Varicocele – É possível engravidar com varicocele?

A grande preocupação do casal que deseja ter filhos quando recebem o diagnóstico de varicocele, é se será possível engravidar. Como engravidar com varicocele é então a pergunta que surge, e a resposta pode ser mais simples do que se imagina.

O que é varicocele?

A varicocele é caracterizada pela dilatação das veias do saco escrotal. O sangue fica represado ao redor do testículo aumentando sua temperatura, prejudicando a formação de espermatozoides e contribuindo para o aumento de substâncias tóxicas. Com isso a quantidade, capacidade de se movimentar  e a anatomia dos espermatozoides é afetada, diminuindo ou até mesmo anulando (mesmo que temporariamente) a capacidade reprodutiva do indivíduo.
É importante salientar que nem todo homem com varicocele é infértil ou tem dificuldades de concepção, tudo depende do quão comprometida está a produção e qualidade dos espermatozoides. No entanto a varicocele é uma doença progressiva, quanto antes o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de sucesso caso o tratamento seja necessário.

O que causa varicocele

Suas causas não são claras, mas estudos mostram fatores genéticos, aumento de peso e pode ser agravada em homens que levantam muito peso.

Principais sintomas de varicocele

A varicocele é uma doença silenciosa para grande parte de seus portadores. Para os que apresentam sintomas, os mais comuns são:
– Presença de veias dilatadas visíveis.
– Diminuição ou atrofia do testículo afetado. 
– Dor e peso no escroto
– Diminuição da fertilidade
A varicocele  e seu tratamento não interferem na potência sexual e nem na líbido masculina.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Melhor tratamento para varicocele

A varicocele nem sempre exige tratamento imediato, tudo depende do comprometimento da produção e qualidade dos espermatozoides. 
Se existir varicocele mas o espermograma mostrar capacidade reprodutiva, o tratamento de varicocele pode ser feito através de medicamentos ou com vitaminas essenciais a saúde dos espermatozoides.
A critério médico, em alguns casos o tratamento medicamentoso pode ser eficaz para varicocele. Neste caso são prescritos medicamentos como citrato de clomifeno, vitaminas antioxidantes e carnitina para tratar a varicocele.
Caso exista muita dor e comprometimento importante da fertilidade  as opções de tratamento para varicocele são:
Cirurgia aberta para varicocele:realizada com auxílio de microscópio é a mais utilizada e alguns médicos afirmam render os melhores resultados. É realizada pela virilha, dura em média 45 minutos, pode ser realizada com anestesia local ou geral, o paciente pode ficar internado por 1 dia ou ter alta horas após o procedimento. Recomenda-se não fazer esforço por 3 ou 4 semanas, e as relações sexuais ficam liberadas 10 dias após sua realização.
Cirurgia laparoscópica: menos utilizada por ser mais demorada e exigir no minimo 48 horas de internação pós operatória. A vantagem fica por conta do corte que é bem pequeno.
Embolização de varicocele: é um procedimento similar ao cateterismo, dura em média 1 hora e meia, normalmente é realizado apenas com sedação e não exige internação. É classificada como um procedimento ambulatorial simples e considerado o método mais inovador em termos de tratamento de varicocele. 
A maioria dos médicos no entanto,  concordam que os melhores resultados para o tratamento de varicocele são obtidos através de cirurgia aberta.
Felizmente, há uma elevada taxa de sucesso quando se trata de reparação da varicocele. Cerca de 40 a 70% dos pacientes tratados, conseguem engravidar suas parceiras até 1 ano após a realização do tratamento.

Tratamento Natural de Varicocele 

Se  o comprometimento da fertilidade não for importante, é possível tratar a varicocele com vitaminas e outros elementos naturais.
Suplementos vitamínicos ricos em zinco e vitamina E, além de antioxidantes e anti-inflamatórios naturais , selam o melhor tratamento natural para varicocele.
A vitamina C é uma boa alternativa de antioxidante e anti-inflamatório natural. 
O tribullus terrestris também é uma boa alternativa para melhorar a quantidade e qualidade diminuída dos espermatozoides quando existe varicocele.

OBS: No caso da varicocele não comprometer de forma importante a fertilidade do parceiro, converse com seu médico sobre o uso de Vitergan Plus. Muitos homens fizeram uso durante seu tratamento de varicocele e obtiveram resultados satisfatórios.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

É possível engravidar com varicocele, tudo depende do grau de comprometimento da fertilidade do portador e se necessário tratamento, de seus resultados de sucesso.


Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Fonte: Vida Bem Vinda
Dr. Conrado Alvarenga – Urologista
Medicina Reprodutiva – Dr Fabio Eugênio

Licença Creative Commons
O trabalho Blog Mãe à Flor da Pele de Tatiana da Costa foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em http://www.maeaflordapele.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.maeaflordapele.com.
Instagram

Be the first to comment

Deixe uma resposta