quinta-feira, março 31, 2016

Dicas eficientes para aumentar as chances de sucesso da FIV

aumente as chances de sucesso da fiv com dicas simples e eficientes


O que fazer para aumentar as chances de sucesso da FIV

Repouso após a transferência do embrião



Alguns cuidados podem ser tomados após a transferência do embrião. Embora a maioria dos médicos garantam que apenas 1 dia de repouso é o suficiente, outros pesam na mão e recomendam 12 dias de afastamento das atividades normais. No entanto muitos médicos garantem que essa precaução é desnecessária já que estudos apontaram com segurança que o repouso prolongado não traz qualquer benefício a gestação inicial e não ajuda a aumentar as chances de sucesso da FIV.


Alho e abacaxi para ajudar na implantação do embrião

Se por um lado o repouso não é a chave do sucesso, dar atenção ao que se ingere pode aumentar as chances de sucesso da FIV( Fertilização in Vitro)
O abacaxi e o alho são anticoagulantes naturais e ajudam na vascularização do útero, ajudando assim no espessamento adequado do endométrio.

Consumir uma fatia de abacaxi em jejum com miolo durante 5 dias, contribui para o espessamento adequado do endométrio. O ideal é comer o abacaxi  a partir do dia da captura dos óvulos até o dia da transferência.

Caso a transferência seja feita num ciclo posterior ao da captura dos óvulos, utilize o truque do abacaxi de modo que o último dia de ingestão seja até 5 dias após a transferência do embrião.
As cápsulas de alho podem ser consumidas 1 vez por dia, de preferência a noite, durante todo o ciclo. ( consulte seu médico a respeito).


Gelatina fortalece o endométrio


A Gelatina é rica em colágeno e é capaz de fortalecer o endométrio no pós transferência de embriões. As gelatinas com sabor podem ser consumidas porém a maior concentração está na gelatina sem sabor ou ainda na gelatina hidrolisada que pode ser misturada a qualquer bebida a base de água ou leite. Consumir gelatina durante todo o ciclo ajuda a aumentar as chances de sucesso da FIV.


Consumir clara de ovo contribui para o sucesso da implantação


Aumentar a ingestão de ovos, principalmente da clara do ovo é também uma atitude favorável a implantação e pode aumentar as chances de sucesso da FIV. A clara do ovo é rica em proteínas que são especialmente importantes nessa fase do ciclo.
Uma das coisas mais importantes para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro é aumentar o consumo de proteínas.


Physalis para o corpo não rejeitar o embrião


A fruta physalis é utilizada a algumas décadas por transplantados afim de evitar a rejeição do órgão novo. Acredita-se que a physalis seja igualmente útil após a FIV para que o corpo da mulher não reconheça o embrião como ameaça e trabalhe para expulsa-lo. A principal função da fruta é regular o sistema imunológico da futura mamãe. Assim a physalis pode aumentar as chances de sucesso da FIV, evitando que o organismo materno ataque o embrião e impeça o desenvolvimento da gravidez.


Hidratação é uma das chaves do sucesso de uma FIV


Mantenha o corpo sempre hidratado, seja através de isotônicos, sucos naturais ou através do bom e velho copo de água. Redobre os cuidados com a hidratação e consumo de proteínas. Quando bem hidratado, o útero vasculariza de forma mais eficiente, recebe melhor a progesterona e espessa adequadamente o útero. O Endométrio espessado corretamente tem maiores chances de implantar e sustentar o embrião. Uma implantação de sucesso é a chave  e aumentar as chances de sucesso da FIV.

Evite o excesso de carboidratos e de preferência não ingira cafeína. Caso seja inevitável, não ultrapasse duas xícaras dia.
Veja também: Como ajudar na implantação do embrião- Truque do abacaxi
Veja também: Beber água aumenta a fertilidade


Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

terça-feira, março 29, 2016

Consumo de cafeína aumenta em 25% as chaces de aborto espontâneo



A revista americana "Fertility and Sterility", divulgou na última quinta (24/03/2016) um estudo que diz que mulheres que costumam tomar mais de duas xícaras de cafeína por dia nas primeiras semanas de gestação correm maior risco de aborto espontâneo.  

A pesquisa  que foi realizada pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) e pela Universidade Estatal de Ohio, que se baseou numa pesquisa de fertilidade do longitudinal e o do meio ambiente. Além de determinar a contribuição do café para o aborto, descobriu-se também  que as taxas de aborto espontâneo são menores em mulheres que tomam regularmente suas vitaminas do pré natal desde  antes da ocorrência de gravidez.

Vitaminas pré natais ajudam a engravidar e evitam aborto 


O estudo feito com  501 casais do Texas e Michigane  entre 2005 e 2009, observou o estilo de vida e a exposição desses casais a produtos químicos, cigarro, bebidas com cafeína e o uso de polivitamínicos desde as  tentativas para engravidar. 

Destes, 344 casos de mulheres grávidas foram registrados e 28% dessas gestações foram interrompidas ainda nas primeiras semanas.

Os hábitos paternos também são importantes para a saúde do embrião


O estudo ainda reforça a importância do cuidado com a saúde do homem que também deve evitar se expor a hábitos que tragam riscos a fertilidade.

Os especialistas afirmam que os índices de aborto espontâneo estão associado ao consumo de cafeína não só pela mãe, mas também pelo pai.

