segunda-feira, maio 30, 2016

Garanta o sucesso de sua FIV na primeira tentativa

conheça os motivos que atrapalham o sucesso de sua fiv

Infelizmente, muitos casais sofrem com a infertilidade e muitos deles passam algum tempo economizando e juntando dinheiro para tratamentos de fertilidade. Nos dias de hoje tratamentos de infertilidade são sim mais acessíveis, mas ainda tem um custo elevado para a realidade de muitos. Aprender mais sobre as razões mais comuns para a falha ou a falta de sucesso desses tratamentos  pode ajudar a determinar o sucesso dos procedimentos e evitar mais gastos em tentativas posteriores.


O sonho de todo casal que se submete a uma técnica de reprodução assistida para engravidar é de que a gravidez aconteça na primeira tentativa, mas nem sempre isso acontece. A taxa de sucesso da FIV, por exemplo, que é a técnica mais procurada pelos casais com problemas de fertilidade, pode variar de acordo com a idade e do problema que causou a infertilidade. Uma das maneiras mais seguras  e acertadas de se aumentar as chances de sucesso de seu tratamento de fertilidade  é conhecer as principais razões pelas quais eles falham em primeiro lugar. Vamos observar com cuidado alguns pontos importantes.

Baixa qualidade dos óvulos


Uma das razões mais frequentes para a falta de sucesso do procedimento é a baixa qualidade dos óvulos. Um óvulo pouco saudável pode apresentar falhas na divisão celular, implantação e má formação fetal. Todas essas questões podem levar a falha do procedimento.

Óvulos de baixa qualidade são mais comuns em mulheres com idade avançada. Após os 35 anos, a qualidade dos óvulos, bem como a fertilidade da mulher, sofre um declínio importante. A melhor forma de evitar falhas no seu tratamento de fertilidade é fazer uma análise genética dos óvulos que serão utilizados no procedimento. Para a mulher que já não possui óvulos aptos ao processo, a solução viável é a utilização de óvulos doados.


Anormalidades com espermatozoide


Espermatozoides com anomalias, assim como óvulos de pouca qualidade, podem gerar grandes transtornos. A dificuldade começa na fecundação e se estende para divisão celular e formação fetal. Assim como os óvulos, espermatozoides podem ser testados para atestar sua qualidade.
A fecundação é um processo delicado e muito importante, se o espermatozoide não tiver condições adequadas e capacidade para fecundação o processo fica comprometido.

Se o espermatozoide não tiver condições de fecundar um óvulo e promover o sucesso da tentativa, espermatozoides de doadores podem ser utilizados.

Dificuldade de implantação


Outro grande problema quando se trata de tratamentos de fertilidade é o processo de implantação. O revestimento uterino (endométrio) de algumas mulheres,  encontra grandes dificuldades para implantar e sustentar a gestação inicial.
Esta é uma das questões mais difíceis de tratar. Em determinados casos  alguns  medicamentos ou suplementos podem ajudar a sanar o problema.
Alternativa bastante eficiente é se atentar a alimentação e manter uma rotina saudável. A alimentação e rotina leve de exercícios ajudam a equilibrar os hormônios e favorecem o processo de espessamento do endométrio, tornando assim o revestimento uterino mais forte e receptivo ao embrião.



De uma forma geral essas são as principais e mais frequentes causas para a falta de sucesso dos tratamentos de fertilidade. Claro que cada caso é único e alguns problemas de saúde específicos podem ainda ser a principal causa para o resultado negativo de sua tentativa de reprodução . Porém o mais importante nestes casos é discutir e avaliar junto a seu médico as reais chances de sucesso e o melhor tratamento a ser seguido.

