quanto tempo depois do aborto posso engravidar

Se você está tentando engravidar após um aborto, é provável que esteja vivendo um misto de emoções confusas e desgastantes. Algumas mulheres conseguem engravidar rapidamente após um aborto, mas outras podem decidir que talvez esperar seja a melhor opção. O fato é que não existem regras sobre quanto tempo depois do aborto pode engravidar. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

Mulheres que passaram por um aborto ou natimorto, muitas vezes desejam partir para um nova tentativa tão logo se sintam preparadas. E as vezes nem estão tão preparadas assim. Muitos médicos pedem que suas pacientes esperem de seis meses a um ano antes de começar a tentar novamente. Mas essa longa espera é realmente necessária? 

Curetagem pode aumentar o tempo de espera para uma nova gravidez



Um dos motivos para que os  médicos peçam para esperar antes de tentar uma nova gravidez é para que a saúde da mulher tenha tempo de ser plenamente restabelecida. 

Essa é uma opção acertada principalmente quando se desconhece a causa do aborto. Esperar dará ao médico tempo para um investigação em busca de problemas que afetem a fertilidade.

Outro fator é a condição do útero após o aborto. Por vezes é necessário passar por uma curetagem para remover todo o tecido produzido pela gravidez. Após esse procedimento, o útero pode precisar de algum tempo para se restabelecer e conseguir espessar adequadamente. 

Mulheres que não passaram por curetagem podem tentar uma nova gestação após 2 meses do aborto. Para as que precisaram passar pelo procedimento, o tempo mínimo de espera é de 6 meses. É a medida de segurança necessária para evitar que um novo aborto ocorra, pelo útero não apresentar condições adequadas de implantação.

Um tempo para rever seus hábitos


Esperar alguns meses para engravidar também poderá lhe dar tempo para mudar seu estilo de vida. 
Se você estiver com sobrepeso, é hora de mudar a alimentação e incluir algumas horas de exercícios diários em sua rotina. Perder peso  vai te ajudar a  engravidar de forma mais fácil e contribuirá para uma gravidez saudável . 

Diminuir a ingestão de café é também um ponto a ser considerado. É comprovado que o café além de diminuir as chances de engravidar, aumenta as chances de aborto.

Se não houverem agravantes e for seu primeiro aborto, alguns médicos defendem a tese de que é seguro tentar engravidar tão logo o ciclo se regularize e a ovulação aconteça. 

Fatores emocionais que atrapalham a gravidez 


Para muitas mulheres, esperar pelo menos alguns meses antes de tentar engravidar pode ajudar com os fatores emocionais relacionados a um aborto. Pode ser muito difícil de processar este tipo de perda. 

Algumas mulheres precisam de tempo para digerir e entender esse momento. Esperar até que você esteja emocionalmente pronta para começar uma nova jornada, pode tornar o processo muito mais fácil. 
O estresse é uma das principais causas de infertilidade e esperar pode diminuir as chances de tropeçar em alguma dificuldade relacionada a ansiedade e ao medo de falhar. 

A melhor coisa é parar, respirar e olhar um pouco para si. Seu corpo pode estar pronto mas suas emoções podem dizer que não, ou vice versa, o importante é respeitar os seus limites e juntar forças para essa nova empreitada.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

0 Comentários