terça-feira, julho 21, 2015

Gravidez sem sintomas - Será que tem algo errado?













Quando pensamos em uma mulher grávida logo imaginamos o quão difícil deve ter sido ou estar sendo o início da gestação. Tonturas, enjoos frequentes, micção exagerada, prisão de ventre, dor de cabeça, fadiga, dor nos seios e muitas cólicas são apenas alguns dos sintomas de gravidez mais incômodos e frequentes. Porém nem sempre o início da gestação é assim tão recheado de sintomas e a falta de alguns ou até mesmo  de todos eles pode acontecer e quase sempre preocupa as novas gestantes.

O ponto mais importante a ser dito dentro desse tema é, cada organismo reage a ação hormonal de uma forma e não é igual para todas as mulheres e nem para todas as gestações. 
Cada gestação é única e não é porque você morreu de vomitar e não podia sentir o cheiro do feijão da sogra na gestação anterior que isso vai se repetir nas gestações seguintes. 

Algumas mulheres são mais resistentes aos efeitos dos hormônios progesterona e HCG e outras mais vulneráveis, com isso os sintomas podem ser diferentes tanto em tipo quanto em intensidade.

É ruim não ter sintomas de gravidez?

Não! Ruim é encanar e não aproveitar o início da gestação por medo de algo estar errado. 
É fato que as 4 primeiras semanas são delicadas e o risco de gravidez química e gravidez anembrionária existe, mas é preciso viver um momento de cada vez sem permitir que preocupações muitas vezes desnecessárias tomem conta de nosso imaginário.

Embora seja o momento em que o organismo feminino seja apresentado a doses hormonais e hormônios não antes experimentados, nesse primeiro momento, o corpo pode não reagir tão  intensamente a essa novidade.

A maioria das mulheres apresenta alguns sintomas perto das 7 ou 8 semanas de gestação, se esse não é o seu caso, conversar com o médico e discutir suas preocupações pode ser libertador. 

Para a maioria das mulheres as neuras somem após o primeiro ultrassom que normalmente é realizado entre a 6ª e a 8ª semana de gestação. Afinal o foco dá gravidez, o que determina que tudo está caminhando bem é o pleno desenvolvimento do bebê e não a quantidade de vezes que a gestante tem enjoos, tonturas e desejos malucos.

Desfrute plenamente do melhor momento da sua vida sem neuras e encanações.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa

6 comentários:

  1. olá!! Preciso de uma ajuda...minha menstruação era para ter vindo no dia 09 de julho, mas não veio. De lá pra cá tenho sentindo mto enjoo, seios doloridos, cansaço. Mas nao sinto vontade de ir ao banheiro toda hora. Já fiz 4 testes de farmacia e todos deram positivos, mas tbm fiz dois de sangue...um deu negativo e o segundo deu indeterminado. Continuou com enjoo, não sinto vontade de comer nada e as vezes insonia. Já li mto sobre gravidez quimica,gravidez ectópica...tô com mto medo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...ja tenho uma resposta. Obrigada!

      Excluir
  2. Ola,preciso de ajuda �� minha última menstruação foi dia 19 de julho,nunca fui regulada mas acredito que já era pra ter vindo. Já fazem 48 dias que veio. O que sinto e apenas uma cólica um pouco forte como ae fosse descer, senti um pouco de azia e muito cansaço. Há e uma dor naa costas que já passou. ��sera que posso esta gravida? Obs: já tive dois abortos espontâneo.

    ResponderExcluir
  3. Olá sera que poderia me ajudar, minha M erra para vim na segunda feira mais ela se antecipou com um leve sangramento rosado no sábado mais no domingo e a segunda veio um sangue ralo sem coagulo e na terça mais fraco ainda na quarta veio marrom tipo borra de cafe e na quinta veio rosado e na sexta já não tinha mais nada será que pode ser gravidez ?

    ResponderExcluir
  4. estou com 3 meses de gravidez e nada de barriga devo me preocupar ? será que meu bebê não está ganhando peso ?

    ResponderExcluir
  5. olá meu nome é carina ...eu tenho ovário micropolicisticos , porém minha menstruação nunca atrasou mais que 30 dias e agora já estou com 70 dias de atraso , estou sentindo muita sensibilidade nos seios , sinto algumas dores embaixo na barriga e durante o sexo e dores de cabeça com frequencia , eu não tomo nenhum tipo de anticoncepcional e gostaria de saber se eu posso estar gravida eu fiz 2 teste de farmacia e deu negativo..

    ResponderExcluir