LEIA MAIS

sexta-feira, maio 20, 2016

Nasce primeiro bebê da nova técnica de reprodução assistida AneVivo


primeiro bebe da técnica anevivo


  • A primeira clínica do grupo de reprodução humana IVI a receber a tecnologia AneVivo foi IVI Bilbao e também a primeira clínica espanhola a implantar o novo tratamento
  • Dispositivo permite a fecundação e desenvolvimento do embrião in vivo (dentro de uma capsula porosa no útero da mãe), permitindo um processo mais natural que o in vitro, no laboratório de reprodução humana

IVI Bilbao, clínica de reprodução humana do Instituto Valenciano de Infertilidade que também possui clínicas no Brasil, conseguiu pela primeira vez na Espanha o nascimento de um bebê mediante a nova técnica de fecundação natural chamada AneVivo, desenvolvida pela empresa Suíça Anecova e selecionada como tecnologia pioneira em 2008 pelo Fórum Econômico Mundial. AneVivo permite a fecundação e desenvolvimento inicial do embrião no útero, no lugar de no laboratório, que é como acontece no tratamento de Fertilização in Vitro.
O processo consiste na introdução dos óvulos e espermatozoides unidos em um dispositivo intrauterino para que a fecundação e posterior desenvolvimento embrionário aconteça dentro do útero, no lugar de numa incubadora. Posteriormente, o dispositivo é retirado para a seleção dos melhores embriões ou embrião, que será introduzido novamente no útero materno para sua implantação. “Este método permite que o embrião seja fecundado e se desenvolva desde suas primeiras horas no seu meio ambiente com as mesmas condições de luz, temperatura e nutrientes que teria se tivesse sido concebido de forma natural. Do ponto de vista psicológico, permite aos pais estarem mais próximos ao processo de reprodução assistida”, explica Dr. Marcos Fernando, diretor médico do IVI Bilbao.
Dra. Genevieve Coelho, diretora clínica do IVI Salvador explica que esta tecnologia possibilita a passagem de fluidos, nutrientes e outros componentes celulares e não celulares através de uma membrana porosa que facilita a interação entre embriões e entorno materno de um modo mais fisiológico. “Os resultados do tratamento foram validados no IVI Bilbao e ali já está sendo oferecido aos nossos pacientes, porém no Brasil ainda não temos uma data para trazer esta nova tecnologia” comenta Dra. Genevieve.
Anecova está começando a comercializar a tecnologia Anevivo em determinados centros de prestigio internacional, sendo a clínica IVI Bilbao uma das primeiras a utilizar e participar ativamente do seu desenvolvimento. “Estamos orgulhosos do nascimento desse primeiro bebê com a ajuda de uma de nossas clínicas” comemora Dra. Genevieve. IVI Bilbao se tornou um centro de excelência para os procedimentos de fecundação natural em reprodução humana” comenta Martin Velasco, presidente e fundador de Anecova. 

Sobre o IVI

Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 50 clínicas em 11 países, incluindo Brasil, e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária.
LEIA MAIS

quinta-feira, maio 19, 2016

Dicas para engravidar: 4 dicas para aumentar a fertilidade e engravidar mais rápido


Toda mulher quando decide engravidar, imagina e espera que a gravidez não tarde a acontecer, afinal somos ensinadas desde muito cedo que se não tomarmos a contracepção sem falhas e atrasos, uma gravidez "indesejada" pode acontecer a qualquer momento. Algumas de nós descobrem que as coisas nem sempre são assim tão simples no momento em que param com a contracepção e alimentam o desejo de ter um filho. Alguns ciclos se passam e passamos a questionar o motivo da demora. 


Uma consulta médica é então agendada, exames são realizados, uma investigação completa é feita e nada que comprometa seu sonho é encontrado.  Ainda assim o teste de gravidez insiste em mostrar o temido negativo. Ao invés de se perguntar o que de errado você está fazendo, procure por dicas que te mostrem como fazer certo. Mudar a forma de pensar e encarar as coisas é também um ponto importante dessa jornada.
Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo. Listamos 4 dicas simples para aumentar a fertilidade e engravidar mais rápido.

Dica 1: Alimentação saudável


Se alimentar da forma correta não só vai melhorar a sua saúde como te tornará mais fértil. Considere diminuir a ingestão de farinha branca, açúcar e alimentos gordurosos. Alimentos processados também devem ser evitados, bem como frituras e refrigerantes. A má alimentação pode gerar além do aumento de peso, descontroles hormonais importantes e prejudiciais a saúde fértil feminina.

A má alimentação pode gerar sobrepeso que por sua vez atrapalha a ovulação. A dificuldade de ovulação é algo que atrasa e dificulta a gravidez. 

Dica 2: Beber água


Cuidar da hidratação também é algo que ajuda a aumentar suas chances de engravidar rapidamente. A hidratação adequada faz o sangue fluir melhor e melhora a saúde do seu sistema reprodutivo. Outro benefício trazido pela hidratação adequada é a fabricação de muco cervical. O componente mais influente e necessário para a abundância de muco cervical é a água. O Muco Cervical é importante para assegurar que o espermatozoide chegue até as trompas para fecundar o óvulo.

Dica 3: Vitaminas ideais 


Nem sempre a alimentação supre todas as necessidades vitamínicas de nosso organismo. Para uma mulher que busca engravidar, esse é um ponto determinante para encurtar o caminho até o positivo. Ácido fólico, ferro, vitamina D e vitaminas do complexo B entre outas, são vitaminas importantes para mulher que deseja engravidar mais rápido.


Dica 4: Reduzir Estresse


O estresse é veneno para o corpo e para alma. Não importa de onde ele venha, não importa qual seu motivo, é nocivo e pode impedir a gravidez de acontecer. 
Acredite, isso não é bobagem. O estresse e a ansiedade são capazes promover desordem hormonal e impedir a ovulação. Se o estresse é causado pelas tentativas frustradas de engravidar use mais uma vez a regra da positividade. Pensamento positivo atrai coisas positivas, negatividade traz cada vez mais dificuldade. Duvida? Só vai conhecer os resultados se tentar.

Leia também: Porque a ansiedade atrapalha engravidar

Essas dicas são úteis também para os homens que precisam manter e ou aumentar a saúde dos espermatozoides. Mude seus hábitos, incentive seu parceiro a fazer o mesmo e colha os bons frutos dessas 4 dicas simples para engravidar.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

terça-feira, maio 17, 2016

Desequilíbrio hormonal depois de parar o anticoncepcional

dicas para engravidar após a parar com o contraceptivo
Regular o ciclo depois do anticoncepcional


Depois de parar o anticoncepcional é possível perceber que os hormônios estão desequilibrados. Se a intenção é engravidar, esse desequilíbrio pode ser um grande empecilho. Hormônios fora de ordem geram irregularidades no ciclo menstrual e até falta de ovulação. 

A regularidade dos ciclos menstruais é muito importante para que a gravidez não demore mais que o necessário para acontecer.

Para a sorte de nós mulheres, existem tratamentos naturais para engravidar eficientes e baratos que agem no controle dos ciclos favorecendo o controle hormonal, a ovulação e consequentemente a gravidez, caso essa seja sua intenção.

Mudar a sua dieta


A primeira coisa a se fazer para acabar com o desequilíbrio hormonal depois de parar o anticoncepcional é mudar sua dieta alimentar. Foque a alimentação em frutas, vegetais, cereais integrais e alimentos orgânicos. Fique longe de alimentos fritos, processados, gordurosos, açucarados e ricos em farinha branca. Uma dieta balanceada vai melhor sua saúde fértil ajustar o desequilíbrio hormonal depois de parar o anticoncepcional.

Dê atenção aos líquidos ingeridos. Ficar longe de álcool e cafeína é uma ótima opção para as mulheres que estão tentando equilibrar seus hormônios. A cafeína por exemplo aumenta os níveis de cortisol e por consequência os hormônios da tireoide diminuem promovendo uma verdadeira bagunça hormonal. Em vez disso, tente beber água, tanto quanto possível, a água manterá todo seu organismo hidratado, além de melhorar o trabalho dos ovários e o espessamento do útero.

