Semanas de gravidez | Desenvolvimento Fetal

As primeiras semanas de gravidez são muito importantes. seu futuro bebê está crescendo aos trancos e barrancos.

Você pode ouvir seu médico falar sobre diferentes fases da gravidez com termos médicos específicos, como embrião e zigoto. Estes descrevem os estágios de desenvolvimento do seu bebê.

Veja mais sobre o significado desses termos, o que seu bebê está fazendo semana a semana e o que você pode esperar ao longo do caminho.

O que é um zigoto?

A fertilização é um processo que geralmente acontece dentro de algumas horas da ovulação. É esse ponto crítico na reprodução quando o espermatozoide encontra o ovo recém-liberado. Nesta reunião, 23 cromossomos masculinos e 23 femininos se misturam para criar um único embrião celular chamado zigoto.

Embrião ou Feto

Nas gravidezes humanas, um bebê não é considerado um feto até a 9ª semana após a concepção, ou 11ª semana após o seu último período menstrual (DUM).

O período embrionário é todo sobre a formação de importantes sistemas do corpo. Pense nisso como base básica e estrutura do seu bebê.

O período fetal, por outro lado, é mais sobre crescimento e desenvolvimento, para que seu bebê possa sobreviver no mundo exterior.

As primeiras 10 semanas de gravidez

1ª e 2ª semanas de gravidez : Preparação

Você realmente não está grávida durante as primeiras duas semanas (em média) do seu ciclo. Em vez disso, o corpo está se preparando para liberar o óvulo. Tome nota de quando sua última menstruação começou para que você possa dar essa informação ao seu médico. A DUM (data da última menstruação) ajudará seu médico a contar  sua gravidez e determinar a data do seu parto.

3 semanas de gravidez : ovulação

É nesta semana que começa com a ovulação, a liberação de um óvulo nas trompas de Falópio da mulher. Se o esperma está pronto e esperando, há uma chance de o óvulo ser fertilizado e se transformar em um zigoto.

4 semanas de gravidez : Implantação

Após a fertilização, o zigoto continua a se dividir e se transformar em um blastocisto. Continua sua jornada pelas trompas de Falópio até o útero. Demora cerca de três a quatro dias para chegar ao útero, onde se  implantará no endométrio (revestimento interno do útero).

Se a implantação ocorrer, seu corpo começará a secretar gonadotrofina coriônica humana (hCG), o hormônio detectado nos testes de gravidez.

5 semanas de gravidez : Início do Período Embrionário

A 5ª semana de gestação é importante porque inicia o período embrionário, que é quando a maior parte dos sistemas do seu bebê estará se formando. O embrião está em três camadas neste momento.Tem apenas o tamanho da ponta de uma caneta.

A camada superior é o ectoderma. Isto é o que acabará por se transformar na pele do seu bebê, sistema nervoso, olhos, ouvidos internos e tecido conjuntivo.
A camada do meio é o mesoderma. É responsável pelos ossos, músculos, rins e sistema reprodutivo do bebê.
A última camada é o endoderma. É onde os pulmões, intestinos e bexiga do seu bebê se desenvolverão mais tarde.

6 semanas de gravidez : O coração do bebê começa a bater

O coração do bebê começa a bater no começo da 6ª semana. Seu médico pode até ser capaz de detectar os batimentos em um ultrassom. Seu bebê ainda não se parece com o que você vai levar para casa do hospital, mas eles estão ganhando algumas características faciais muito básicas, além de brotos de braço e perna.

7 semanas de gravidez: Desenvolvimento do cerébro

O cérebro e a cabeça do bebê estão se desenvolvendo na 7ª semana de gravidez. Esses brotos de braços e pernas se transformaram em remos. Seu bebê ainda é tão pequeno quanto uma borracha de lápis, mas eles já têm narinas. As lentes dos olhos estão começando a se formar.

8 semanas de gravidez: As pálpebras se formam

As pálpebras e as orelhas do seu bebê estão se formando para que possam ver e ouvir você. O lábio superior e o nariz também estão começando a tomar forma.

9 semanas de gravidez: os braços podem dobrar

Os braços do bebê agora podem se dobrar no cotovelo. Seus dedos também estão se formando. Suas pálpebras e orelhas estão ficando mais refinadas.

10 semanas de gravidez: final do período embrionário

O final do período embrionário se inicia por volta da 10ª semana de gravidez. Seu bebê começou como um pontinho minúsculo e ainda tem menos de 5 centímetros de comprimento entre a cabeça e o bumbum. Ainda assim, o seu pequeno está começando a parecer um pequeno recém-nascido. Muitos dos sistemas do seu corpo estão no lugar.

Esta é a última semana do período embrionário.

11 semanas de gravidez: Temos um feto

Parabéns, você passou de embrião para um feto. A partir da 11ª semana de gravidez, o bebê continuará a se desenvolver e crescer até o final da gravidez. Veja mais sobre o que eles estão fazendo.

Fim do primeiro trimestre de gravidez – Semanas de Gravidez

O desenvolvimento do seu bebê ainda está em alta velocidade pelo resto do primeiro trimestre. Eles até começaram a cultivar unhas. Seu rosto assumiu características mais humanas. Até o final da 12ª semana de gravidez, seu bebê terá até 14 gramas e 5,4 cm.

Segundo trimestre de gravidez – das 13 as 26 semanas de gravidez

A 13ª semana de gravidez marca o início do segundo trimestre. Durante este estágio, seu feto está olhando e agindo mais como um bebê real. Logo no início, seus órgãos sexuais estão se desenvolvendo, seus ossos estão ficando mais fortes e a gordura está começando a se acumular em seu corpo. No meio do caminho, o cabelo fica visível, e eles podem sugar e engolir. Eles também podem começar a ouvir sua voz.

Seu bebê vai crescer bastante durante este tempo. No inicio da 13ª semana de gravidez ele terá cerca de 7,4 cm e 23 gramas. No final da 26ª semana de gravidez, já terá incríveis 35,6 cm e até 760 gramas.

Terceiro trimestre de gravidez – O fim da gestação

A partir das 27 semanas de gravidez, você está no terceiro trimestre. Na primeira metade deste estágio, seu feto começa a abrir os olhos, pratica a respiração no líquido amniótico e fica coberto de vérnix caseosa.

Perto do fim, eles estão ganhando peso mais rapidamente, fazendo muitos movimentos  e começando a se amontoar no saco amniótico.

Seu feto começa o terceiro trimestre de gravidez com 36,6 cm e 875 gamas. Ao final do terceiro trimestre de gestação, já terá alcançado cerca de 50 cm e mais de 3 quilos.

semanas de gravidez

Aborto espontâneo

Pesquisadores estimam que entre 10% e 25% de todas as gestações clinicamente reconhecidas terminam em aborto espontâneo (perda de gravidez antes de 20 semanas).

Muitos desses abortos espontâneos acontecem nos primeiros estágios de desenvolvimento, mesmo antes de perceber o atraso menstrual. É a chamada gravidez química. O resto costuma acontecer antes da 13ª semana de gravidez.

Principais causas de aborto espontâneo:

  • anomalias cromossômicas
  • condições médicas subjacentes
  • problemas hormonais
  • idade da mulher na concepção
  • implantação falhada
  • escolhas de estilo de vida (por exemplo, fumar, beber ou má nutrição)

Entre em contato com seu médico caso apresenta sangramento vaginal (com ou sem coágulos), cólicas ou perda dos sintomas da gravidez. Alguns destes sintomas podem ser normais, mas é uma boa ideia verificar.

O que esperar da primeira consulta de pré natal

Quando você obtiver um teste de gravidez positivo, ligue para seu médico para marcar sua primeira consulta pré-natal.

Nesta reunião, você tipicamente examinará seu histórico médico, conhecerá possível data do parto e fará alguns exames clínicos inciais. Você também receberá pedidos de exames para verificar infecções, seu tipo de sangue, hemoglobina, HIV, algumas doenças e testar sua imunidade para problemas mais comuns que podem afetar a gravidez.

Perguntas importantes para fazer na primeira consulta do pré natal:

  1. Quando é minha data de vencimento? (Tente se lembrar de quando foi seu último período menstrual. Seu médico pode usar um ultra-som para datar sua gravidez.)
  2. Que tipos de vitaminas você recomenda que eu tome?
  3. Meus medicamentos e suplementos atuais estão OK para continuar durante a gravidez?
  4. Meus exercícios atuais ou atividades de trabalho estão OK para continuar durante a gravidez?
  5. Há algum tipo de alimento ou estilo de vida que eu deva evitar ou modificar?
  6. A minha gravidez é considerada de alto risco por algum motivo?
  7. Quanto peso posso ganhar?
  8. O que devo fazer se sentir que algo está errado? (Muitos provedores têm pessoal de plantão depois do expediente pronto para responder suas perguntas.)

A maioria dos médicos consulta pacientes a cada quatro semanas durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez. Essas consultas dão a você uma excelente oportunidade de fazer perguntas, monitorar a saúde de seu bebê e detectar possíveis problemas de saúde materna antes que se tornem problemas maiores.

Marcadores de crescimento Fetal

Seu bebê atinge muitos marcos e marcadores antes do nascimento. Cada estágio é importante no quadro geral da gravidez. À medida que seu bebê continua a se desenvolver, tente concentrar seus esforços em cuidar de si mesma, acompanhando suas consultas de pré-natal e conectando-se com a vida que cresce dentro de você.

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!