aqui

Pesquisa vai , pesquisa vem e nada de chegarmos a um acordo. 
Ele pendia para Lara Liz e eu para Laura Liz, uma unica letra que fazia toda a diferença e que não deixava a paz reinar. 
Outra coisa que para mim desta vez era vital , era  o significado do nome. Nossa luta, minha e dela diante dessa gestação tão conturbada e difícil, tinha que ficar gravado para sempre. Ela  merece um nome que por si só, conte sua história.
Não sei dizer ao certo como chegamos no "produto final". Em algum momento partimos para nomes Italianos, Espanhóis, Assírios e de repente, fez se a luz. Aliás Luz , chegou a ser um nome cogitado por mim, Laura Luz, Clara Luz, me apaixonei por Elisa Mariana, mas não chegamos num acordo até encontrar o nome que seria o dela, que já estava reservado, esperando que o encontrássemos.
Encontrei um site que fala sobre o significado dos nomes que me agradou muito. Suas pesquisas são mais completas mas sem enrolação. O site é o Dicionário de Nomes Próprios.

O Guia do Bebê vai além e trás a numerologia com traços da personalidade, alma e destino do bebê através do nome escolhido. Para quem acredita é uma boa ajuda e para quem não, vale por diversão e para acender a curiosidade de como será o temperamento do pequeno.

O nome escolhido por nós trás algumas particularidades segundo a numerologia, e achei interessante que ambos, o primeiro e o segundo, tem um ponto forte incomum, o perfil de líder nata.

O significado do primeiro nome em Espanhol é menina e em Assírio Deusa da fertilidade. Na língua indígena, sua tradução é Quíchua e significa fogo.   O segundo vem do Latim e é um nome Russo assim como o meu e quer dizer valente, forte, vigorosa e cheia de saúde.

Escolhi para ela o nome que significa Menina Valente, forte, cheia de saúde. Forte e vigorosa como o fogo.
Não conheço ninguém que tenha o mesmo nome, e em uma pesquisa rápida, também não encontrei alguém com nome igual, alguns similares, mas igual não. Não que isso faça diferença, mas se a intenção era inovar e ser diferente sem fugir da aceitável, acho que conseguimos.
Minha raspinha do tacho, a minha princesa caçula, Menina Valente, tem como seu o nome de Nina Valentina


Muitas gostaram e outras nem tanto, e deve ter quem tenha soltado um "nossa, tadinha" ....rsrsr Mas o nome dela tem  um significado muito próprio e particular e queremos que ela receba a força dele desde já, desde agora, desde sempre, para que nosso caminho, mesmo que turbulento, nos leve direto para a vitória que Deus nos reservou.

Conhecem alguém com esse nome ? Eu adoraria saber, me conta ?





13 comentários:

  1. Gostei achei diferente, o Nina tem bastante doçura e o Valentina e um nome forte deu bastante equilíbrio. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente o que eu disse ao meu marido quando escolhemos ... suavidade e força ao mesmo tempo . :)

      Excluir
  2. Ola tati quanto tempo...tenho tanto a lhe dizer..eu chorei em saber da sua gestação...que como gostei eu fiquei mega feliz por ti...pois já saberia que seria vencedora.
    Este nome e bem diferente e tem um lindo sentido...Nina valentina...menina valente.
    E um nome perfeito a ela.
    Quando sera o nascimento desta bênção.
    Fica com deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamiris,

      Que bom que gostou, fico feliz !
      Pois é amiga, mais uma joia de Deus a caminho ... ela nasce no fim do mês de setembro :)

      Excluir
  3. Nina e perfeito,acho que este nome carrega um carisma enorme.Ja Valentina,nao preciso dizer,ate hoje todos os bebes de garra que conheci se chamam ou Valentina ou Vitoria :) Adorei o nome,aprendi gostar de nomes compostos e hoje nao vejo um outro filho sem um.
    Parabens amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira lida soa estranho e muito diferente, depois que vc se habitua , se apaixona ...rs
      Não consigo pensar num nome que nao seja composto ...rs
      bjs Tatinha.

      Excluir
  4. Ola tati passa rápido ne...
    Você criou um tópico que falava sobre
    Tabelas de beta..poderia me falar ou me encaminhar novamente.
    Tinha varias tabelas de alguns laboratórios.
    Beikos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link com o artigo que precisa amiga ...bjs
      http://www.maeaflordapele.com/2011/10/entenda-o-resultado-do-seu-teste-de.html

      Excluir
  5. Ola tati
    Uma pergunta...como se conta as semanas..
    Exemplo se o ciclo veio 16 05 completaria cinco semanas dia 19 ou 20.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o teu ciclo é regular , as semanas são contatadas a partir do primeiro dia de sangramento da ultima menstruação , no teu caso , vc fará 5 semanas amanhã dia 20 . :)

      Excluir
  6. Olá tati.. minha 1° vez aqui no blog e já amei!
    No mês de novembro perdi meu beija flor, eu estava com 3 meses.. É foi bem sofrido, mais meu marido e familiares me ajudaram bastante. Comecei a tentar esse mês.. kkkk espero que dessa vez dê certo, e se não for possível tentarei novamente. Adorei seus vídeo e seu blog. Boa sorte. Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lari,
      Já passei por isso e sei o quanto é difícil. Que bom que teve o apoio da família pq nem todo mundo entende o que é uma perda assim pra uma mulher.
      Toda sorte do mundo pra ti !
      Espero que encontre por aqui tudo o que precisar.
      Conte comigo para o que for necessário , abraços e seja bem vinda !
      ;)

      Excluir
  7. Oi minha linda olha dia 23 tava com dor de cólica e no dia 24 a tarde fui fazer xixi me enchugei com papel e melo de sangue bem clarinho aí coloquei o abisorvente e a noite quando fui tomar banho tava bem pouquinho e era pra vim bem muito que minha mostra e forte ai coloquei o abisorvente e fui dormi e dia25 amanheceu limpo e pasou o dia todo sem vim a noite não comcegui dormi com forte engoo até agora dia 26 não veio será que estou grávida me ajuda...bjs

    ResponderExcluir