Peso Saudável e Estilo de Vida


Além da alimentação equilibrada, é importante fazer exercícios físicos. Uma simples caminhada diária pode contribuir e muito para ajustar a sua atividade hormonal. Durante a atividade física, hormônios importantes são liberados. Esses hormônios não só diminuem o estresse como aumentam a imunidade do corpo. 
Mulheres com sobrepeso ou obesidade,  tendem maiores dificuldades hormonais. Fumo e álcool também são fatores que atrapalham o desempenho hormonal dificultando a ovulação. É preciso estar atenta a isso principalmente para ajustar o desequilíbrio hormonal depois de parar o anticoncepcional.

Ervas e Suplementos vitamínicos 


Existem  várias ervas e suplementos vitamínicos que podem promover hormônios regulares e ovulação equilibrada. Vitaminas simples, acessíveis e baratas . O ácido fólico, por exemplo, é extremamente útil em ajudar as mulheres a regular seus hormônios e engravidar mais rápido. Uma dose de 5 mg diária é o suficiente para melhorar a qualidade dos óvulos.

Água inglesa para eliminar o acumulo hormonal dos anticoncepcionais


A água inglesa é um fitoterápico produzido a partir  de ervas amargas inicialmente desenvolvida para incômodos estomacais. 

Descobriu-se no entanto sua eficácia para a saúde fértil feminina e atuação benéfica no pós parto e lactação.
Para mulheres que desejam engravidar, a água inglesa  age no controle hormonal, principalmente ajudando na eliminação de hormônios artificiais como os contidos nos anticoncepcionais orais, injetáveis e implantes e adesivos contraceptivos.

Um único ciclo de tratamento com água inglesa é o suficiente para promover a limpeza do organismo e ajudar no equilíbrio hormonal. 
Mulheres com endometriose também podem se beneficiar com o  tratamento natural para endometriose a partir da água inglesa.



O cérebro é a chave de tudo 


É preciso ter em mente que o cérebro é o ponto chave da maioria das questões, por isso iniciar essa jornada ciente de que alguns contratempos podem surgir é de extrema importância. 

Seu corpo precisa de tempo para se adaptar a nova realidade, e a ansiedade e o estresse podem ser os grandes vilões da sua história se você não tiver paciência e determinação para ajustar seu modo de vida a essa nova realidade.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

LEIA MAIS

sexta-feira, maio 06, 2016

Óvulos e espermatozoides produzidos a partir de células da pele são quase uma realidade


 
·         Mediante a reprogramação celular direta, investigadores da Fundação IVI conseguiram transformar células da pele em precursoras de células germinais

·         Com a comprovação de resultados em animais, pesquisa com células humanas é projeto mais próximo da criação de gametas in vitro para a espécie humana


Depois de cinco anos de pesquisa da Fundação IVI, foi publicado na revista científica Scientific Reports do conceituado grupo Nature, o estudo que conseguiu identificar marcadores compatíveis com as células germinais (óvulos e espermatozoides). A pesquisa representa o primeiro passo para um objetivo superior: conseguir que uma pessoa que não pode produzir seus próprios gametas, possa obtê-los a partir células de sua própria pele.

Para conseguir espermatozoides e óvulos a partir das células da pele, os cientistas espanhóis utilizaram a reprogramação celular direta. O processo realizado através da estimulação com um coquetel de genes específicos, consegue que células adultas se transformem, seus cromossomos sejam reduzidos à metade depois de entrar em meiose, para então se transformarem em marcadores genéticos e epigenéticos próprios das células germinais.

Apesar do estudo estar no primeiro passo em humanos, sua aplicação em camundongos já revelou resultados positivos. “O que queremos conseguir manipular as células da pele geneticamente para conseguir que uma pessoa que não tem espermatozoides ou óvulos próprios, possa obtê-los para ter filhos geneticamente próprios”, explica Dra. Genevieve Coelho, diretora da clínica de reprodução humana IVI Salvador, que é parte do grupo responsável pelo estudo.


A pesquisa desenvolvida pela Fundação IVI em colaboração com a Universidade de Standford, é o primeiro passo de um ambicioso projeto de longo prazo inspirado no princípio de reprogramação celular, conceito que deu o prêmio Nobel de Medicina em 2012 para Shinya Yamanaka. 
LEIA MAIS

quinta-feira, maio 05, 2016

Clomid: Alternativas naturais ao indutor de ovulação clomid

Clomid é um medicamento que ajuda as mulheres a ovularem. Embora possa em alguns casos apresentar alguns efeitos colaterais perigosos, é um medicamento comumente prescrito por  muitos médicos. Muitas mulheres tem receio de utiliza-lo e outras tantas gostariam de encontrar uma alternativa que desempenhe a mesma função sem os perigos dos efeitos colaterais de clomid e com valor mais acessível. Existem alternativas naturais que podem substituir o uso do clomid de forma eficiente e satisfatória. 

Clomid é um medicamento de fertilidade popular que ajuda as mulheres a engravidar. Embora clomid possa ser comprado sem receita médica, é um medicamento que necessita da prescrição da dosagem correta e de acompanhamento médico. Os ciclos com estimulado por clomid, devem ser monitorados de perto pelo médico, afim de atestar a sua eficácia. Algumas mulheres precisam que as doses do medicamento sejam ajustadas para que a indução da ovulação aconteça de forma satisfatória e outras não apresentam resposta ao tratamento com clomid. 
Clomid não está na lista dos medicamentos disponíveis nos postos de saúde ou em farmácias do governo, por isso pode ser dificil para algumas mulheres realizarem um tratamento através desse medicamento para fertilidade. O custo do tratamento com clomid não é muito elevado, mas ainda assim existem formas naturais mais baratas e tão eficientes quanto o fármaco clomid, com a vantagem de não apresentar os perigosos efeitos colaterais. É sobre elas que falaremos a seguir.

Shatavari


Esta medicação é usada para ajudar a regular seus níveis de estrogênio Além de regular o estrogênio, Shatavari também ajudará a regular seus ciclos menstruais, o que facilitará o trabalho hormonal do organismo e consequentemente trará benefícios a ovulação.

Vitex


Vitex é uma erva antiga que tem sido usada durante séculos para ajudar as mulheres a regular seus hormônios. É também uma alternativa  extremamente semelhante ao Clomid exceto pelo fato de ser uma opção natural e mais rentável. Algumas mulheres com condições como a SOP por exemplo , podem se beneficiar duplamente com o tratamento através de vitex. Além de vitex estimular a ovulação, age limpando os ovários e regulando suas funções.

Tribulus Terrestris


Quando você está tentando engravidar, uma ótima opção para regular seu ciclo de ovulação é o  Tribulus  Terrestris. A pesquisa mostra que esta raiz ajuda as mulheres a ovular mesmo  após meses sem ovulação ou menstruação. Sua eficácia é comprovada em cerca de 60% dos casos. Para além de ajudar na ovulação, este medicamento também tem sido eficaz para melhorar todo o sistema reprodutivo. 

Outras opções para induzir a ovulação


É importante notar que tomar medicamentos naturais para fertilidade não vai necessariamente ajudar a engravidar mais rápido. O corpo muitas vezes precisa de alguns ciclos para se ajustar e desempenhar seu papel da forma devida.
Se alimentar de maneira saudável ​​e ingerir muita água são algumas das coisas que podem contribuir na concepção, assim como reduzir o estresse também é algo que pode ajudar. Tomando atenção a esses itens e fazendo uso dos suplementos corretos, engravidar pode se tornar uma tarefa menos complicada.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa

LEIA MAIS