Como identificar o período fértil sem a presença do muco cervical

Uma das primeiras coisas que as mulheres fazem quando estão tentando engravidar é acompanhar sua ovulação. Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma das mais básicas é observar as mudanças do seu muco cervical. Mas como é possível identificar o período fértil  sem muco cervical? O que exatamente isso significa?

Somos ensinadas que muco “clara de ovo”, é o muco cervical  que estamos procurando, aquele que indica  ovulação. Porém muitas mulheres não produzem esse muco de forma que ele seja perceptível na vagina. Para essas mulheres em especial, falaremos sobre as outras formas possíveis de identificar o período mais fértil do ciclo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Não tenho muco, ainda estou ovulando?

Tenha em mente que o muco cervical não é um requisito obrigatório para a ovulação. Ele geralmente acompanha a ovulação, mas não sempre. Você pode engravidar sem muco cervical, embora normalmente isso  seja mais difícil.
O muco cervical é o que ajuda a conduzir o espermatozoide até o óvulo, e protegê-lo contra as condições às vezes agressivas da vagina. Sem o muco cervical, esse caminho não se torna impossível, mas certamente mais difícil.

A medicação pode contribuir

Alguns medicamentos podem realmente prejudicar a sua produção de muco cervical .Muitas mulheres não percebem isso. Alguns dos medicamentos que são conhecidos por interferir com o muco cervical são determinados xaropes para a tosse, certos medicamentos de alergia ou anti-histamínicos, medicamentos para gripe e sinusite, e alguns soníferos. Além disso, os indutores de ovulação também são conhecidos por prejudicar a produção de muco cervical.

A Idade pode afetar a produção de Muco Cervical 

A idade também é um fator na produção de muco cervical. À medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos muco cervical .
Muitas mulheres que tentam engravidar após os 35 anos, afirmam perceber uma enorme diminuição na quantidade de muco cervical quando comparada a produção de muco dos anos anteriores.

Veja também: Como consegui engravidar em apenas 2 meses seguindo esse método! 

Como é possível prever a ovulação sem a presença de muco

O muco cervical não é o único fator a ser observado para identificar o período mais fértil do ciclo feminino, é possível utilizar outros métodos de observação para desvendar esse mistério.
Cólicas que são sentidas de um único lado, bem como pontadas, podem ser sintomas de ovulação.
A vulva fica perceptivelmente mais inchada durante o período fértil e a líbido aumenta consideravelmente.
Algumas mulheres também são capazes de perceber um pequeno caroço na virilha do lado correspondente ao ovário que liberará o óvulo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A medição da temperatura basal embora não seja uma forma de prever a ovulação, é eficaz para atestar que houve a liberação do óvulo. Isso porque a temperatura corporal da mulher só se eleva após cerca de 48 horas após a liberação do óvulo.

Seios inchados e doloridos são também características marcantes do período fértil.
E não podemos esquecer dos eficazes detectores de LH, os famosos testes de ovulação. Os testes mais sensíveis podem detectar o aumento de LH até 48 horas antes da liberação do óvulo.

5 comments on “Como identificar o período fértil sem a presença do muco cervical

  1. Anônimo

    Tatiana, tenho acompanhado muito o teu blog e tem sido de grande ajuda. Gostaria, então, de uma opinião sua. Dia 17/11 tive uma relação, usei, 36h depois, a pílula do dia seguinte e estava no meu período fértil. A menstruação atrasou por três dias, mas desceu – fiquei muito na dúvida se era nidação ou não, mas vi aqui que nidação é bem diferente, né?. Dezessete dias depois, fiz um beta que deu negativo e um mês depois fiz um teste de farmácia que também indicou negativo. Posso confiar, realmente, que não estou grávida ou tenho que esperar o próximo ciclo? Agora, por efeito da pílula ou do emocional, tenho percebido um muco aquoso e branco (tem hora que é meio transparente), posso estar novamente no período fértil? Será que este ciclo também será alterado? Obrigada!

    Reply
  2. Anônimo

    Oi Tatiana…fico feliz em saber que posso contar com sua ajuda …com informações tão importantes…para nós tentantes…
    Eu me chamo PATRÍCIA …estou com duvida pois fuI no genicologista e ele me pediu para tomar a vacina contra rubéola (já fiz os exames umas mil vezes) e não tenho anti corpo de rubéola…fiz a transvaginal a medica me pediu pra ter relação dia 12-13-14/de janeiro…só que tive dia 10/01…então nos demais dias evitei pois prefiro tomar a vacina antes de engravidar certo ..dia 31/01 veio uma borra de café e esta ate hj dia 03/02….VEIO NO DIA QUE ERA PRA VIR A MENSTRUAÇÃO…volto no genicologista dia 09/02 mas estou tão anciosa será que engravidei queria fazer o teste beta ,posso fazer essa semana ou não pois preciso saber para ver se tomo ou não a vacina….
    B-JINHOS ……PATRICIA

    Reply
  3. Anônimo

    ALGUÉM ME ORIENTA, POR FAVOR!
    OLÁ
    SOU MÃE DE 2 FILHOS E ESTOU NUMA SITUAÇÃO Q N SEI SE ESTOU GRÁVIDA, PQ ESTAVA TOMANDO O AC CERAZETTE. EU TOMEI POR UM POUCO MAIS Q UM ANO E MEIO (jul d 2013 ATÉ 06/02/15), MAS NOS MESES DE DEZ E JAN TIVERAM DIAS Q ESQUECIA E TOMAVA 2 PÍLULAS NO DIA SEGUINTE, P COMPENSAR O DIA ANTERIOR. MÊS DE DEZ EU SANGREI E JAN. CONFESSO Q ESQUECI POR ALGUMAS VEZES, MAS SEMPRE TOMAVA NO DIA SEGUINTE 2 P COMPENSAR O Q N TOMEI. ACABOU A CARTELA EM 06/02 E TIVE RELAÇÃO SEM PROTEÇÃO NO DIA 12 DE NOITE. DIA 15 TOMEI A PÍLULA DO DIA SEGUINTE. SENTI DORES NA BARRIGA E BAIXO VENTRE, CÓLICA, DIAS 15 E 16. ACONTECE Q ATÉ AGORA NADA DE DESCER A MENSTRUAÇÃO! FIZ UM TESTE D URINA DE FARMÁCIA NO DIA 18 E DEU NEGATIVO. TENHO POSSIBILIDADE DE ESTAR GRÁVIDA? DESDE JÁ AGRADEÇO MUITO SE PUDER ME ORIENTAR. ESTOU MUITO PREOCUPADA!!

    Reply
  4. Chris Morais

    Olá, meu nome é Cristiano e minha mulher fez o exame BETA HCG e o resultado foi :14539.20 mUI. Será que ela está grávida?
    🙂

    Reply
  5. Anônimo

    Olá! Estou acompanhando o blog para aprender sobre o meu ciclo para conseguir engravidar. Tenho uma dúvida em relação ao meu período fértil. Meus seios sempre ficam inchados, mais firmes e doloridos dias antes da menstruação vir (cerca de 15 dias antes). Essa característica é sinal que já ovulei, estou ovulando ou ainda irei ovular?
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    Reply

Deixe uma resposta