segunda-feira, dezembro 15, 2014

Síndrome dos Ovários policísticos| Sintomas e causas

A SOP, também conhecida como Síndrome do Ovário Policístico, é um distúrbio hormonal que afeta os ovários femininos e muitas vezes sua capacidade de concepção. É uma doença muito comum e afeta até 2,5 milhões de mulheres no Brasil. Quais são os sintomas da SOP, e como você diagnostica essa enfermidade?
O que é SOP?

SOP, também conhecida como Síndrome do Ovário Policístico , é um distúrbio hormonal que afeta os ovários.  Estima-se que atinja de 6% a 10% de mulheres em idade reprodutiva. Sabemos que a SOP descontrola os hormônios, mas poucas pessoas sabem que ela também atinge, de forma menos agressiva,  o coração e os vasos sanguíneos. O ciclo menstrual , a aparência e o bem estar da mulher também são afetados. A causa é desconhecida, embora se pense que a genética possa desempenhar algum tipo de influência. 
Infertilidade
Infertilidade , ou a dificuldade de engravidar, é um sintoma muito comum da SOP. Na verdade, A SOP é uma das causa mais comuns de infertilidade feminina.
Ciclos irregulares
A SOP pode muito comumente causar problemas no ciclo menstrual. Se você tiver períodos irregulares, pouco frequentes, ausentes ou sangramentos escassos apenas como borra de café, a SOP poder ser a causa.
Crescimento excessivo de pelos
Um dos sintomas mais comuns da SOP é o crescimento excessivo do cabelo, também conhecida como hirsutismo . Este excesso de pelos ocorre principalmente  na face, peito, barriga, costas, polegares e dedos dos pés.
Microcistos ovarianos
Os microcistos ovarianos são muito comuns e na maior parte das vezes, consequência da SOP. Por isso é importante manter o ultrassom transvaginal sempre em dia, sobre tudo se seus ciclos são confusos e você apresenta os demais sintomas citados.
Problemas de pele
Um dos sintomas mais comuns da SOP são os problemas de pele. Esses problemas podem incluir a pele excessivamente oleosa e acne. A caspa também pode ser um problema de pele associada com SOP.
O ganho de peso
SOP é freqüentemente associada com o ganho de peso e obesidade . Este ganho de peso é geralmente, mas não sempre, centrado na região abdominal, na área do estômago e barriga.
Manchas de pele
Outro sintoma comum da SOP são as  manchas de pele  que podem aparecer por todo  corpo. São marrom escuras ou pretas. Essas manchas de pele geralmente estão localizados no pescoço, braços, seios e coxas.
Ansiedade
A ansiedade também é um sintoma comum da SOP, juntamente com depressão leve a moderada.A apneia do sono também pode, por vezes, ser atribuída a SOP.
Problemas de cabelo

Além da caspa, há também alguns outros problemas de cabelo que podem ser associados com SOP. Algumas delas incluem a queda de cabelo e até mesmo, em alguns casos, a calvície masculina. Esse em especial, causado pelo aumento de testosterona que a síndrome provoca no organismo feminino.
Como você pode ver, há muitos sintomas diferentes associados a SOP. Se acaso você sofre com alguns ou mesmo todos os sintomas citados, o ideal é fazer uma visita ao seu ginecologista o quanto antes para a realização de exames hormonais e ultrassom. O tratamento da SOP pode variar e quem escolhe o método a ser aplicado é o médico.


3 comentários:

  1. Tenho SOP e a dois anos tento engravidar através de métodos normais, estou realizando tratamento com o indutores e a metformina.
    Mas penso em fazer a inseminação artificial.
    Alguém que não tem SOP e engravidou pode contar sua experiência?
    Beijos férteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa o certo é alguém que tem SOP e engravidou pode contar sua experiência?

      Excluir