quarta-feira, abril 27, 2016

Ovulação e gravidez: O que é e como identificar a ovulação para engravidar

a importância da ovulação para engravidar



A ovulação é uma das partes mais importantes quando a intenção é engravidar. Se você não ovula, não é possível engravidar. Aprender mais sobre a ovulação irá  te ajudar a determinar as melhores maneiras e os melhor dias para engravidar. 

O que é ovulação?


A ovulação é o processo de desenvolver e liberar um óvulo maduro. Os ovos são desenvolvidos nos ovários ao longo do ciclo. Após ser liberado será  captado pela trompa onde será fecundado e seguirá para o útero. Após liberado pelo ovário, o óvulo viverá de 12 a 24 horas a espera de um espermatozoide, excedido esse prazo o óvulo morre e as chances de gravidez  já não existem mais para esse ciclo.

Identificando a ovulação


Uma das melhores maneiras de melhorar suas chances de engravidar é monitorar o seu ciclo de ovulação. Isso é algo que você pode fazer usando um termômetro basal ou testes de ovulação. A temperatura basal é medida todos os dias pela manhã logo após o despertar. Os testes de ovulação devem ser feitos com intervalos de 10 horas para que os resultados sejam mais eficientes.

Controlando a temperatura basal será possível saber que a ovulação já ocorreu. Está técnica contudo não é eficiente para prever a ovulação, mas pode te ajudar a calcular o provável dia da menstruação. A menstruação ocorre de 12 a 16 dias após a ovulação, conhecendo o dia da ovulação é mais fácil identificar o real atraso menstrual.

Os testes de previsão de ovulação funcionam de forma semelhante a um teste de gravidez. Todas as manhãs, você deve fazer seu primeiro  teste de urina para o hormônio LH., os demais testes devem acontecer em intervalos de 10 horas .Quando o teste apresentar duas linhas da mesma cor, indicará um positivo. Isto quer dizer que o LH atingiu seu pico e que a ovulação está prestes a acontecer . Importante não aguardar pelo positivo para começar os treinos. Tenha relações em dias intercalados tão logo a segunda linha comece a aparecer, assim suas chances serão maiores.

Se a basal não se eleva e os testes de ovulação não positivam, é possível que a ovulação não esteja acontecendo com regularidade, neste caso há várias coisas que você pode fazer. 
A primeira providência a ser tomada quando existe a suspeita de falta de ovulação, é conversar com seu médico a respeito. Ele deverá solicitar alguns exames hormonais afim de identificar o hormônio rebelde que está causando a bagunça do seu ciclo menstrual e impedindo a ovulação.

Resolvendo  problemas de ovulação


Em alguns casos é possível resolver a falta de ovulação apenas com suplementação vitamínica. A falta de ferro, vitaminas do complexo B e vitamina D por exemplo, são normalmente causa para a falta de ovulação de algumas mulheres.  O sucesso do tratamento pode não ser tão rápido quanto o tratamento com indutores de ovulação por exemplo, mas com certeza é menos agressivo e não apresenta riscos a saúde fértil.
Finalmente, melhorar sua saúde de um modo  geral, equilibrar o peso e os níveis de estresse também são pontos importantes a serem trabalhados para que a ovulação acontece com regularidade e mais facilmente. Estes são todos itens que afetam a saúde do seu sistema reprodutivo. Melhorá-los faz com que seja mais fácil para o seu organismo equilibrar a ação hormonal, o que por sua vez facilitará  a ovulação regular. 
E para finalizar não se esqueça da recomendação de sempre, evite cafeína, álcool e fumo.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa