quarta-feira, junho 29, 2016

Dor de cabeça na gravidez: Que remédios posso tomar na gravidez?


tratamento para dor de cabeça durante a gravidez

Você  deve discutir todos os seus sintomas com seu médico antes de começar tratar por conta própria qualquer condição. Essa conduta garantirá a sua segurança  e a de seu bebê ao longo de toda gravidez.

Quando se está grávida é extremamente importante ter cuidado com as medicações utilizadas. Um problema comum para a grande maioria das gestantes são as dores de cabeça. A cabeça pode doer de forma intensa e a medicação a ser utilizada deve ser bem estudada pelo médico.

É muito importante consultar o médico sobre a medicação utilizada em qualquer condição dolorosa que surja durante a gestação, mas as dores de cabeça merecem atenção especial.

As dores de cabeça durante a gravidez podem surgir devido as alterações hormonais naturais dessa fase ou ainda sinalizarem algo mais grave como aumento da pressão arterial e pré-eclâmpsia. Daí a total necessidade de dar a devida atenção a dores de cabeças frequentes durante a gravidez.

Caso as dores de cabeça sejam provenientes das alterações hormonais naturais da gravidez o médico poderá receitar alguns medicamentos.


Paracetamol


Durante a gravidez a medicação mais comum e mais segura é o paracetamol e medicações desenvolvidas a partir dessa substância. São medicações seguras desde que utilizadas conforme orientação do seu obstetra.

Por outro lado, medicações  como a aspirina ou ibuprofeno  devem ser evitadas e a maioria dos médicos concordam não serem totalmente seguras durante a gravidez.
Em caso de enxaqueca, existem outros medicamentos mais fortes, mas ainda seguros para serem administrados durante a gravidez. Solicite orientação médica caso esse seja o seu problema.

Tratamento Natural para dor de cabeça na gravidez


A melhor maneira de tratar as dores de cabeça durante a gravidez é observar a causa das dores, de onde e porque elas surgem. Comece por olhar para o item que está provocando a sua cabeça. Algumas mulheres desenvolvem dores de cabeça por causa de sua alimentação.

Preste muita atenção a alimentação.  Alimentos  que incluem nitratos e nitritos, adoçantes artificiais ou mesmo alimentos como bananas,  que contenham cafeína, produtos lácteos e peixes defumados podem ser os causadores das dores de cabeça durante a gravidez.

Compressa é uma excelente forma de tratar e diminuir as dores de cabeça. Banhos e compressas frias tendem a apresentar ótimos resultados nas enxaquecas por exemplo. Faças as compressas em local escuro e com pouco barulho para uma melhor eficácia.

Evite ficar mais de 3 horas sem comer. A queda de açúcar no sangue pode provocar dores de cabeça, assim como sede e poucas horas de sono.


Dormir pelo menos 8 horas por noite e se possível tirar um cochilo de 30 minutos durante o dia, pode ajudar a controlar as dores de cabeça.

Outra forma natural de tratar as dores de cabeça na gravidez é massagear com leve pressão os pontos mais doloridos da cabeça. Pressione por 3 segundos e solte. Faça isso em todos os pontos mais doloridos. Repita a ação algumas vezes e perceba o alívio imediato.

Jamais se auto medique principalmente durante a gravidez.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário