segunda-feira, junho 12, 2017

Primeiros sintomas de gravidez | 13 sintomas inconfundíveis

sintomas na primeira semana de gravidez
Sintomas nas primeiras semanas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez podem ser bem sutis. Para maioria das mulheres percebe-los pode não ser tão fácil. É preciso pleno conhecimento de seu corpo e muita atenção a todas as pequenas mudanças que podem surgir. É preciso alertar que os primeiros sintomas de gravidez são muito parecidos com os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM). Vamos conhecer os sintomas nas primeiras semanas de gravidez.

O ideal, mesmo que muitos primeiros sintomas de gravidez apareçam, é aguardar algum tempo de atraso menstrual para um teste. Setenta por cento das gestações iniciais são interrompidas ainda nas primeiras semanas de gravidez e muitas vezes sem que a mulher perceba. É a chamada Gravidez Química. Aguardar pelo menos dez dias de atraso menstrual para fazer um teste de gravidez pode te poupar bastante sofrimento. 

Treze sintomas de gravidez mais presentes


Cólicas  desconfortos no baixo ventre

Para muitas mulheres cólicas e desconfortos no abdome são comuns durante o ciclo menstrual. No entanto  frequência desses eventos pode se intensificar. Se esse for o caso fique atenta, esse pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

Essas cólicas mais intensas e insistentes ocorrem no início da gravidez devido ao aumento do fluxo de sangue no útero para que a implantação do embrião ocorra com segurança.

Sensibilidade a odores


Os enjoos e vômitos são os sintomas de gravidez mais famosos e talvez os mais esperados. Mas para grande parte das mulheres esses sintomas não surgem sozinhos. 

Enjoos e vômitos normalmente são acompanhados de forte aversão a certos odores. Algumas mamães podem enjoar até mesmo do cheiro do perfume do parceiro ou até do cheiro natural do parceiro. 

Choro e riso fácil - Alterações de Humor

Já nas primeiras semanas de gravidez, a mulher pode se estar muito mais sensível do que o habitual. As emoções estão muito mais a flor da pele e isso é facilmente percebido pelas alterações de humor que podem ser frequentes. Hora feliz, hora melancólica, hora eufórica, hora enfurecida. Os hormônios são os principais responsáveis por esse que é um dos primeiros sintomas de gravidez.

Aréolas dos seios escurecidas 

Um dos primeiros sintomas de gravidez mais evidente é o escurecimento das aréolas. Os hormônios que atuam nas glândulas mamárias aumentam o fluxo de sangue e isso pode provocar o escurecimento e também coceira ou comichão nos seios e aréolas.

Corrimento borra de café ou rosado

Esse pequeno sangramento é um dos primeiros sintomas de gravidez e é comum para apenas 10% das mulheres. Um corrimento borra de café ou rosado é percebido durante a implantação do embrião no útero materno. Esse processo que é chamado de nidação pode durar de 4 a 15 dias e mais de um pequeno sangramento pode ser percebido durante esse período.

Inchaço Abdominal

O aumento do fluxo de sangue para o abdome pode produzir certo inchaço abdominal. Nem todas chegam a perceber esse sintoma logo nas primeiras semanas de gestação. Outra razão para o inchaço é a movimentação lenta do sistema digestivo. O Acúmulo de gases pode também provocar inchaço abdominal.

Pele oleosa

O aumento da oleosidade da pele é um dos sintomas das primeiras semanas de gravidez. Esse aumento pode provocar o surgimento de cravos e espinhas que ficam bastante evidentes do rosto da futura mamãe.

Fadiga e muito cansaço

O corpo da mulher, principalmente nas primeiras semanas de gravidez, precisa empregar mais energia na implantação e nutrição do embrião. Por isso, devido a ação hormonal e o fluxo de sangue, a mulher pode se sentir muito cansada, esgotada fisicamente. Não é um cansaço preguiçoso, é o tipo de cansaço que a faz sentir como se estivesse carregando o mundo nas costas.

Dores de cabeça

Com o aumento do fluxo de sangue e a alta produção de progesterona é comum nas primeiras semanas de gravidez sentir forte dor de cabeça. Algumas mamães são obrigadas a conviver com esse sintoma de gravidez durante toda a gestação. No entanto fique atenta! Embora a dor de cabeça seja um dos primeiros sintomas de gravidez, é preciso atenção pois esse também pode ser um sintoma de alteração da pressão arterial.

Prisão de ventre

A progesterona tem por principal função relaxar a musculatura do útero para evitar contrações que possam prejudicar as primeiras semanas de gravidez. No entanto, essa ação não é só exercida no útero, o intestino também sente esse efeito e sem sua capacidade total de contração acaba se tornando mais lento e preguiçoso. Assim como a prisão de ventre, o acúmulo de gases é também um dos primeiros sintomas de gravidez.

Enjoo matinal

Com a produção acelerada do HCG nas primeiras semanas de gravidez, é comum que algumas mamães sofram com os enjoos matinais. Esse sintoma de gravidez é mais comum pela manhã e normalmente dura até as 12 semanas de gravidez.

Sono 

Mais uma vez a progesterona é a responsável por esse sintoma nas primeiras semanas de gravidez. Uma das funções da progesterona é atuar como uma espécie de sedativo no organismo materno para que o corpo consiga empregar mais energia na gravidez. A sonolência é um dos primeiros sintomas de gravidez mais comuns.

Mudanças no paladar e olfato

As mudanças hormonais podem fazer uma verdadeira bagunça principalmente no paladar da futura mamãe. Algumas mulheres passam a sofrer com aversões a alimentos que antes eram apreciados . Outro sintoma nas primeiras semanas de gravidez é o gosto metálico na boca, assim como o excesso de salivação. O olfato também fica mais apurado e essa intensidade advinda deste sentido pode causar enjoo e vomito.

Sintomas de Gravidez nas primeiras semanas

Muitos são os sintomas nas primeiras semanas de gravidez. No entanto muitos deles são muito parecidos com sintomas comuns da TPM. A recomendação principal é que na suspeita de gravidez um teste de gravidez de sangue, o Beta HCG, seja realizado com pelos menos 10 dias de atraso. Esse tempo é necessário para que o organismo da futura mamãe tenha tempo de produzir o hormônio da gravidez em quantidade suficiente para confirmar a gestação. Outro fator importante na espera é evitar sofrer com uma possível gravidez química.

Primeiros Sintomas de Gravidez – Quando surgem?

Nas primeiras semanas de gravidez os sintomas podem surgir de forma muito amena. Uma das melhores dicas para diferenciar sintomas naturais do ciclo menstrual dos primeiros sintomas de gravidez é tentar perceber se são sintomas frequentes em todos os ciclos. 

A maioria das mulheres tem seu organismo bastante habituado aos sintomas provocados pelas alterações hormonais que o ciclo traz. Caso você perceba sintomas mais intensos e diferenciados, pode indicar o início de uma gravidez. 

A implantação do embrião no útero materno também pode provocar alguns dos primeiros sintomas de gravidez. Os mais comuns são cólicas mais intensas, principalmente entre o sexto e sétimo dia após a ovulação. É nesse período que se inicia a implantação do embrião para a maioria das mulheres que engravidam. 

Já o sangramento de implantação é normalmente percebido com mais frequência entre o décimo e o décimo segundo dia do ciclo. Porém esse sangramento de implantação pode acontecer em qualquer momento entre o quarto e décimo quinto dia após a ovulação.

Mas tenha calma, o pré natal só deve ser iniciado após o Beta HCG. Embora alguns sintomas de gravidez sejam muito frequentes principalmente nas primeiras semanas de gravidez, só o beta HCG pode confirmar a gestação para o início do pré natal.

Como diferenciar os sintomas de gravidez do Atraso Menstrual

Os pequenos sangramentos causados pela implantação do embrião podem ser facilmente confundidos com menstruação. Porém existem diferenças significativas entre os sangramentos e precisamos alertar sobre elas. 

Um terço das  mulheres apresentam sintomas de implantação do embrião, no entanto esse sangramento pode ser confundido com menstruação. 

A diferença entre os sintomas de gravidez e o atraso menstrual é o fluxo. Sangramento de implantação acontece por apenas 3 dias no máximo e o fluxo é muito pequeno. Normalmente em borra o sangue aguado. 

Enquanto que o sangramento menstrual é vermelho vivo e fluído. O fluxo é maior e pode vir acompanhado de coágulos.

Atraso menstrual pode além de gravidez evidenciar alguns outros problemas de saúde. Na ausência de gravidez é preciso investigar os atrasos menstruais pois podem indicar algum problema de saúde como Ovários Policísticos por exemplo.

Primeiros sintomas de gravidez 

Mulheres com menos de 20 anos podem apresentar atrasos menstruais mais frequentes, por isso é preciso cautela ao analisar os primeiros sintomas de gravidez. 

A ovulação acontece de oito a dez vezes por ano , o que indica que de duas a quatro vezes os ciclos menstruais são anovulatórios e podem sofrer atrasos. Embora o atraso menstrual seja um sintoma nas primeiras semanas de gravidez a confirmação de uma gravidez só pode ser feita após a realização do Beta HCG.

Primeiros dias de gravidez 

Nos primeiros dias de gravidez os sintomas são provocados pelo aumento da progesterona. A progesterona é o hormônio que dá o suporte necessário para que a implantação do embrião ocorra com sucesso. Nos primeiros dias de gravidez alguns sintomas são mais frequentes. 

A sensibilidade nos seios é o mais comum desses primeiros sintomas de gravidez. Alterações mamárias como veias sobressalentes e aréolas escurecidas são sintomas percebidos por 80% das mulheres que passam pela implantação do embrião.

Os primeiros sintomas de gravidez mais clássicos

As famosas dores de cabeça, enjoos matinais e as tonturas são os alguns dos primeiros sintomas de gravidez mais clássicos. A progesterona e  aumento do fluxo de sangue promovem os principais sintomas. Inchaço e dores nos seios também são sintomas de gravidez bastante comuns.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário