segunda-feira, abril 18, 2016

Ovulação: Como ovular de forma natural sem medicação


Um dos principais benefícios em utilizar vitaminas para ovular  é o fato de evitar o uso de medicamentos que normalmente apresentam efeitos colaterais desagradáveis e podem ser perigosos em alguns casos. As vitaminas no entanto, funcionam aumentando e melhorando a função natural do corpo o que facilita e aumenta as chances de engravidar naturalmente.
Além das funções já conhecidas das vitaminas, o que você pode não saber é que tomar as vitaminas corretas ajuda a melhorar a regularidade do seu ciclo e favorece a ovulação. 

Dificuldades de ovulação são cada vez mais frequentes e embora não seja o único ponto vital para a ocorrência de gravidez, sem ovulação não é impossível engravidar uma vez que o gameta feminino não é libertado para o encontro com o espermatozoide e posterior fecundação.

Ácido fólico


O ácido fólico é de longe a vitamina mais importante para a mulher que quer engravidar. Sua ação é benéfica  não apenas para a formação correta do feto como também ajuda a aumentar a qualidade dos óvulos e a corrigir distúrbios relacionados a ovulação. O recomendado é que mulheres que desejam engravidar tomem 0,4mg diárias de ácido fólico desde as tentativas de gravidez até a 12ª semana de gestação.


Vitamina D para aumentar a ovulação


A deficiência de vitamina D vem crescendo entre os brasileiros  e isso é no minimo curioso já que a principal fonte dessa vitamina é o sol e temos sol durante a maior parte do ano. O sol é um dos principais motivos para o aumento de positivos durante os meses mais quentes do ano justamente por corrigir os níveis de vitamina D que por ventura estivessem fora do ideal.  Os baixos níveis de vitamina D estão diretamente relacionados a interrupção da ovulação e o descontrole dos ciclos menstruais de grande parte das mulheres em idade fértil. 

É importante principalmente nos meses mais frios repor vitamina D através de suplementos. A dose diária recomendada é de 1000 UI para os homens e mulheres que desejam conceber.

Ferro para regular os hormônios femininos


O ferro também é uma das vitaminas importantes para a ovulação.  Quando uma mulher está anêmica ou tem uma deficiência de ferro, seu ciclo de ovulação é geralmente interrompido. Para muitas mulheres, tomar suplementos de ferro pode ajudar a regular os hormônios que causam problemas com a ovulação. Basta lembrar de tomar estes suplementos com fibras e água, porque eles podem causar prisão de ventre.

Vitamina B6 para diminuir naturalmente a prolactina


Esta é outra vitamina que ajuda a regular a hormônios femininos e que aumenta a ovulação das mulheres. Ela  ajuda a reduzir a quantidade de prolactina do corpo, que pode também ser prejudicial para a ovulação e atua aumentando a fase lútea.

Vitamina C para fortalecer o vasos sanguíneos e o endométrio


A vitamina C é algo que ajuda a melhorar a capacidade do corpo de absorver o ferro, o que é importante para o ciclo de ovulação. Ele também pode ajudar a tornar os vasos sanguíneos mais fortes, ajudar a combater infecções e criar mais muco cervical. Esses  são todos fatos que podem interromper a ovulação caso existe algum descontrole em sua atividade.

Certifique-se de estar ingerindo as vitaminas corretas e quantidade adequada de cada uma delas para que seu corpo trabalhe a favor dos ciclos ovulatórios normais. Uma alimentação saudável, rica em fibras, proteínas e com carboidratos complexos é também muito importante para manter a regularidade dos ciclos menstruais e favorecer a ovulação.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa