segunda-feira, março 21, 2016

IVI Salvador oferece palestra grátis sobre a Endometriose


A endometriose é a vilã da história de muitas mulheres que hoje buscam a maternidade. Nesse próximo mês de Abril, o IVI de Salvador, oferece uma palestra gratuita  para trazer esclarecimento e ajudar as portadoras dessa enfermidade a encontrarem o melhor caminho para conquistar a gravidez sonhada. 
  • Evento é organizado pelo IVI em colaboração com a GAPENDI, grupo de apoio a pacientes com endometriose
  • 15% das brasileiras são afetadas por essa patologia sem cura que pode levar à infertilidade



Salvador, 21 de março de 2016


Endometriose é uma doença conhecida pelas fortes dores durante o período menstrual que causa, essas dores podem aumentar com o desenvolvimento da patologia, que costuma levar vários anos para ser diagnosticada. Consciente disso, IVI Salvador em colaboração com a GAPENDI oferece uma palestra gratuita dia 9 de abril. O evento conta com o apoio do Hospital Memorial Itaigara.

A origem da endometriose ainda é desconhecida, porém os sintomas costumam ser característicos “A endometriose ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero e descama durante a menstruação, está presente em outras partes do corpo” explica Dra. Genevieve Coelho, diretora do IVI Salvador e coordenadora da agenda científica do evento.

Os locais normalmente afetados pela endometriose são as Trompas de Falópio, os ovários, na cavidade pélvica e ligamentos que sustentam o útero, mas também pode atingir o reto e a bexiga, provocando dores gastrointestinais e urinárias. O tratamento da endometriose atualmente não oferece a cura e tem como prioridade reduzir os sintomas de dor e evitar o avanço da doença, que algumas vezes requer tratamento cirúrgico.

Nem sempre a endometriose vai levar à infertilidade, mas portadoras de endometriose têm um risco elevado de desenvolver infertilidade, o que acontece com cerca de 30 a 50% das pacientes. “No IVI Salvador cerca de 40% das pacientes em tratamento de reprodução humana têm endometriose”, comenta Dra. Genevieve Coelho, “provavelmente se elas tivessem conhecimento dessa patologia de forma precoce, poderiam ter engravidado naturalmente antes do seu avanço ou terem feito tratamentos mais simples para conseguir a gravidez”.

GAPENDI, a voz das portadoras de endometriose que precisa ser ouvida

Marília Marques é coordenadora do Gapendi, grupo de portadoras da endometriose. Ela sabe bem o que significa conviver com essa doença, já que é portadora e conhece centenas de histórias que são compartilhadas nos grupos das redes sociais que ela coordena. Marília em Salvador, junto com Luciana Diamante, em São Paulo, lideram as atividades do grupo. “A endometriose é uma doença que mexe não apenas com o nosso físico, acarretando em fortes dores e redução da qualidade de vida, mas também afeta muito nosso emocional, principalmente, naquelas mulheres que nutrem o desejo de serem mães”



Inscrições para palestra gratuita sobre endometriose com vagas limitadas

Data: 9 de abril
Horário: das 8h30 às 13h
Local: R. Altino Serbeto de Barros, 119 – Itaigara (Ed. Linus Pauling – térreo)
Inscrições: endometriose@ivi.es
Participantes terão acesso a consulta com especialista em reprodução humana do IVI Salvador com custos reduzidos.

Sobre o IVI
Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 40 clínicas em 10 países, incluindo Brasil, e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária.