Tuberculose Genital Feminina – Causas e tratamento

tuberculose vaginal
A tuberculose genital é uma forma  de tuberculose que ocorre principalmente pela imunodeficiência . 

Em países em  desenvolvimento como o Brasil, a doença tem se apresentando em progressão crescente. 

Apesar de poder ser uma doença de transmissão sexual a maioria dos casos acontece por disseminação de origem pulmonar. As trompas de Falópio e em seguida o endométrio, são os locais mais afetados pela doença. A vagina em si é raramente atingida, mas existem casos em que o coló do útero e os ovários apresentam contaminação.

Sintomas de tuberculose genital


Seu diagnóstico é difícil principalmente por não apresentar sintomas claros. Entretanto os sintomas mais frequentes são, infertilidade, alterações da menstruação com diminuição do fluxo e intervalos maiores que 35 dias, dor pélvica crônica e massa pélvica. 

Como é diagnosticada a tuberculose genital

O diagnóstico de tuberculose genital é difícil por ser uma doença não comum e por estar associado a queixas inespecíficas. Na maioria das vezes acaba sendo identificada em investigações de infertilidade.

A história clínica da paciente é muito importante nesse caso. Se a paciente já teve tuberculose pulmonar ou contato direto com pessoas infectadas, existe a possibilidade então, de sua dificuldade fértil ter relação com a tuberculose genital.O diagnóstico pode ser feito através de sorologia para tuberculose, biópsia e laparoscopia. 

Tratamento para tuberculose genital
O tratamento é feito através de antibióticos e é 100% eficaz. Porém o tratamento deve ser feito de forma correta e deve durar no minimo 6 meses. A tuberculose deve ser curada totalmente para que só então, os tratamentos para infertilidade sejam realizados. 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A tuberculose genital causa danos a fertilidade feminina, e na maioria dos casos a consequência é a obstrução tubária.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Infelizmente o uso de antibióticos é apenas uma parte do tratamento, já que cada dificuldade fértil deve ser tratada isoladamente com o melhor método para cada questão em especial.
A maior parte das mulheres, por receber um diagnóstico tardio, tem sua fertilidade afetada de forma muitas vezes irreversível, sendo a FIV sua única alternativa para a ocorrência de uma gravidez.

var SC_CId = “77612”,SC_Domain=”n.ads2-adnow.com”;

Licença Creative Commons
O trabalho Blog Mãe à Flor da Pele de Tatiana da Costa foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em http://www.maeaflordapele.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.maeaflordapele.com.
Instagram

Be the first to comment

Deixe uma resposta