sexta-feira, junho 02, 2017

Sangramento de Nidação| Como identificar

sangramento de nidação e sintomas de implantação do embrião

Cerca de dez dias após a ovulação, caso tenha havido fecundação, pode acontecer um pequeno sangramento de nidação. No entanto algumas mulheres podem perceber esse sangramento de implantação um pouco mais tarde. Bem próximo a data da menstruação, isso com certeza pode gerar dúvida. O sangramento foi nidação ou menstruação?Aprenda a diferenciar os sangramentos de nidação e menstruação.

Como diferenciar o sangramentos: Nidação ou  menstruação

Apenas 10% das mulheres apresentam sangramento de nidação e embora esse sangramento de implantação são seja obrigatório, a maioria das mulheres espera por ele como se fosse pedágio obrigatório para o início de uma gestação. Nem de longe é!


Toda mulher que engravida passa pela nidação. Esse é o processo de implantação do embrião no útero materno. No entanto a grande maioria das mulheres que engravidam  não produzem esse sintoma de nidação, ou seja, não apresentam sangramento de implantação. 


Porque acontece o sangramento de nidação

O sangramento de nidação acontece porque para que a gravidez tenha início é preciso que o embrião penetre no endométrio de forma que essa camada encubra o embrião por completo. O endométrio é como se fosse uma esponja de sangue extremamente vascularizada. Dessa forma, ao penetrar no endométrio, é possível que alguns pequenos vasos sanguíneos se rompam provocando esses pequenos sangramentos de implantação.

O sangramento de nidação acontece normalmente muito próximo a data da menstruação e essa é a maior razão para confundir a maioria das mulheres.

 Sangramento de Implantação


Apenas um terço das gestantes experimentam o sangramento de implantação . Esse pequeno sangramento normalmente acontece entre o sexto e o décimo quinta dia após a ovulação. Pode acontecer uma única ou diversas vezes. E a frequência ou ausência desse sangramento não necessariamente indica um problema com a gravidez.


Como é o sangramento de nidação 


O sangramento de nidação tem uma característica bem própria. Diferente da menstruação, o sangramento de nidação não tem fluxo. O sangramento que indica implantação pode ser semelhante a borra de café, caramelo ou sangue aguado. Algumas mulheres percebem junto a esse pequeno sangramento um muco transparente fino e elástico.

A implantação do embrião no endométrio acontece de forma gradual e leva alguns dias para ser totalmente finalizado. 



Toda mulher grávida tem nidação


É seguro afirmar que toda mulher grávida passou pela implantação do embrião, no entanto como já dito anteriormente poucas apresentam sintomas como sangramento que sinalizem esse processo. A implantação  é obrigatória para toda gestante, já o sangramento de implantação não.

Menstruação ou Escape


O sangramento menstrual faz parte da sua vida, afinal uma vez por mês a maioria de nós sangra. Então é mais fácil reconhecer o sangramento menstrual quando ele acontece.

O fluxo menstrual normalmente é mais intenso e acontece por mais dias do que o sangramento de nidação. A duração e intensidade do sangramento é a maior diferença entre os sangramentos.

O fluxo menstrual normalmente dura de três a nove dias . O sangue é vivo e brilhante. Já o sangramento de nidação dura no máximo três dias seguidos e não apresenta fluxo. A maioria só percebo o sangramento quando vai ao banheiro ao se limpar.

Algumas mulheres apresentam sangramento borra de café no inicio e no fim de suas menstruações. Para as que não apresentam esse tipo de sangramento habitualmente, pode haver mais confusão. Esse início às vezes atípico normalmente traz dúvida e a suspeita de um possível sangramento de nidação.

Cólica é um sintoma que acontece em ambas as situações, mas as cólicas de nidação podem ser mais persistentes.


Sangramento em borra de café 


O sangramento em borra pode ser frequente em algumas situações. Mulheres com SOP, ovários policísticos e descontroles hormonais, apresentam sangramento em borra de café com mais frequência. 
Para essas mulheres um sangramento de implantação pode passar despercebido. Por isso não é raro encontrar relatos de mulheres que descobriram a gravidez já adiantada.


A maior dica para diferenciar os sangramentos é esperar alguns dias. Se o sangramento evoluir e o fluxo aumentar, provavelmente é uma nova menstruação que se inicia. Caso contrário aguarde 12 dias após o primeiro dia de sangramento e faça um teste de gravidez.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

Um comentário: