segunda-feira, janeiro 02, 2017

Ciclo anovulatório| Menstruar sem ovular é possível ?


É possível menstruar mesmo sem ter ovulado? A resposta até pode ser simples, mas a explicação é um pouco mais complexa.  O é um ciclo anovulatório?

É possível menstruar mesmo sem ter ovulado ou pelo menos apresentar algum sangramento semelhante. Esse sangramento é  mais conhecido como hemorragia anovulatória ou hemorragia estrogênica. 

Não é tecnicamente um sangramento menstrual, uma vez que você não está ovulando, mas é um sangramento promovido pela ação falha do estrogênio entre outros hormônios envolvidos no ciclo . Esse tipo de sangramento é o que define um ciclo anovulatório.

Ciclo anovulatório

Um ciclo onde existe menstruação mas não existe ovulação é considerado um ciclo anovulatório. Algumas mulheres passam meses “menstruando” normalmente sem ao menos suspeitar que a ovulação não está acontecendo. Existe uma ideia natural de que se a menstruação é regular e frequente, tudo tende a estar ok com a fertilidade. 

A afirmação não é de todo errada, grande parte das mulheres que menstruam com regularidade não apresentam episódios frequentes de anovulação.


Por que ocorre o sangramento anovulatório?

Por que uma mulher continua a ter menstruação se não está ovulando?


Quando o corpo produz estrogênio, que é o hormônio que inicia o espessamento endometrial, mas não consegue manter os níveis adequados desse hormônio para estimular a ovulação, é justamente quando ocorrem os sangramentos anovulatórios.

Menstruação ou sangramento anovulatório?

Existe alguma maneira de saber se você está realmente menstruando  ou apenas tendo um sangramentoanovulatório?

Respondendo diretamente, se não houver acompanhamento do ciclo com ultrassom, testes de ovulação ou mesmo medição da temperatura basal, é quase impossível perceber a falha da ovulação.

É fato que o ciclo anovulatório tende a apresentar sangramentos mais escuros e em menor fluxo, no entanto para algumas o fluxo segue o padrão normal.

Se está tentando engravidar a mais de 6 meses, marque uma consulta para um acompanhamento de do ciclo e confirmação da ovulação.

Existem outras causas para o ciclo anovulatório. Por isso é importante conversar com seu médico para uma investigação mais detalhada. 

Como Melhorar a Ovulação



Os problemas ovulatórios são cada mais frequentes . No entanto, antes de partir para tratamentos mais agressivos e com efeitos colaterais importantes, se informe sobre os métodos e dicas naturais para estimular a ovulação.

Assista ao vídeo-5 opções naturais para induzir a ovulação

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário