Sangramento de Nidação | Como identificar

Cerca de dez dias após a ovulação, caso tenha havido fecundação, pode acontecer um pequeno sangramento de nidação. No entanto algumas mulheres podem perceber esse sangramento de implantação um pouco mais tarde. Bem próximo a data da menstruação, isso com certeza pode gerar dúvida. O sangramento foi implantação ou menstruação?

Como diferenciar o sangramentos

Apenas 10% das mulheres apresentam esse sangramento e embora esse sangramento de nidação são seja obrigatório, a maioria das mulheres espera por ele como se fosse pedágio obrigatório para o início de uma gestação. Nem de longe é!

Toda mulher que engravida passa pela implantação. Esse é o processo de implantação do embrião no útero materno. No entanto a grande maioria das mulheres que engravidam  não produzem esse sintoma de nidação, ou seja, não apresentam sangramento de implantação.

Porque acontece o sangramento de nidação

O sangramento acontece porque para que a gravidez tenha início é preciso que o embrião penetre no endométrio de forma que essa camada encubra o embrião por completo. O endométrio é como se fosse uma esponja de sangue extremamente vascularizada. Dessa forma, ao penetrar no endométrio, é possível que alguns pequenos vasos sanguíneos se rompam provocando esses pequenos sangramentos de implantação.

O sangramento acontece normalmente muito próximo a data da menstruação e essa é a maior razão para confundir a maioria das mulheres.

Sangramento de Implantação

 

Apenas um terço das gestantes experimentam o sangramento de nidação. Esse pequeno sangramento normalmente acontece entre o sexto e o décimo quinta dia após a ovulação. Pode acontecer uma única ou diversas vezes. E a frequência ou ausência desse sangramento não necessariamente indica um problema com a gravidez.

Como é o sangramento de nidação

O sangramento tem uma característica bem própria. Diferente da menstruação, o sangramento de nidação não tem fluxo. O sangramento que indica implantação pode ser semelhante a borra de café, caramelo ou sangue aguado. Algumas mulheres percebem junto a esse pequeno sangramento um muco transparente fino e elástico.A nidaçãodo embrião no endométrio acontece de forma gradual e leva alguns dias para ser totalmente finalizado.

 Toda mulher grávida tem nidação

É seguro afirmar que toda mulher grávida passou pela nidação do embrião, no entanto como já dito anteriormente poucas apresentam sintomas como sangramento que sinalizem esse processo. A nidação é obrigatória para toda gestante, já o sangramento de implantação não.

Menstruação ou Escape

 

O sangramento menstrual faz parte da sua vida, afinal uma vez por mês a maioria de nós sangra. Então é mais fácil reconhecer o sangramento menstrual quando ele acontece.

O fluxo menstrual normalmente é mais intenso e acontece por mais dias do que o sangramento. A duração e intensidade do sangramento é a maior diferença entre os sangramentos.

 O fluxo menstrual normalmente dura de três a nove dias . O sangue é vivo e brilhante. Já o sangramento de nidação dura no máximo três dias seguidos e não apresenta fluxo. A maioria só percebo o sangramento quando vai ao banheiro ao se limpar.

Algumas mulheres apresentam sangramento borra de café no inicio e no fim de suas menstruações. Para as que não apresentam esse tipo de sangramento habitualmente, pode haver mais confusão. Esse início às vezes atípico normalmente traz dúvida e a suspeita de um possível sangramento.

Cólica é um sintoma que acontece em ambas as situações, mas as cólicas de nidação podem ser mais persistentes.

Sangramento em borra de café

O sangramento em borra pode ser frequente em algumas situações. Mulheres com SOP, ovários policísticos e descontroles hormonais, apresentam sangramento em borra de café com mais frequência.
Para essas mulheres um sangramento de nidação pode passar despercebido. Por isso não é raro encontrar relatos de mulheres que descobriram a gravidez já adiantada.

A maior dica para diferenciar os sangramentos é esperar alguns dias. Se o sangramento evoluir e o fluxo aumentar, provavelmente é uma nova menstruação que se inicia. Caso contrário aguarde 12 dias após o primeiro dia de sangramento e faça um teste de gravidez.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!