Período Fértil | Calculando o dia mais fértil

Um dos conceitos mais básicos da concepção natural é aprender a reconhecer os sintomas de ovulação. A fim de identificar o período fértil a cada novo ciclo.  Ao gravar vários sinais do corpo dia a dia, ao longo de vários meses, você começará a reconhecer os padrões que indicam a ovulação e seus dias mais férteis.

Para muitas mulheres, no entanto, uma boa alternativa é fazer um gráfico. Para algumas a ideia de inserir informações num gráfico de período fértil, pode ser complicada a princípio. Se você já conhece alguns dos caminhos, incluindo a compreensão da temperatura basal, muco fértil e posição do colo do útero, basta um pouco de tempo e paciência para começar a juntar os sinais.

Como funciona  seu ciclo menstrual

Antes de nos aprofundar em como encontrar o período fértil e fazer um calendário de fertilidade vamos analisar outros pontos. Vamos fazer uma rápida análise das fases experimentadas durante seu ciclo menstrual. Isso será útil quando começarmos a discutir sobre temperatura basal, o muco cervical e  de como a posição do coló do útero se altera durante cada uma dessas fases. As quatro fases do ciclo menstrual incluem:

As fases do ciclo

A Fase Menstrual :  O primeiro dia da menstruação conta como o primeiro dia do seu ciclo. Normalmente, esta fase pode durar de três a sete dias. Algumas mulheres podem experimentar até 9 dias de sangramento menstrual de uma forma normal e saudável.

Fase folicular : durante a fase folicular, seu endométrio começa a engrossar em preparação para a implantação do embrião. Os níveis de hormônio folículo estimulante (FSH) também aumentam. Esse aumento provoca o estímulo do estrogênio e a maturação dos folículos em seus ovários. São os folículos que abrigam os óvulos ao longo da fase folicular. No entanto apenas um único óvulo é liberado a cada novo ciclo.

A fase ovulatória: a ovulação ocorre quando um óvulo  é liberado de um dos seus ovários. Isso ocorre mais ou menos no meio do ciclo. A maioria das mulheres ovulam entre 11 e 16 dias após o primeiro dia de sangramento menstrual. A partir desse ponto, o óvulo tem aproximadamente 24 horas para se tornar fertilizado.

A Fase Lútea : Imediatamente após a ovulação, o corpo experimenta um aumento na progesterona, alimentado pelo corpo lúteo. Corpo lúteo é o folículo responsável pela liberação do óvulo que se transforma em corpo amarelo. Isso ocorre durante o que é conhecido como a fase lútea. Caso o óvulo seja fertilizado, o aumento da progesterona ajuda no processo de implantação. A implantação normalmente ocorre entre o 6º e o 10º dia após a ovulação. Se a fertilização não ocorrer, ou se a implantação for, por algum motivo, dificultada, o corpo retornará à fase menstrual.

Quanto tempo dura um ciclo menstrual

Lembre-se de que o ciclo menstrual médio dura 28 dias. No entanto ciclos ditos normais, podem variar entre 24 e 35 dias. Além disso, as variações de três a cinco dias no seu ciclo, de um mês para outro, não são motivo para preocupação. Pode acontecer num ciclo ou outro da fase folicular se estender em um ou dois dias, bem como a fase lútea se tornar um ou dois dias mais longa. Isso de modo algum é ruim.

Enquanto seus ciclos permanecerem dentro da normalidade, identificar os padrões de ovulação será mais simples. Sendo assim você deverá prestar atenção em alguns sinais básicos e aumentará suas chances de engravidar.

Reconhecendo os Três Sinais de Ovulação| Período Fértil

Durante um ciclo, os sintomas e condições vão mudando de acordo com as fases experimentadas. As três maneiras pelas quais essas mudanças serão mais óbvias é através de elevações na temperatura basal do corpo, mudança de consistência em seu muco cervical e deslocamento na posição do colo do útero. Reconhecer essas mudanças é identificar seu período fértil.

Temperatura Basal

Sua Temperatura Basal, ou TB, é a sua temperatura de base. Esta é a temperatura que você deve medir assim que acordar.  É a primeira coisa a ser feita antes de sair da cama ou participar de atividades ou conversas. Qualquer dessas coisas  pode alterar sua temperatura basal. Sua Temperatura  Basal é importante, porque ela varia de acordo com algumas situações e fases do ciclo menstrual. Após cerca de três meses de monitoramento, você terá pleno controle sobre as informações traçadas em seu gráfico e o período fértil não será mais um mistério. Você notará um pico para cima que ocorre cerca de 24 horas após a ovulação. Isso pode ajudá-lo a estimar quando a ovulação ocorrerá no futuro, permitindo que você identifique seu período fértil.

Monitorar sua TB significa manter um termômetro próxima a cama para facilitar o acesso nas manhãs. Um termômetro TB digital é o melhor. Eles são precisos o suficiente para capturar as pequenas mudanças de temperatura que de outra forma podem ser imperceptíveis com um termômetro mais básico. Você deve tentar medir sua temperatura no mesmo horário todos os dias,  sempre imediatamente após o despertar.

Muco cervical no Período Fértil

O segundo sinal de ovulação pode ser encontrado monitorando seu muco cervical . Nem todas as mulheres estão confortáveis ​​com a ideia de se tocar e examinar esses fluidos corporais. Porém seu muco cervical muda ao longo do mês para se tornar mais hospitaleiro para o esperma quando você se aproxima da ovulação. Esse é o chamado muco clara de ovo, ou muco do período fértil. Aprender a identificar esse tido de muco, é um valioso recurso para reconhecer os dias do período fértil de cada novo ciclo.

Após a menstruação, comece obtendo uma pequena quantidade de muco cervical em seus dedos ou um pedaço de papel higiênico. A cada dia, de preferência após ter tomado banho e quando não houver outros lubrificantes que possam estar presentes, analise seu muco. Comece a monitorá-lo para identificar as diferentes consistências. Observando se é fibroso, escorregadio ou pegajoso, aguado, branco ou transparente. Você notará que, logo depois de terminar a menstruação, você não terá muito muco cervical para observar. Já na segunda semana do seu ciclo, esse volume começa a aumentar. Primeiro provavelmente parecerá grosso e pegajoso, com uma coloração branca ou amarelada. Quanto mais perto você chegar da ovulação e período fértil mas claro e elástico ele se tonará.  Esse muco transparente, fino e elástico é o muco do período fértil. É esse muco clara de ovo que prepara o caminho para o esperma chegar mais facilmente ao óvulo.

Posição do colo do útero para identificar o período fértil

Talvez um pouco mais desconfortável é o monitoramento da posição do colo do útero. No entanto essa é uma ótima maneira de saber se você está no período fértil. As alterações hormonais  fazem com que a posição do colo do útero mude. O Colo do útero pode mover-se para cima ou para baixo, tornando-se mais firme ou mais macio dependendo da fase do ciclo. Saber se o colo está fechado ou aberto pode ser um pouco mais complicado, mas é também uma informação bastante útil.

Pode levar algum tempo para que você se habitue  e consiga reconhecer as mudanças. Comece por encontrar uma posição confortável e introduzir um ou dois dedos dentro de sua vagina. Ao fim da parede vaginal, você encontrará o colo do útero . Esta abertura, seu colo do útero, é onde você notará mudanças com base em qual fase do seu ciclo você está. À medida que você está perto da ovulação, seu colo do útero vai  ficar mais alto do que logo após a menstruação. Também  sentirá o colo mais suave ao toque e mais aberto, preparando-se para a entrada de esperma. Se for sua primeira vez, ao tocar o colo do útero, veja se ele está macio como seus lábios ou duro como a ponta de seu nariz. Macio, alto e aberto indica período fértil.

Agora é mais fácil identificar o período fértil

Agora que você sabe quais os principais sinais do período fértil já pode começar a traçar um gráfico. Ao documentar os sinais que você observa  dia a dia, você começará a reconhecer padrões em sua temperatura basal, muco cervical e posição do colo do útero, que podem ajudá-lo a encontrar o seu período fértil dos ciclos futuros. Isso permite que você trace os melhores dias para as relações que potencialmente terão chances de gravidez.

Como criar um gráfico do Período fértil

Crie um gráfico começando com o primeiro dia de sangramento menstrual, que é o seu primeiro dia do ciclo . Neste gráfico, faça anotações relativas aos sinais que você observou todos os dias, incluindo o que sua TB , o que foi  que você notou sobre seu muco cervical e posição do colo do útero. O que você deve começar a ver com a sua temperatura é um aumento de aproximadamente 0,4 ° depois de ovular, permanecendo ligeiramente elevado até o fim de sua fase lútea. No dia da liberação do óvulo é possível observar uma queda de temperatura. Isso se deve ao aumento de estrogênio. Vendo todos esses sinais juntos, você deve começar a reconhecer o seu período fértil e em que altura do ciclo a ovulação normalmente ocorre.



Deixe uma resposta