É importante que hábitos saudáveis sejam adotados desde o momento que a concepção passe a ser  um desejo do casal. Os hábitos paternos não influenciam apenas na qualidade e quantidade dos espermatozoides como também na saúde do embrião que será gerado.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

segunda-feira, março 28, 2016

Aborto Recorrente: Descoberta a causa misteriosa para abortos recorrentes


Um aborto é sempre motivo de dor e tristeza e infelizmente uma realidade entre 10% a 25% das primeiras gestações. A maior probabilidade é que o aborto seja  causado por uma seleção natural do organismo ou por falha na implantação. Porém para algumas mulheres, essa é uma realidade que se repete e na maior parte dos casos são causados por má formações no útero, congênitas ou adquiridas com doenças como miomas e inflamações, ou processos trombofílicos, em que a mulher desenvolve pequenos coágulos que acabam por obstruir os vasos sanguíneos responsáveis por manter o feto. Mais raramente também acontece da mulher desenvolver uma resposta imune que faz com que seu corpo ataque o embrião e o expulse. 


Quando nenhum desses fatores é a causa para os abortos de repetição, o caso se enquadra no diagnóstico de ESCA (esterilidade sem causa aparente), mas estudos recentes  encontraram novas respostas e já se sabe o real motivo para abortos recorrentes, antes sem explicação.

Pesquisas apontam a real causa para abortos recorrentes antes sem explicação


Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram recentemente, a possível causa para a ocorrência do aborto de repetição ou aborto recorrente como algumas pessoas chamam. As estatísticas mostram que uma a cada cem mulheres passam por esse drama que traz consequências psicológicas importantes. 

Segundo o estudo publicado pelo "Stem Cells", periódico científico, a razão para perdas gestacionais repetidas seria um queda no número de células-tronco do endométrio (tecido que reveste o interior uterino). Devido a isso o endométrio não apresenta condições adequadas de sustentar a placenta e sofre  um processo de envelhecimento precoce, o que dificulta cada vez mais uma gravidez bem sucedida após cada aborto sofrido.

Jan Brosens, professor de obstetrícia e ginecologia da universidade britânica e líder da investigação, conta que o útero das pacientes de abortos recorrentes já era defeituoso antes da gravidez. Os estudos agora estão focados na correção desses defeitos para que o haja chance de sucesso numa próxima tentativa de gestação. Jan ainda diz que essa talvez seja a única forma de evitar efetivamente os abortos espontâneos em mulheres que apresentem essa dificuldade.

Envelhecimento precoce das células do endométrio aumentam as chances de aborto


O estudo analisou o revestimento do útero de 183 mulheres em tratamento para reprodução humana. 
Evidenciaram  em mulheres que sofreram abortos recorrentes , não só a quantidade reduzida de células tronco como  também atestaram que existe uma falha química para ativação e desativação de determinados genes fundamentais para o sucesso do desenvolvimento do embrião.

Outro ponto marcante da pesquisa, mostra que  esse número reduzido de células tronco no endométrio de mulheres que sofreram abortos recorrentes antes não explicados, causa um envelhecimento precoce  nas células do endométrio. Isso ocorre por que o revestimento interno do útero precisa se renovar  a cada ciclo menstrual, aborto ou nascimento, e para que esse processo seja bem sucedido, ele depende da células troncos residentes no endométrio.

Com isso, ficou claro que as células envelhecidas do útero tendem a ter uma resposta inflamatória mais frequente que pode até facilitar a implantação do embrião mas que na maioria das vezes impede o seu desenvolvimento. Essas células envelhecidas do endométrio não apresentam condições e nem capacidade de se preparem adequadamente para manter a gestação.

O Professor e Ginecologista Paulo Galo disse que "A pesquisa traz uma nova perspectiva para essas mulheres de no futuro criarmos terapias para tratar e cultivar as células-tronco da cavidade uterina de forma a reduzir esse risco de aborto espontâneo."


Hábitos e fatores ambientais podem ter relação direta com a diminuição das células tronco do endométrio


Já para o Ginecologista Renato de Oliveira, alguns hábitos e fatores ambientais possam estar diretamente ligados ao problema.  Ele lembra ainda que já existe um exame específico para avaliar a receptividade do útero ao  embrião de acordo com a expressão dos genes nas células do tecido que revestem o endométrio, ao qual agora também deverá se somar análise da quantidade e qualidade das células-tronco nele presentes.

" Talvez essas células-tronco tenham uma modulação genética que influencie nesta receptividade — considera. — Sabemos sobre o fenômeno, mas não conhecemos bem suas causas, e assim as células-tronco entrariam como uma promissora linha de pesquisa para esclarecer esta questão e inimizar o risco destes abortos repetidos." pondera Renato.

Só nos resta torcer para que as pesquisas avancem rapidamente e a solução para essa descoberta tão importante venha proporcionar uma gestação viável e saudável para as mulheres que sofrem dessa dificuldade.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 



LEIA MAIS

domingo, março 27, 2016

Melhor aplicativo para calcular o período fértil e substituir anticoncepcional

Os melhores aplicativos de fertilidade disponíveis hoje defendem que se a mulher observar com cuidado os sinais fisiológicos do seu corpo, é possível determinar apenas por esse método, se ela está no seu período fértil e assim utilizar o aplicativo não só para saber o melhor período para concepção, como também utilizar essas informações como método contraceptivo, dispensando então  o uso dos perigosos anticoncepcionais. Mas um aplicativo em especial promete ir além e revolucionar o mundo das tentantes e  trazer praticamente a mesma eficiência da pílula anticoncepcional para mulheres que não desejam engravidar ainda.


Como sabemos  a gravidez só é possível se as relações forem mantidas nos dias ao redor e no  dia da ovulação. São aproximadamente 6 dias de relações sexuais desprotegidas que possibilitam a oportunidade ou o risco, dependendo do ponto de vista, de engravidar. 
Se praticado de forma correta, o método de controle de fertilidade, também conhecido como FAM (sigla em inglês) pode ser tão ou mais eficiente que as pílulas anticoncepcionais. 

Cientistas alemães publicaram em 2007 um estudo realizado com 900 mulheres que ao longo de alguns anos foram adeptas do método de controle de fertilidade. De acordo com esse acompanhamento foi possível atestar  que em condições perfeitas e correto uso do FAM, apenas 0,6% das mulheres engravidaram contra sua vontade no período de um ano.

Baseados nesse estudo, testes foram desenvolvidos para levar esse método milenar até os Smartphones das mulheres modernas. Nasceu então o aplicativo Kindara que espera apresentar e fidelizar esse método para suas usuárias.

A forma de utilizar é muito simples. Adquirindo o termômetro Wink, que foi obviamente produzido pelos mesmos desenvolvedores do app, o dowload do aplicativo que é gratuito deve ser executado. O termômetro Wink transmite as temperaturas registradas para o aplicativo que combinadas com outras informações fornecidas pela usuária, permite que o Kindara informe com precisão quando período mais fértil do ciclo se inicia e quando termina.

Will Sacks, o criador do termômetro e do aplicativo, se mostra entusiasmado e bastante otimista com sua criação e garante que a tecnologia vai transformar os cuidados com a saúde. Ele ainda diz que  “No futuro, o relacionamento será com uma marca. Nós teremos dispositivos sensores que vão cruzar informações sobre o nosso sangue, nosso tecido intersticial, nossos genes e saliva, e vão nos devolver as informações processadas. Análises serão feitas pelos nossos telefones.”

O termômetro Wink já está sendo comercializado e pode ser adquirido por $99 (dólares) 



Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

sábado, março 26, 2016

Mulheres que tiveram o Zika Vírus devem esperar dois meses para engravidar



Muitos casais diante do perigo da microcefalia advinda do vírus Zika, estão adiando o sonho de gravidez e segundo o centro de controle de prevenção de doenças (CDC) dos Estados Unidos, é  a atitude correta a ser tomada. O CDC  nesta última sexta 25/03/2016, recomendou a homens e mulheres que foram expostos ao zika vírus que aguardem antes de tentarem engravidar.

A recomendação é que os homens aguardem no minimo seis semanas e as mulheres 8 semanas após o início dos sintomas da contaminação pelo zika vírus para tentarem uma gestação.

Essa medida de segurança deve-se a associação do vírus zika ao pico de microcefalia, até então um defeito raro de nascença,  que atingiu o Brasil recentemente.

Embora estudos ainda estejam sendo realizados e a disseminação da relação entre o zika vírus e a microcefalia tenha acontecido pelo boca a boca nas redes sociais, existem fortes evidências que sustentam uma ligação do zika e a microcefalia que é caracterizada pelo desenvolvimento incompleto do cérebro do bebê. Existe ainda a suspeita de que o zika possa ser também responsável por abortos nas primeiras semanas de gestação, é o que afirma a doutora Denise Jamieson especialista do CDC em defeitos na gravidez e parto.

Os especialistas do CDC admitem que há ainda muito o que aprender sobre o zika e seu impacto no desenvolvimento fetal, muitas pesquisas ainda devem ser realizadas antes que tudo seja realmente esclarecido. No entanto a prevenção ainda é a melhor alternativa já que alguns dados, ainda que limitados, evidenciaram a persistência do vírus zika no sangue e no sêmen.

Qual a recomendação médica para áreas com risco do zika 


A recomendação do CDC para países como o Brasil que já confirmou mais de 900 casos de microcefalia e investiga outros 4.300  que podem estar relacionados a infecções causadas pelo zika vírus nas mães, é que os médicos instruam seus pacientes de forma a esclarecer os riscos e as precauções necessárias e que se possível, incentivem esses casais a adiarem as tentativas para engravidar até que tudo seja esclarecido.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

fonte: notícias uol

LEIA MAIS

sexta-feira, março 25, 2016

Epilepsia não é coisa de outro mundo - Purple Day Brasil


A epilepsia afeta cerca de 2% da população mundial e acredita-se que, somente no último ano, aproximadamente 50 milhões de pessoas conviveram com doença apresentando crises.

Por conta da imprevisibilidade dessas crises, pacientes com epilepsia costumam enfrentar momentos embaraçosos, motivados pelo preconceito que existe pela desinformação social sobre a doença. Esse preconceito afeta todas as áreas da vida do paciente – desde a profissional, até mesmo o relacionamento com amigos e familiares.  

Quando tinha sete anos de idade, a pequena Cassidy Megan foi diagnosticada com epilepsia. Assustada e com vergonha do seu diagnóstico, ela chegou a pensar ser a única criança do mundo em sua condição.
Aos oito, teve acesso a uma palestra sobre a doença em sua escola. Foi então que resolveu seguir em direção oposta à maioria dos pacientes com epilepsia e contar às pessoas sobre a epilepsia.
Cassidy queria mostrar a outros pacientes que eles não estavam sozinhos. Por isso, aos nove anos de idade, deu início a um esforço internacional dedicado a aumentar o conhecimento sobre a doença.
Foi assim que nasceu o Purple Day.

Essa comemoração, realizada em vários países, consiste na conscientização sobre a epilepsia e na geração de mais oportunidades para pacientes e não pacientes conviverem e fomentarem a troca de informações sobre a doença.

No dia 26 de março, anualmente, pessoas de todo o mundo são convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência sobre epilepsia

O roxo foi escolhido como a cor do #PurpleDay por representar o sentimento de solidão em alguns lugares do mundo, algo que pode ser muito comum na vida de uma pessoa com epilepsia.
O #PurpleDayBrasil
N o Brasil, mais de 3 milhões de pessoas convivem com epilepsia. Para ajudar na campanha este ano e conscientizar os brasileiros sobre a doença a fim de contribuir para o fim do preconceito, foram criados os canais Conviva com Epilepsia no Facebook e Instagram. 

O objetivo é dialogar principalmente com pessoas que pouco sabem sobre Epilepsia e contribuir para a troca de experiências com quem convive diariamente com a doença.

Além deste, outros esforços acontecem ao longo do mês de março, como foi o caso da intervenção coletiva promovida na Avenida Paulista, pelo grupo Play Monday, no dia 2.
LEIA MAIS

terça-feira, março 22, 2016

Regular os ciclos menstruais de forma natural para engravidar

como regular os ciclos menstruais naturalmente

Todos os meses recebemos a visita, para muitas indesejada, da menstruação. A maioria de nós concorda que é algo incomodo sim, mas necessário principalmente se você está tentando engravidar. Pior do que menstruar e saber que não está grávida, é saber que não está grávida e não menstruar. É uma espera que aflige e traz preocupação já que precisamos da menstruação para iniciar um novo ciclo e assim ter uma nova chance de engravidar.


O estresse, a ansiedade, a má alimentação entre outros fatores, podem interferir na regularidade do ciclo. Menstruar apenas sob influencia de medicação  não é a melhor opção, por isso é importante que algumas atitudes sejam adotadas para que o problema seja corrigido naturalmente.

Mais saúde para mais ciclos regulares

Um dos problemas mais comuns que afetam a regularidade do ciclo menstrual são os problemas de saúde. O excesso de gordura abdominal, alimentação rica em açúcar, carboidrato simples e gorduras bem como o estresse e a ansiedade, são os fatores que mais afetam a saúde.
No entanto, existem também algumas condições médicas, como a sop e infecções. Por esta razão é muito importante que um médico seja consultado quando a irregularidade dos ciclos se torna constante. Se certificar de que está recebendo tratamento adequada é muito importante.

LEIA MAIS

segunda-feira, março 21, 2016

IVI Salvador oferece palestra grátis sobre a Endometriose


A endometriose é a vilã da história de muitas mulheres que hoje buscam a maternidade. Nesse próximo mês de Abril, o IVI de Salvador, oferece uma palestra gratuita  para trazer esclarecimento e ajudar as portadoras dessa enfermidade a encontrarem o melhor caminho para conquistar a gravidez sonhada. 
  • Evento é organizado pelo IVI em colaboração com a GAPENDI, grupo de apoio a pacientes com endometriose
  • 15% das brasileiras são afetadas por essa patologia sem cura que pode levar à infertilidade
LEIA MAIS

quarta-feira, março 16, 2016

Como engravidar: A forma mais simples rápido

ajuda para engravidar de forma natural
Quero engravidar e não consigo, mas crescemos ouvindo que querer é poder, então eu posso. Essa determinação funciona bem  até que surgem em nossos os planos o desejo de engravidar. A certeza positiva que a frase tão ouvida na infância nos trazia, dá então lugar ao  medo da infertilidade.  Mas a verdade é que muitas das causas mais comuns de infertilidade podem ser remediadas com sucesso com a ajuda dos tratamentos naturais adequados.
Se você quer engravidar e vem tentando sem sucesso a algum tempo, talvez seja a hora de conhecer algumas alternativas  naturais eficazes nos tratamentos para engravidar. Os tratamentos naturais para engravidar são utilizados a milhares de anos e além de melhorarem algumas condições férteis específicas, nutrem o corpo de forma a trazer mais saúde de uma forma geral.
LEIA MAIS

Ovários policísticos causam infertilidade?


Ovários policísticos causam infertilidade?


A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem de origem endócrina, relativamente comum e que, de modo geral, afeta mulheres em idade reprodutiva. Vale dizer que quando acompanhada pelo médico, não é uma doença grave.
LEIA MAIS

terça-feira, março 15, 2016

Óleo de Prímula :Como e quando tomar para engravidar

Óleo de Prímula é o óleo que vem do evening primrose, planta nativa da America do norte e rica em ácidos graxos . O óleo de Prímula tem sido usada por centenas de anos como uma espécie de "cura tudo" para todos os tipos de doenças e é especialmente eficaz para tratar a pele, dermatites, TPM, endometriose, hiperatividade infantil, para equilibrar os hormônios femininos, diminuir ou eliminar cistos e entre outras coisas, trata a os ovários policísticos principalmente diminuindo a resistência a insulina no organismo da mulher afetada.


Óleo de Prímula para aumentar a fertilidade

O maior benefício do óleo de prímula quando a questão é a fertilidade, é sua atuação sob o muco cervical. O óleo de prímula ajuda a produzir muco cervical do período fértil em quantidade e qualidade. O muco cervical é muito importante na concepção, uma vez que ajuda a manter, abrigar e conduzir o  espermatozoide em sua viagem  através do útero até as trompas, de forma mais rápida e fácil. Muco cervical boa qualidade também pode ajudar o esperma a permanecer vivo por até cinco dias dentro do corpo aumentando as chances de fecundação. Se você quiser aumentar a qualidade e quantidade do muco clara de ovo do período fértil que seu corpo está produzindo, óleo de prímula é uma ótima alternativa.


Como tomar óleo de prímula para engravidar 

A dose recomendado fica entre 500 e 1000 mg/dia.Para a fertilidade recomenda-se Duas cápsulas diárias do primeiro ao 18º dia do ciclo ou no caso de  ciclos mais longos ou irregulares até 3 dias após a ovulação. Devem ser feitos no minimo 3 ciclos.
Não deve ser consumido por mais tempo pois pode causar contrações uterinas que podem dificultar ou impedir a implantação do embrião ou ainda facilitar uma gravidez química.

Óleo de Prímula para tratar endometriose

O óleo de prímula é rico em ácido gama-linoléico (GLA), um tipo de ômega 6 que é considerado um ácido graxo essencial que não é produzido naturalmente pelo organismo.
O corpo utiliza o GLA para produzir uma prostaglandina (E1), que tem o poder de aliviar inflamações e fortalecer o sistema imunológico do organismo aumentando naturalmente suas defesas.
As prostaglandinas  reduzem diretamente as  inflamações associadas a endometriose e fortalecem o sistema imunológico do organismo.

Precauções

Óleo de Prímula pode fazer com que o útero se contraia. Isto pode ser perigoso para um embrião em crescimento e uma gravidez. Tomar óleo de prímula durante a gravidez pode ser perigoso pois pode induzir um aborto. Por esta razão, é importante interromper o uso do óleo de prímula se você achar que você pode estar grávida. 


Contra indicações do uso óleo de prímula

Efeitos colaterais são bem raros, porém seu uso é contraindicado para pessoas que sofrem de epilepsia, distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia.

Onde comprar óleo de prímula 

Eu recomendo a Kampo de Ervas para adquirir o óleo de prímula com segurança e qualidade. Infelizmente muitas marcas, inclusive chinesas invadiram o mercado e sua qualidade e procedência são duvidosas. Não coloque sua saúde em risco. 
Quando for comprar qualquer tipo de óleo essencial, prefira marcas que mantenham as cápsulas em embalagens escuras que evitam a oxidação do óleo. 

Pé no chão e esperança no coração 
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

domingo, março 13, 2016

Fertilidade: A importância da vitamina A na fertilidade

De todas as vitaminas que são essenciais para as funções corporais, a vitamina A é provavelmente uma das mais importantes principalmente quando uma das preocupações é a fertilidade. Se você está tentando engravidar ou lidar com a infertilidade, deve se preocupar com os níveis de vitamina A de seu organismo. 

Carência de Vitamina A em mulheres afeta a fertilidade 

Quer saber de uma curiosidade alarmante? Algo em torno de 17% dos brasileiros apresentam carência de vitamina A , e mais de 53% das famílias brasileiras não consomem sequer metade da quantidade necessária de vitamina A diária.  Pode parecer pouco, mas é porcentagem preocupante. 

A vitamina A é um importante antioxidante que protege nosso organismo de doenças como o câncer por exemplo. A vitamina A ajuda a manter os dentes, gengivas, olhos e cabelo saudáveis e forte, e também ajuda a metabolizar gorduras no corpo! Além de todos esses benefícios, a vitamina A é importante para manter os sistemas reprodutivos em pleno funcionamento.

Vitamina A para melhor a ovulação e a qualidade do muco cervical

Uma das coisas mais notáveis ​​que a vitamina A faz é aumentar e melhorar o muco cervical. Como todos sabemos, o muco cervical é uma parte muito importante do processo reprodutivo. Muco cervical é o que ajuda a proteger o esperma em sua jornada para encontrar o óvulo. A vitamina A ajuda o corpo a aumentar as produções de fluidos e muco cervical e ajuda na composição do próprio muco, o tornando mais nutritivo e saudável para o esperma. 
A vitamina A também é vital para garantir que os folículos cresçam e amadureçam corretamente. Ou seja, é importante para ajudar no crescimento e amadurecimento do óvulo, contribuindo para uma ovulação mensal saudável. A vitamina A mantém todos estes processos corporais importantes em execução e funcionando corretamente.

Onde encontrar a vitamina A?


Felizmente, a vitamina A é uma das vitaminas mais fáceis de obter a partir de fontes naturais. Pode ser encontrada em animais e vegetais. A versão animal é conhecido como retinol, e a versão vegetal é conhecida como beta-caroteno. O Retinol é mais facilmente absorvido pelo organismo, daí a importância de uma alimentação balanceada e da necessidade de proteína animal na alimentação. As fontes animais de vitamina A vem de coisas como ovos, manteiga, leite integral, queijo cheddar e fígado animal. 
As fontes vegetais de vitamina A são encontrados em alimentos como cenoura, batata doce, manga, tomate, mamão, pimentão, abóbora, brócolis, pera, beterraba, abacaxi, caqui,espinafre e melão. A vitamina A também está disponível em cápsulas e suplementos e pode ser consumida diariamente principalmente se você não se alimenta de forma correta.


Converse com seu médico sobre a possibilidade e necessidade suplementação de Vitamina A.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

sábado, março 12, 2016

Qual a diferença entre depressão pós parto e baby blues?

Se você acha que tem depressão pós-parto, psicose pós-parto, ou apenas o simples e antigo baby blues, converse com seu médico sobre formas de lidar e coisas que você pode fazer para melhorar sua condição.

Tristeza sem explicação

Ter um bebê traz uma tonelada de diferentes, e às vezes estranhos sentimentos que as novas mães muitas vezes não esperam e não sabem lidar. Além da felicidade, alegria e amor que pode invadi-la quando seu bebê nasce , há por vezes, alguns sentimentos não tão sublimes que acompanham o pós parto. O fato é que muitas mulheres após o nascimento de seus bebês passam por momentos de angústia e tristeza. Para algumas esses sentimentos são, embora desconfortáveis, mais leves e amenos, como o chamado baby blues, no entanto para outras, os sentimentos podem ser intensos e perturbadores e são mais comuns na depressão pós-parto. Mas como saber exatamente qual a diferença entre baby blues e depressão-pós parto?

Baby Blues pós-parto



O baby blues é o mais comum e afeta grande parte das novas mães de uma forma ou de outra. O baby blues tem uma incidência maior, acima de tudo por se apresentar  devido às enormes mudanças hormonais e as mudanças na rotina da família. Enquanto as novas mães  experimentam uma onda de emoções positivas como alegria, amor, felicidade, por vezes há também algumas emoções menos positivas  que acompanham o nascimento do bebê. É comum que se sintam  excessivamente chorosas, oprimidas e tristes por nenhuma razão em particular. Também é muito comum para as novas mães se sentirem nervosas, inseguras, com medo do que está por vir, e um tanto preocupadas. O Baby Blues é frequentemente  acompanhado por irritabilidade, dificuldade de concentração, problemas de sono, ansiedade, preocupação, stress, e grande inquietação. Os sintomas do baby blues aparecem alguns dias após o parto , e duram apenas algumas semanas, normalmente  até que os níveis hormonais voltem ao normal.

Depressão pós-parto


Depressão pós-parto é muito mais grave do que o baby blues e pode ser perigosa se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

Uma das principais diferenças entre o baby blues e a depressão pós-parto é que a depressão pós-parto pode ocorrer a qualquer momento durante o primeiro ano após o nascimento do bebê. Os sintomas da depressão pós-parto e baby blues são muitas vezes os mesmos, mas a diferença principal é que os sintomas de depressão pós-parto duram mais tempo e afetam a  vida da mulher mais significativamente. 

Depressão pós-parto às vezes também inclui sintomas perigosos, tais como pensamentos suicidas, incapacidade de se relacionar com o bebê, ou pensamentos sobre ferir o bebê. O grande problema com a depressão pós-parto é que às vezes ela pode ser silenciosa e nem sequer dar sinais até meses depois do nascimento do bebê, com isso grande parte das mulheres nem fazem ideia que esses sintomas estão associados ao nascimento do filho, o que dificulta o diagnóstico.

Psicose pós-parto

Psicose pós-parto é muito rara, afetando apenas cerca de 1 em cada 1000 de mães que dão à luz. Psicose pós-parto é como depressão pós-parto que saiu da razão. É caracterizada por um afastamento da realidade e inclui coisas como pensamentos suicidas ou ações, pensamentos ou tentativas de ferir seu bebê, delírios, comportamento errático, mudanças de humor, comportamento violento, incapacidade ou recusa de comer ou dormir e alucinações. 
Devido à natureza extrema da psicose pós-parto, a doença  é considerado uma emergência médica e a mãe deve ser mantida em ambiente hospitalar para se certificar de que ela e seu bebê permanecerão seguros. Felizmente psicose pós-parto é muito raro, ainda que muito sério. Se você acha que tem depressão pós-parto, psicose pós-parto, ou apenas o simples e antigo baby blues, converse com seu médico sobre formas de lidar e os tipos de tratamentos disponíveis para te ajudar. 

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 
LEIA MAIS

sexta-feira, março 11, 2016

Utrogestan: Progesterona ajuda engravidar?

Utrogestan  é na maioria das vezes prescrito para as mulheres que estão lutando para engravidar e encontram dificuldade  por causa da baixa quantidade de progesterona no organismo. Os baixos níveis de progesterona no organismo afetam diretamente a regularidade dos ciclos menstruais, a ovulação e dificultam a implantação do embrião.


Para que serve Utrogestan?

Utrogestan é um dos medicamentos prescritos para repor ou aumentar a quantidade de progesterona enviada ao endométrio. Doses regulares e adequadas de progesterona são necessárias para que o útero atinja uma espessura satisfatória para suportar a implantação do embrião.


As baixas doses de progesterona no corpo acabam afetando  a regularidade do ciclo menstrual e a ovulação . Quando o ciclo se torna confuso, desregulado e a ovulação já não ocorre com normalidade, as chances de engravidar se tornam menores, Utrogestan também age de modo a contribuir para a normalização do ciclo e da ovulação.

Para a grande maioria das mulheres que apresentam quantidade reduzida de progesterona no organismo, manter uma gestação  pode ser bem difícil. Grande parte das fecundações não chegam a uma gravidez de fato pela incapacidade do endométrio, que com sem a dose adequada de progesterona, não suporta a implantação do embrião. Por essa razão, os médicos fazem prescrições que se iniciam desde as tentativas para engravidar, até as 12 semanas de gestação. Ultrogestan é também indicado na prevenção e tratamento de aborto de primeiro trimestre.

Qual a dose ideal de Utrogestan para engravidar?

É difícil determinar a quantidade de Utrogestan que o seu médico irá prescrever pois as necessidades são diferentes de mulher para mulher. Através de seu exame hormonal e de seu histórico médico é que essa decisão será tomada. 
Algumas mulheres são mais sensíveis a progesterona e apresentam sintomas mais intensos. Os sintomas comuns do uso de Utrogestan são dor de cabeça, enjoo e sangramentos de escape. 

Para os casos de deficiência lútea e deficiência de progesterona as doses de Utrogestan variam de 200 mg a 400mg dia,  mas essa dosagem pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.
Sua administração pode ser feita por via oral ou vaginal e deve ser dividida em duas vezes, pela manhã e a noite antes de deitar.

Os efeitos colaterais são menores quando a administração do Utrogestan é feita por via vaginal.

Método 100% Natural para engravidar mais rápido| 56% mais resultados -Saiba Mais 

Em que dia do ciclo devo usar Utrogestan para engravidar?


É importante que o Utrogestan só seja utilizado após a ovulação e apenas 10 dias por ciclo. Se utilizado antes, pode atrapalhar o ciclo e impedir a ovulação.

O primeiro dia de administração pode variar de acordo com a conduta médica, mas o mais indicado é que  o primeiro dia de administração seja no 17º dia do ciclo e o último comprimido deve ser administrado no 26º dia do ciclo. 

É importante dizer que os dias de administração, bem como o tempo de uso, pode variar de acordo com a indicação médica e o tamanho do ciclo menstrual. 
Alguns médicos recomendam que o uso de Utrogestan seja continuado até que menstruação desça ou seja confirmada a gravidez, porém nesses casos, é possível que a menstruação atrase alguns dias.

Utrogestan é um medicamento e só deve ser usado sob supervisão médica. Cuidado com a auto medicação.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

quinta-feira, março 10, 2016

Engravidar com muco branco cremoso é possível?

Muco cervical é algo importante quando se trata de engravidar. Embora não seja o ponto chave, é algo que vai proteger o esperma e ajuda-lo a alcançar mais facilmente o óvulo a fim de fertilizá-lo. Porém o aspecto do muco tem vital importância nessa jornada. O muco cervical ideal para engravidar deve ser elástico e transparente ou tipo sabão , aquoso, claro e com pequenas bolhas de ar. Já o muco cervical branco se percebido no momento certo pode indicar que houve ovulação.
LEIA MAIS

quarta-feira, março 09, 2016

Qual a quantidade normal de HCG durante a gravidez?

veja quais os níveis normais de hcg durante a gravidez
Quando se trata de níveis de HCG no início da gravidez, é importante lembrar que não há nenhum número "normal". Os níveis de HCG podem variar tão amplamente entre as mulheres que é difícil identificar uma faixa normal desses níveis.

O que é HCG?

HCG é a abreviatura de gonadotrofina coriônica humana , e é o hormônio que é detectado no sangue ou na urina da mulher grávida. HCG não está presente no corpo a menos que você esteja grávida. Os níveis de HCG começam baixos durante os primeiros dias de gravidez e logo em seguida passam a dobrar a cada 48 horas. Níveis mais elevados de HCG que confirmem uma gestação, são identificados cerca de 12 a 15 após a ovulação. É por isso que se você fizer um teste de gravidez de farmácia muito cedo, é provável que consiga um resultado impreciso, ou o que algumas mulheres identificam como falso negativo, isso acontece porque não há HCG suficiente no seu corpo para ser captado pelo teste de farmácia que normalmente tem 25 mui/ml como limite minimo de detecção.

Quais são os níveis normais de HCG durante a gravidez ?


Uma vez que o embrião se implanta e a placenta começa a crescer, o seu corpo vai começar a (lentamente em primeiro lugar) produzir HCG. No início da gravidez, os níveis de HCG normalmente dobram de 48 em 48 horas como já citamos. Os níveis de HCG vão continuar a aumentar até por volta das 10 ou 12 semanas de gestação, a partir daí  os níveis começam a declinar lentamente.  
Nesse ponto  muitas mulheres acham que podem estar prestes a sofrer um aborto, mas isso não é verdade, é o comportamento normal do HCG no organismo da mulher grávida. 

Cada organismo tem sua própria velocidade para produzir HCG, é possível apresentar níveis dobrados de HCG a cada 30 horas em algumas mulheres, e isso também é normal. O Fato é que os Níveis de HCG aumentam tão rápido em alguns casos que  pode ser difícil delimitar sua normalidade para cada semana gestacional. 


