quarta-feira, janeiro 07, 2015

Engravidar durante a Menstruação é Possível?

Embora seja menos provável para uma mulher engravidar durante a menstruação, em alguns casos pode acontecer.

Engravidar Menstruada

Embora seja menos provável para uma mulher engravidar durante a menstruação, é sim algo que pode acontecer. A menstruação ocorre normalmente de 12 a 16 dias após a ovulação, e é consequência da não fertilização de um óvulo, ou seja, o corpo da mulher se prepara todos os meses para engravidar, quando isso não ocorre, o endométrio descama e recomeça a preparação para uma nova tentativa.
  

Ciclo Menstrual


Todo mês uma mulher libera ao menos um óvulo por volta do 14º dia do seu ciclo. Após a menstruação e antes da ovulação no entanto, seu corpo vai começar a se preparar para o caso do óvulo ser fecundado.Se um óvulo não for fertilizado, o revestimento do útero (endométrio) inicia o processo de descamação e assim menstruamos. Todo esse processo, do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte, leva , para a maiorias da mulheres, de 28 a 30 dias.

Ciclos menstruais irregulares

No entanto, nem todas as mulheres apresentam  ciclos que se enquadram dentro do prazo mais comum. Ciclos normais podem variar de 24 a 35 dias, ainda assim algumas pessoas podem ter ciclos mais curtos e são justamente os ciclos mais curtos que podem apresentar ovulação ainda durante a menstruação ou poucos dias após. Se os seus ciclos costumam ser de 24 dias ou menos,  é possível  ter relações sexuais durante a menstruação, ou logo após e um espermatozoide dessa relação fecundar um óvulo liberado dias após o coito. Espermatozoides podem sobreviver de 3 a 4 dias dentro do corpo da mulher, então engravidar durante a menstruação pode ser possível em alguns casos.
Conclusão

Descarga de adrenalina pode antecipar a ovulação em alguns dias, mudando assim a regularidade do período fértil da mulher, por isso se não deseja engravidar, o ideal é usar alguma forma contraceptiva.
Dessa forma podemos dizer com segurança que é sim possível engravidar durante a menstruação se os ciclos forem de 24 dias ou menos.
É importante salientar que mesmo mulheres com ciclos regulares, podem em algum momento ter um ciclo mais longo ou mais curto, isso porque fatores externos são capazes de interferir no funcionamento hormonal do corpo, e essas alterações hormonais podem estender ou encurtar os ciclos.


Um comentário:

  1. ola! minha menstruacao nao vem td mes; tem possibilidade msm assim eu engravidar? ela eh desregulada; e eu tento engravidar 1 ano e 2 meses o ki devo fzr???

    ResponderExcluir