Nidação | Esse Sangramento indica gravidez?

A nidação é o sangramento de implantação que geralmente ocorre entre 4 e 15 dias após a fecundação. Ela acontece quando o óvulo fertilizado se liga ao revestimento do seu útero (endométrio). Algumas mulheres confundem o sangramento de implantação com o sangramento menstrual normal. Isso acontece porque podem ser sangramentos semelhantes. No entanto, na maioria das vezes, são sangramentos diferentes.

Como saber se o sangramento é nidação?

Quão comum é esse sangramento?

De acordo com o Dr. Sherry Ross , OB / GYN no Centro de Saúde Providence Saint John, em Santa Monica, Califórnia, o sangramento de implantação, nos dias atuais, é bastante comum e ocorre em cerca de 30% das gestações. Em muitos casos, é o primeiro sintoma de gravidez.

Dra. Linda Burke-Galloway , MD, MS, FACOG e autora de “O guia da mãe inteligente para uma gravidez melhor”, diz, “a maioria das mulheres acha que está tendo uma menstruação com pouco fluxo naquele mês, quando, na verdade, é sangramento de implantação . Muitas mulheres nem percebem que estão grávidas até fazerem um teste de gravidez. ”

Quanto tempo dura o sangramento de nidação?

Ao contrário de uma menstruação regular, Dr. Burke-Galloway diz que o sangramento de implantação é muito curto, geralmente com duração entre 24 e 48 horas, que é o de tempo que leva para o óvulo fertilizado ser implantado no revestimento do útero (endométrio).

O Dr. Ross explica a implantação da seguinte maneira:

Dia 1: primeiro dia de sangramento menstrual
Dia 14 a 16: ocorre ovulação (para a maioria das mulheres)
Dia 18 a 20: fertilização ocorre
Dia 24 a 26: a implantação acontece e a implantação (nidação) ocorre durante cerca de 2 a 7 dias

Como é o sangramento de nidação?

O sangramento menstrual típico geralmente dura de três a 7 dias, começando mais pesado e depois se tornando mais leve. O sangue do sangramento de implantação é tipicamente marrom escuro ou preto, o que significa que é sangue mais antigo, embora às vezes ele também possa ser rosa ou levemente vermelho. Também não é um fluxo pesado. Você pode notar algumas manchas leves de algumas gotas em quantidades ligeiramente maiores. Muitas mulheres relatam a presença do sangramento apenas ao se limpar.

Pode ser difícil para as mulheres saberem a diferença entre o sangramento da implantação e um sangramento menstrual normal, diz o Dr. Ross, já que 50% das gestações não são planejadas, e os sintomas podem ser similares o suficiente para serem confundidos.

Aqui estão algumas diferenças importantes entre a nidação e a menstruação normal

Menstruação regular:

  • dura 3 a 7 dias, com 2 a 3 dias de sangue vermelho vivo.
  • sangramento começa pesado e por vezes, vermelho brilhante até o final.
  • cólicas uterinas mais severas, que podem acontecer antes de sangrar e continuar por 2 a 3 dias.

Sangramento de implantação:

  • não costuma durar mais de 24 a 48 horas
  • sangramento tende a ser muito leve e geralmente marrom, rosado ou preto
  • muito mais suave (ou inexistente) cólicas uterinas

Devo me preocupar com o sangramento de nidação?

Todo o sangramento durante a gravidez é considerado anormal. Os médicos levam isso muito a sério e incentivam as mulheres grávidas a denunciá-lo. Mesmo que nem todo sangramento seja uma emergência ou um sinal de complicações, seu médico provavelmente fará testes, como um ultrassom transvaginal, para descobrir a causa.

De acordo com o Dr. Burke-Galloway, sangue vermelho vivo significa que você tem sangramento ativo, especialmente se existirem coágulos sanguíneos e  dor. Isso pode ser um sinal de aborto espontâneo ou gravidez ectópica e requer atenção médica imediata.

“Se o sangramento estiver ocorrendo no meio da noite e parecer perigosamente persistente ou intenso, entre em contato com seu médico”, diz o Dr. Joshua Hurwitz , OB / GYN e endocrinologista reprodutivo na Reproductive Medicine. Associados de Connecticut. “Em qualquer situação urgente, você pode sempre ir à sala de emergência para ser avaliado.”

Dr. Ross acrescenta: “Toda mulher grávida tem 25% de chance de ter um aborto espontâneo. Quando o sangramento se assemelha a uma menstruação normal com coágulos sanguíneos e fortes cólicas menstruais, então é hora de se preocupar. Isso pode indicar um aborto espontâneo. Se o sangramento e cólicas fortes estiverem associados a cansaço ou tontura, é importante entrar em contato com seu médico para fazer uma ultrassonografia pélvica, hemograma e beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana) para fazer o diagnóstico correto. ”

Não tive sangramento de nidação, devo me preocupar?

Todas mulheres que engravidam passam por esse processo (implantação do embrião). No entanto nem todas apresentam sangramento de nidação. Ela pode ou não promover sintomas aparentes. Isso é um fato que não é igual para todas e portanto não deve trazer preocupação.

Se está grávida com certeza passou pelo processo de nidação. Porém não indica que obrigatoriamente tenha apresentado um sangramento de implantação.

Abaixo algumas imagens de diferentes tipos de sangramento de nidação ou sangramento de implantação



Deixe uma resposta