Por exemplo, durante as três primeiras semanas de gravidez os níveis de HCG giram em torno de 3-5mIU / ml, mas com cinco semanas de gravidez  esses níveis podem pairar em qualquer lugar a partir de 18 a 7340 mUI / ml.  Entre  9-12 semanas de gestação, os níveis de HCG podem estar ao redor  de 25.700 a 288.000 mUI / ml. Lembrando que a partir daí os níveis de HCG começam a diminuir naturalmente.

Algumas coisas devem ser lembradas, como por exemplo que quantidade de HCG abaixo de 5 mIU / ml é considerado "negativo", enquanto quantidades de HCG acima de 25 mIU / ml é sugestivo de gravidez. O importante a partir daí é se certificar de que os números dobrem a cada 48 horas até as 9 ou 10 semanas de gestação mais ou menos. Enquanto os números continuam a aumentar num ritmo constante, você pode relaxar pois isso indica que tudo vai bem com sua gestação.

Algumas mulheres apresentam progressão lenta nos  níveis de HCG, e nesse caso os números podem ser um tanto diferentes dos mencionados acima. Caso existam dúvidas quanto a progressão da gestação, comece o pré natal o quanto antes para não perder o primeiro ultrassom que normalmente é realizado entre a 6ª e 8ª semana de gestação.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 
LEIA MAIS

terça-feira, março 08, 2016

Teste de Gravidez : Teste Positivo antes do atraso menstrual é possível?

descubra se é possível confirmar gravidez antes do atraso menstrual
Confirmar um resultado positivo para gravidez antes do atraso menstrual, não é impossível, mas é algo difícil de acontecer para a maioria das mulheres. 
Para entender o motivo, primeiro precisamos entender como funciona um ciclo menstrual. 

Quando uma mulher menstrua, isso significa que o óvulo liberado não foi fecundado ou não conseguiu se implantar no útero, com isso  revestimento do útero, o endométrio, inicia sua descamação e o resultado disso é o sangramento que conhecemos como sangramento menstrual ou menstruação. A maioria das mulheres acha que esse é o fim do ciclo, mas na verdade é o inicio de tudo. 
Este é o processo que o corpo passa afim de iniciar um novo ciclo e dar inicio a uma nova chance de gravidez.

Depois da menstruação o corpo começa a trabalhar num ciclo novo em folha. Os folículos então se apresentam enquanto o endométrio começa a ser novamente preparado. Após alguns dias de estimulo hormonal, um óvulo é liberado e o corpo lúteo começa a liberar grande quantidade de progesterona  afim de espessar ainda mais o endométrio para que o mesmo suporte a implantação e o desenvolvimento inicial do óvulo fecundado. 


É importante citar  que as mulheres têm diferentes comprimentos de ciclo. Os dias que antecedem a ovulação são sim importantes, até porque é nesse momento que a ovulação está se preparando para acontecer, porém a fase lútea, a fase pós ovulação , também pode variar de mulher para mulher. O mais comum é que esse período leve de 12 a 16 dias, porém algumas mulheres podem apresentar menos ou mais dias de fase lútea, e isso gera certa confusão ao tentar contabilizar o ciclo menstrual.

Algumas mulheres são capazes de perceber o dia da ovulação de acordo com seus sintomas ou mesmo ao realizar testes de ovulação, outras se baseiam apenas pelo tamanho do ciclo. Quanto a menstruação não ocorre no dia previsto a dúvida então surge e a esperança de uma gestação se faz. 
As mais apressadas e ansiosas, algumas vezes são incapazes de aguardar pelo atraso menstrual e acabam por fazer testes prematuros. 

A chave do mistério está em dois fatores, o primeiro é que cada corpo tem seu tempo para produzir quantidade satisfatória de hcg e por isso, poucos dias após a ovulação a produção de hcg ainda não é o que se espera. O segundo ponto a ser levado em conta é o tamanho da fase lútea. Você pode estar ovulando dias depois do que imagina e obtendo uma fase lútea curta. Isso é sem dúvida um problema pois além de ser mais difícil manter relações nos dias mais favoráveis, falta tempo suficiente para que o endométrio seja espessado de forma adequada para suportar a implantação do embrião.


Se tem dúvidas, opte por testes de ovulação ou peça ao seu médico exame de progesterona ou ainda ultrassom no 23º dia do ciclo. Desta forma será possível identificar em que altura do ciclo a ovulação acontece.

É possível confirmar a gravidez com teste de farmácia antes do atraso menstrual?


Em alguns raros casos sim, mas o ideal é aguardar por no minimo 5 dias de atraso menstrual. 
Se ainda assim for optar por fazer um teste antes do atraso, escolha os testes de menor sensibilidade. O teste First Response tem um 10 mui/ml como limite minimo de detecção.

Que teste de gravidez devo fazer para ter um resultado positivo antes do atraso menstrual?

Após 5 dias da implantação do embrião os níveis de HCG começam se apresentar. A partir daí é possível realizar um beta quantitativo para matar a dona curiosidade. Valores acima de 5 mui/ml indicam provável implantação do embrião, porém as comemorações só devem começar com resultados acima de 25 mui/ml, pois a implantação é o momento mais delicado da gestação, falha na implantação do embrião infelizmente é muito comum.

Conseguiu um positivo antes do atraso menstrual?
Deixo nos saber através dos comentários e ajude outras mulheres.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS