domingo, março 13, 2016

Fertilidade: A importância da vitamina A na fertilidade

De todas as vitaminas que são essenciais para as funções corporais, a vitamina A é provavelmente uma das mais importantes principalmente quando uma das preocupações é a fertilidade. Se você está tentando engravidar ou lidar com a infertilidade, deve se preocupar com os níveis de vitamina A de seu organismo. 

Carência de Vitamina A em mulheres afeta a fertilidade 

Quer saber de uma curiosidade alarmante? Algo em torno de 17% dos brasileiros apresentam carência de vitamina A , e mais de 53% das famílias brasileiras não consomem sequer metade da quantidade necessária de vitamina A diária.  Pode parecer pouco, mas é porcentagem preocupante. 

A vitamina A é um importante antioxidante que protege nosso organismo de doenças como o câncer por exemplo. A vitamina A ajuda a manter os dentes, gengivas, olhos e cabelo saudáveis e forte, e também ajuda a metabolizar gorduras no corpo! Além de todos esses benefícios, a vitamina A é importante para manter os sistemas reprodutivos em pleno funcionamento.

Vitamina A para melhor a ovulação e a qualidade do muco cervical

Uma das coisas mais notáveis ​​que a vitamina A faz é aumentar e melhorar o muco cervical. Como todos sabemos, o muco cervical é uma parte muito importante do processo reprodutivo. Muco cervical é o que ajuda a proteger o esperma em sua jornada para encontrar o óvulo. A vitamina A ajuda o corpo a aumentar as produções de fluidos e muco cervical e ajuda na composição do próprio muco, o tornando mais nutritivo e saudável para o esperma. 
A vitamina A também é vital para garantir que os folículos cresçam e amadureçam corretamente. Ou seja, é importante para ajudar no crescimento e amadurecimento do óvulo, contribuindo para uma ovulação mensal saudável. A vitamina A mantém todos estes processos corporais importantes em execução e funcionando corretamente.

Onde encontrar a vitamina A?


Felizmente, a vitamina A é uma das vitaminas mais fáceis de obter a partir de fontes naturais. Pode ser encontrada em animais e vegetais. A versão animal é conhecido como retinol, e a versão vegetal é conhecida como beta-caroteno. O Retinol é mais facilmente absorvido pelo organismo, daí a importância de uma alimentação balanceada e da necessidade de proteína animal na alimentação. As fontes animais de vitamina A vem de coisas como ovos, manteiga, leite integral, queijo cheddar e fígado animal. 
As fontes vegetais de vitamina A são encontrados em alimentos como cenoura, batata doce, manga, tomate, mamão, pimentão, abóbora, brócolis, pera, beterraba, abacaxi, caqui,espinafre e melão. A vitamina A também está disponível em cápsulas e suplementos e pode ser consumida diariamente principalmente se você não se alimenta de forma correta.


Converse com seu médico sobre a possibilidade e necessidade suplementação de Vitamina A.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa