segunda-feira, junho 23, 2014

O que é o Método Billings de Ovulação - Seus Benefícios e Desvantagens

O método Billings é utilizado para ajudar na concepção e como contracepção para mulheres e casais que ainda não desejam engravidar.

O que é o Método Billings?

O método de ovulação Billings, desenvolvido pelo Dr. John e Evelyn Billings de Melbourne, Austrália, em 1950. É um método de planejamento familiar natural. Alguns casais usam o método Billings para conseguir engravidar, enquanto outros o utilizam para evitar a gravidez. O método Billings utiliza técnicas naturais e sem drogas ou outros dispositivos externos, e é muito simples de utilizar desde que você conheça seu corpo e esteja atenta a seus sinais.




Como funciona o Método Billings?

O método Billings utiliza a observação de sintomas naturais para o planejamento familiar e para ensinar as mulheres a observar o que está acontecendo com seus corpos, para que percebam períodos de fertilidade quando o corpo é capaz de conceber e quando estão férteis, quando a mulher se encontra fora do período propício para concepção.
Um dos pontos principais do método Billings é ensinar as mulheres a perceberem as mudanças do  muco cervical. “Muco cervical é todo muco produzido pelo colo do útero e sofre mudanças de acordo com a época do ciclo".

Quando nos aproximamos da ovulação, o muco cervical se torna mais abundante, escorregadio e molhado. Ele vai se assemelhar a clara do ovo, elástico, transparente, com aspecto gelatinoso algumas vezes. Para utilizar o Método Billings é preciso disciplina, atenção e disponibilidade para atualizar diariamente os gráficos necessários para o acompanhamento do período.
Muco transparente, porém sem elasticidade, fino e quebradiço, indica que a mulher está próxima do seu período de máxima fertilidade.
Muco branco, semelhante a creme hidratante, indica período não fértil.
Nesse vídeo você acompanhar uma demonstração das mudanças do muco cervical.

As sensações da vulva são um ponto igualmente importante. As mudanças e sensações de secura ou umidade vaginal devem ser observadas ao longo dia e adicionadas ao gráfico que é o companheiro diário das adeptas do método.


Gráfico ciclo fértil retirado do blog fertilidade inteligente


Benefícios da Billings

Há vários benefícios diferentes do método Billings. Em primeiro lugar, o método Billings é livre, não há nada para comprar, nada para tomar e nem qualquer prática diária que precise ser feita como é o caso da medição da temperatura basal ou dos testes de ovulação. Existem inúmeros sites que disponibilizam gráficos e auxiliam no passo a passo para ajudá-la a aprender e tirar o máximo proveito do método Billings. O método Billings também é muito versátil. As mulheres podem utilizar tanto para concepção como contracepção. O Método Billings pode ser utilizado  enquanto estiver amamentando , o que o torna uma ótima opção para mamães que não desejam utilizar recursos hormonais para contracepção na lactação.

Desvantagens da Billings

Como tudo mais o que há, também existem algumas desvantagens na utilização do método Billings. Nem toda mulher é capaz ou consegue perceber as mudanças de umidade ou secura de vaginal. Cada corpo é único e muitas vezes age e reage de uma forma que foge do padrão mais popular. Também não há forma técnica real para dizer com certeza que a ovulação está ocorrendo. Tudo com o método Billings é um pouco de um palpite. Algumas mulheres apresentam muco elástico de 2 a 3 dias antes da ovulação, outras um dia antes ou somente no dia a liberação do óvulo. 

Além de que ter muco cervical não é garantia de ovulação, é um bom indicativo, mas o hormônio que age para fabricação do muco cervical não é o mesmo que trabalha para a liberação do óvulo, portanto a presença de um não garante ao bom desempenho do outro. Se as mulheres querem saber ao certo quando a sua ovulação está ocorrendo, elas costumam usar os testes de ovulação de urina, medição da temperatura corporal basal também se utilizando de gráficos, ultrassons seriados ou ainda exame hormonal por volta do 23º dia do ciclo. 

Também é por vezes um pouco difícil pegar o jeito do método Billings, adquirir o hábito de observação constante, e o mais importante sobre tudo para mulheres solteiras, ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Método Billings aliado para quem deseja engravidar



Esse método é sem dúvida um bom aliado para mulheres que buscam uma gravidez. Nem todas possuem um ciclo regular e previsível de forma que o Método Billings faz com que a mulher esteja totalmente voltada ao seu corpo e sua fertilidade dia após dia.



2 comentários:

  1. Oi Tati, primeiro gostaria de dizer que adoro o seu trabalho! Sou tentante desde maio desse ano, ou seja, a pouco tempo.... Estou com uma duvida, e gostaria de saber se alguem pode ajudar...Parei de tomar o AC desde janeiro deste ano, e como disse, comecei a tebtar desde maio...Nesse mes tive relações com meu marido duranteao periodo fertil, dia sim dia não... usei o teste de ovulação para detectar o periodo fertil. Então, minha M estava prevista para chegar em 30/06, no dia 26/06, desceu durante o dia um corrimento marrom claro, fiquei feliz pensando que talvez fosse a nidação, so que a noite desceu um marrom mais escuro, e depois veio um pouco de sangue escuro, o que me deu um banho de agua fria... no dia seguinte, ainda veio sangue, a quantidade nao era muita, geralmente vem muito no segundo dia, dessa vez não... a duracao foi de 3 dias de fluxo, e normalmente duram 5 dias, mas vez com sangue e umas "gosminhas" marrons... no dia 30/06 nao veio mais nada.. quando foi no dia 01/07 desceu um corrimento marrom claro, e comecei a sentir colicas... esse processo esta durando ate hoje... fiz um teste de gravidez no dia 30/06 e outro hoje... ambos deram negativos, fiz o de farmacia... Você acha que mesmo assim é possivel estar grávida? Será que fiz o teste cedo demaos? :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que te respondi por email ou em outra postagem amiga ...confere por favor !

      Excluir