terça-feira, janeiro 06, 2015

Teste de Gravidez - Qual o melhor momento para fazer ?

Teste de Gravidez


Quando você está tentando engravidar, a espera entre a ovulação e o atraso menstrual é estressante. São pouco mais de duas semanas, as duas semanas mais longas na vida de uma tentante. Muitas, movidas pela ansiedade, acabam fazendo testes prematuros, o que gera muitas vezes,  um sofrimento desnecessário. Mas qual o momento certo para os testes de gravidez?


É cedo para um teste de gravidez?

Você pode por ansiedade ou mesmo por outros motivos,  se preocupar se  está grávida ou não. Pintar o cabelo, tomar alguns medicamentos, fazer alguns tratamentos de pele ou mesmo sair para beber algo mais forte com os amigos, são coisas que devem esperar até que o mistério seja esclarecido. Então, a pergunta é: quanto tempo devo esperar para fazer um teste de gravidez ? 
O que os médicos dizem
A maioria dos especialistas recomendam esperar até 5 dias de atraso menstrual para garantir os resultados mais precisos do teste de gravidez. No entanto, se você é do tipo extremamente ansiosa, simplesmente esperar pode ser doloroso demais, e levando em conta que o excesso de ansiedade pode dificultar e muito a ocorrência de gravidez, o melhor pode ser partir sim para um teste de gravidez, mas não os de farmácia, o ideal é um Beta HCG Quantitativo no laboratório de sua confiança. A quantidade de HCG  necessária para uma mulher acreditar que possivelmente engravidou é de  5mIU / ml. Esse é o valor mínimo para considerar que houve fecundação, mas ainda baixo para contar para a família e se considerar grávida, os dias que se seguem após a implantação são delicados e infelizmente 70% das implantações embrionárias não se consolidam. O choro emocionado e as comemorações só devem acontecer quando os testes laboratoriais indicarem HCG acima de 25 mui/ml. Para garantir que a gravidez progrida você pode dar uma forcinha para natureza ajudando na implantação do embrião.

Qual é o melhor momento para um teste de gravidez de farmácia?


Naturalmente, o tempo ideal para o teste de farmácia, gira em torno de 5 dias de atraso menstrual. Os testes de gravidez caseiros disponíveis aqui no Brasil, tem como sensibilidade mínima 25mui/ml, em outros Países é possível encontrar testes com sensibilidade de 6mui/ml, o que garante um bom resultado já no primeiro dia de atraso menstrual. Alguns testes de gravidez sensíveis, como o Clearblue avançada Teste Response Digital ou a First Response Teste Digital ouro pode ser realizado até 5 dias antes do respectivo atraso menstrual. Claro que a Clear Blue, assim como todas as outras, aconselha a realização de um novo teste após o atraso para garantir um resultado seguro, afinal cada corpo é única e reage de uma forma diferente as informações hormonais da gravidez. No entanto, não estão disponíveis no Brasil e só é possível adquiri-los em sites internacionais ou através do mercado livre. 
O importante é ter em mente que quanto mais você esperar para testar, mais preciso será o resultado. É possível que ao fazer um teste de gravidez muito cedo, ainda não exista quantidade suficiente de hCG no organismo para ser detectado.

2 comentários:

  1. OLÁ
    SOU MÃE DE 2 FILHOS E ESTOU NUMA SITUAÇÃO Q N SEI SE ESTOU GRÁVIDA, PQ ESTAVA TOMANDO O AC CERAZETTE. EU TOMEI POR UM POUCO MAIS Q UM ANO E MEIO (jul d 2013 ATÉ 06/02/15), MAS NOS MESES DE DEZ E JAN TIVERAM DIAS Q ESQUECIA E TOMAVA 2 PÍLULAS NO DIA SEGUINTE, P COMPENSAR O DIA ANTERIOR. MÊS DE DEZ EU SANGREI E JAN. CONFESSO Q ESQUECI POR ALGUMAS VEZES, MAS SEMPRE TOMAVA NO DIA SEGUINTE 2 P COMPENSAR O Q N TOMEI. ACABOU A CARTELA EM 06/02 E TIVE RELAÇÃO SEM PROTEÇÃO NO DIA 12 DE NOITE. DIA 15 TOMEI A PÍLULA DO DIA SEGUINTE. SENTI DORES NA BARRIGA E BAIXO VENTRE, CÓLICA, DIAS 15 E 16. ACONTECE Q ATÉ AGORA NADA DE DESCER A MENSTRUAÇÃO! FIZ UM TESTE D URINA DE FARMÁCIA NO DIA 18 E DEU NEGATIVO. TENHO POSSIBILIDADE DE ESTAR GRÁVIDA? DESDE JÁ AGRADEÇO MUITO SE PUDER ME ORIENTAR. ESTOU MUITO PREOCUPADA!!

    ResponderExcluir
  2. Gente,a uma semana tive uma relação desprotegida. Eu tomo anticoncepcional mais não fiquei segura se funciona mesmo, e cm 48hrs da relação eu tomei uma pilula do dia seguinte, dose unica.Eu posso engravidar?? to muito preocupado. Me ajudem!!!!!

    ResponderExcluir