É possível engravidar sem menstruar?

Se você não menstrua é sinal de que não está ovulando , sem ovulação não é possível engravidar de forma natural.

Para engravidar naturalmente,  é importante que seus ovários estejam trabalhando regularmente e promovendo ovulação a cada ciclo menstrual.

A gravidez só é possível se o óvulo puder ser fecundado pelo espermatozoide. Sem ovulação, que é justamente a liberação do óvulo pelo ovário, não existe possibilidade de fecundação e consequentemente chances de engravidar. A ovulação acontece apenas uma vez por ciclo, e normalmente 1 único óvulo é liberado, salvo raras exceções de dupla ovulação. A menstruação é consequência da atividade hormonal empregada no processo de ovulação. Quando a menstruação acontece, principalmente com regularidade, existe uma grande chance de você estar ovulando também com regularidade. Sem ovulação raramente haverá menstruação.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Algumas menstruações são fruto de ciclos anovulatórios. Ciclos anovulatórios não acontecem com tanta frequência e normalmente são causados por descontroles hormonais  que ocorrem na liberação do óvulo. O problema normalmente está no amadurecimento do folículo que se desenvolveu, mas não recebeu informação hormonal suficiente para liberar o óvulo.

Se uma mulher não menstrua, seu corpo está dando sinais de que os óvulos não estão sendo liberados para fecundação. 
No entanto a ovulação antecede a menstruação, dito isso é importante ressaltar que, mesmo mulheres que não vem apresentando menstruação regular, podem engravidar. Como? É simples.

O sangramento menstrual é processo de descamação do interior do útero. Essa descamação ocorre devido as informações hormonais enviadas ao útero durante o processo ovulatório.  Não havendo gravidez após a ovulação , o útero descama e temos então a menstruação. 
Pode ser algo complicado para algumas pessoas entenderem, é quase algo como quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Mas na verdade a regra é simples.
O que queremos deixar claro é que a ovulação acontece primeiro e a menstruação depois. Assim sendo, mesmo sem ter menstruado nos meses anteriores, as atividades hormonais podem se regularizar e a ovulação acontecer.

Indutor Natural de Ovulação

Existem formas naturais de induzir a ovulação. Tratamentos naturais são menos agressivos e mais baratos, e para muitas mulheres, surtem efeitos tão satisfatórios quanto os tratamentos realizados com medicamentos farmacológicos. 
Elixir de inhame, chá de inhame, vitex, maca peruana , óleo de cártamo, óleo de prímula e geleia real, são apenas alguns dos tratamentos naturais que podem regularizar a ovulação.
Havendo ovulação, o ovo vai esperar  pelo encontro com o espermatozoide. O óvulo sobrevive até 24 horas após sua liberação pelo ovário. O óvulo pode ser fecundado por uma espermatozoide de uma relação anterior a ovulação ou de uma relação ocorrida até 24 horas após a ovulação.
Os espermatozoides  podem sobreviver no corpo da mulher por cerca de 72 horas. Se ele estiver presente antes do ovo ser liberado, existe grande chance de gravidez. 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Se acha que não está ovulando, você pode realizar testes de ovulação. 
Ultrassom transvaginal e exame de progesterona no 23º dia do ciclo, também são indicados para trazer as respostas necessárias sobre a regularidade da ovulação.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

3 Comentários

  1. Me tire uma duvida por favor, 0,86 é nrgativo ou positivo no exame beta HCG?? Obrigado!

Deixe uma resposta