terça-feira, março 22, 2016

Regular os ciclos menstruais de forma natural para engravidar

como regular os ciclos menstruais naturalmente

Todos os meses recebemos a visita, para muitas indesejada, da menstruação. A maioria de nós concorda que é algo incomodo sim, mas necessário principalmente se você está tentando engravidar. Pior do que menstruar e saber que não está grávida, é saber que não está grávida e não menstruar. É uma espera que aflige e traz preocupação já que precisamos da menstruação para iniciar um novo ciclo e assim ter uma nova chance de engravidar.


O estresse, a ansiedade, a má alimentação entre outros fatores, podem interferir na regularidade do ciclo. Menstruar apenas sob influencia de medicação  não é a melhor opção, por isso é importante que algumas atitudes sejam adotadas para que o problema seja corrigido naturalmente.

Mais saúde para mais ciclos regulares

Um dos problemas mais comuns que afetam a regularidade do ciclo menstrual são os problemas de saúde. O excesso de gordura abdominal, alimentação rica em açúcar, carboidrato simples e gorduras bem como o estresse e a ansiedade, são os fatores que mais afetam a saúde.
No entanto, existem também algumas condições médicas, como a sop e infecções. Por esta razão é muito importante que um médico seja consultado quando a irregularidade dos ciclos se torna constante. Se certificar de que está recebendo tratamento adequada é muito importante.


Suplementos naturais para regular os ciclos menstruais

Seu médico poderá lhe prescrever uma infinidade de medicamentos que agem regulando o ciclo menstrual, entre eles os anticoncepcionais. Claro que anticoncepcional não é uma opção aceitável para quem deseja engravidar e embora muitos médicos afirmem que é a melhor opção, existem outros bons tratamentos e recursos disponíveis quando a questão é a regularidade dos ciclos menstruais.

Os suplementos por exemplo, são uma ótima maneira de ajudar seu corpo a se tornar mais saudável naturalmente. Muitas opções naturais como Vitex ou black cohosh, trazer grandes benefícios não só a fertilidade como para trazer regularidade aos ciclos menstruais. As vitaminas também agem regulando os ciclos menstruais. Vitamina C, vitamina D, Vitaminas do complexo B, principalmente b6 e b 12 são alternativas eficazes para resolver os descontroles hormonais que interferem na regularidade dos ciclos menstruais.

Tratamentos naturais para combater a irregularidade dos ciclos

Às vezes  tratamentos naturais como a massagem da fertilidade e acupuntura podem ser extremamente benéficos quando se trata de regular o período. Mulheres que se submetem a esses tratamentos são capazes de ter um melhor fluxo de sangue, o que pode ajudar a melhorar a saúde e a regular o ciclo menstrual. 

Mulheres com SOP, endometriose e obstrução nas trompas encontraram alívio e muitas vezes a cura nesses tratamentos naturais.
Yoga também é um tratamento natural para regular a menstruação. Algumas posições da Yoga atuam ativamente no tratamento de problemas ativos na região pélvica. Poses restauradoras em que o individuo permanece de pé durante o período menstrual,  ajudam a relaxar os músculos, e poses em que se permanece sentado nos demais dias do ciclo ajudam a tonificar os órgãos reprodutivos. A pose de arco (Bow Pose) e a pose do camelo (Camel Pose) são algumas das posições que ajudam a regular os ciclos menstruais.
Bow Pose


Camel Pose

Estas são as principais dicas para regular o ciclo menstrual naturalmente. Lembrando que é muito importante conversar com seu médico sobre suas pesquisas e decisões. somente ele é capaz de afirmar com certeza qual o melhor tratamento para o seu caso.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa