terça-feira, dezembro 09, 2014

Teste de ovulação positivo durante vários dias

Os testes de ovulação são poderosos aliados para acompanhar os ciclos e ajudar a mulher a 
reconhecer os dias mais férteis. Porém alguns fatores podem fazer com que estes testes apresentem resultados positivos durante muitos dias e algumas vezes durante todo o ciclo. 
Isso indica que estou fértil durante todos os dias do meu ciclo? Posso então ovular mais de uma vez?
A resposta é não para ambas as questões. Na verdade pode indicar algo errado com a ação hormonal do seu corpo. 


Teste de ovulação para confirmar gravidez?

O hormônio LH, é liberado em maior quantidade pela hipófise poucas horas antes do folículo liberar o óvulo. É ele o responsável por estimular e promover a ovulação. Sua estrutura é muito semelhante a estrutura de um outro hormônio muito importante para as mulheres, o HCG. O HCG é o hormônio produzido durante a gravidez, e sua presença e aumento gradual  indicam a existência de uma gestação em progresso.
Testes de ovulação são na verdade detectores de LH e não servem apenas para indicar ovulação.
Testes de gravidez não positivam para detectar ovulação, porém os testes de ovulação são capazes de apresentar um positivo na presença de HCG, ou seja, podem dar positivo se a mulher estiver grávida. Mas nem sempre um teste de ovulação que positiva após a ovulação, indica a presença de gravidez, as razões podem ser outras e falaremos delas a seguir.


Razões para o positivo constante dos testes de ovulação

Uma das principais funções do LH no organismo feminino é promover a liberação do óvulo (ovulação). Homens também produzem LH, que neste caso atua nos testículos, na produção de testosterona. Tanto em homens quanto em mulheres, níveis elevados de LH podem indicar problemas de fertilidade.
Mas se o seu teste de ovulação apresentou positivo por até 3 dias, não se assuste. Dependendo da quantidade de LH que seu organismo liberou, pode demorar alguns dias para que a maior parte desse hormônio seja eliminado pela urina. Agora se o teste positivou 4, 5, 6 dias, sinal amarelo acesso.
Em alguns casos pode ser o teste que não tem boa qualidade, nesse caso recomendo que você faça pelo menos um teste de uma outra marca junto ao teste habitual. Se houver divergência nos resultados, bingo, o teste estava com problemas, caso contrário pode indicar algum problema de saúde. 

Anovulação

Um aumento de LH pode ser observado em mulheres com anovulação, cuja a principal característica é a dificuldade na liberação do óvulo.

Síndrome dos ovários policísticos.

Mulheres portadoras de SOP podem ter seus testes de ovulação positivos por vários dias. Isto acontece porque mulheres com essa condição, podem apresentar níveis anormais de LH, o que pode ser   diagnosticado através de exames hormonais e ao observar a formação de cistos retidos nos ovários através do ultrassom.

Insuficiência ovariana e menopausa

Associada a deficiência de estrogênio e ao aumento de FSH e LH, a insuficiência ovariana ou falência ovariana, também é uma das responsáveis pelos testes positivos de ovulação insistentes.
Seu principal sintoma é a irregularidade dos ciclos menstruais em consequência da diminuição da função ovariana.
A menopausa é o momento em que a atividade ovariana cessa. Os ovários não são mais capazes de produzir e liberar óvulos. 

Todas as condições acima citadas comprometem a fertilidade feminina. É necessário intervenção médica para correta avaliação e posterior tratamento.

O LH e a fertilidade masculina

O LH  tem papel importante na fertilidade masculina. Em conjunto com o FSH o LH atua no estímulo a produção de testosterona que por sua vez é responsável pela fabricação do

s espermatozoides. O descontrole dos níveis desses hormônios, pode ser indicativo de problemas de fertilidade. 

Os testes de ovulação, embora sejam inicialmente indicados e mais utilizados por mulheres, assim como os testes de FSH e HCG, podem também ser utilizados por homens na intenção de verificar se existe algum descontrole de hormonal. 
Por isso, se acaso o teste de ovulação der positivo com a urina de seu parceiro, o aconselhável é que ele procure um especialista para uma investigação mais profunda. 

Os testes de ovulação são indicados para detectar niveis mais elevados de LH, portanto é preciso atenção na hora de interpretar testes que apresentem resultados positivos mesmo fora da fase ovulatória. 
Homens obviamente não ovulam, mas o LH também faz parte de sua atividade fértil e é necessário atenção quando acontece o descontrole desse hormônio.


4 comentários:

  1. Oiii eu mi chamo gleyci e fiz um exame beta hcg e o resultado deu
    Superior a 15000 mul/ml
    O q significa estou gravida?
    Mi ajude estou muito ansiosa

    ResponderExcluir
  2. Outra duvida. Ontem a tarde no meu trabalho comi um ba. tom de chocolate da garoto e senti gosto de menta quando comi, Isso e norma ??? le pra completar tenho gases. E se ate eu descobrir se estou gravida ou nao eudevo continuar tomando o anticoncepcional??

    ResponderExcluir
  3. Me ajudem por favor eu e meu marido tivemos relação um dia antes da minha ovulação eu sou uma tentante e não vejo a hora de engravidar fazem dois anos que estamos tentando só agora descobri o dia da minha ovulação será que posso estar grávida?

    ResponderExcluir
  4. Fica difícil ler algo com tanta propaganda em cima do texto. Não tem nem onde fechar.

    ResponderExcluir