Exame de progesterona | Diagnosticar infertilidade

A progesterona é um hormônio que seu corpo produz. Tanto homens como mulheres produzem . Mas é produzido principalmente nos ovários, o que significa que as mulheres tendem a ter mais dele. Um exame de progesterona é eficaz para diagnosticar infertilidade.

Nos homens, a progesterona está envolvida na criação de espermatozoides ou espermatogênese. Nas mulheres, ajuda a preparar o útero a implantação do óvulo fecundado. Se você engravidar, a progesterona ajuda a manter a gravidez.

A progesterona também inibe a produção de leite durante a gravidez. Quando você entra em trabalho de parto, seus níveis de progesterona caem, o que ajuda a acionar sua produção de leite pelo hormônio ocitocina.

Para medir o nível de progesterona no sangue, o médico pode solicitar um exame de progesterona de sangue. O exame de progesterona é um pedido comum principalmente se a mulher vem enfrentando dificuldades para engravidar.

Os resultados são inclusive úteis, para sinalizar a ocorrência ou não de ovulação. Uma vez que progesterona é produzida pelo corpo amarelo, chamado corpo lúteo, em maior quantidade somente após a ovulação, baixos níveis desse hormônio podem indicar anovulação.

Seu médico também pode solicitar este exame de progesterona se estiver grávida e suspeitar que você esteja em risco de gravidez ectópica ou aborto espontâneo . Gravidez ectópica acontece quando um óvulo fecundado se implanta fora da cavidade uterina. Normalmente se desenvolve nas trompas, cavidade abdominal ou colo do útero.

 

PREPARAÇÃO para o exame de progesterona

Como você deve se preparar para um exame de progesterona de sangue?

Para realizar um exame de progesterona de sangue, o seu médico lhe dará um pedido que deverá ser encaminhado para o laboratório de coleta.

Eles podem pedir que você tome certas providências para se preparar para o exame de progesterona. Por exemplo, você deve informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando. Alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais e medicamentos  com progesterona, podem afetar os resultados do seu teste.

Alguns medicamentos, como anticoagulantes, também podem aumentar o risco de complicações decorrentes da coleta de sangue. O seu médico pode pedir-lhe para parar de tomar certos medicamentos antes de tirar o seu sangue.

A coleta é realizada em laboratório por via venosa.

RESULTADO DO EXAME DE PROGESTERONA

O que seus resultados indicam?

Seu nível sérico de progesterona será medido em nanogramas por decilitro (ng / dL).  Os resultados normais podem variar, dependendo do sexo, idade, ciclo menstrual e se você está ou não grávida.

Se você é uma mulher que menstrua, seu nível de progesterona no sangue deve ser baixo no início de cada ciclo. Deve cair para níveis baixos, entre 4 e 2 dias antes da menstruação. Caso permaneça elevado no fim do ciclo menstrual, pode indicar gravidez.

Resultados de exame de progesterona

Em geral, os resultados normais do exame de progesterona no sangue tem como referência os seguintes valores:

homens, mulheres na pós-menopausa e mulheres no início do ciclo menstrual: 1 ng / mL ou sob
mulheres em fase lútea: 5 a 20 ng / mL
gestantes no primeiro trimestre: 11,2 a 90 ng / mL
gestantes no segundo trimestre: 25,6 a 89,4 ng / mL
gestantes no terceiro trimestre: 48,4 a 42,5 ng / mL

Resultado de exame de progesterona anormal

Os resultados do seu exame são considerados anormais se estiverem fora dos intervalos referênciais. Em alguns casos, um único resultado de teste anormal reflete flutuações normais nos seus níveis de progesterona.

Seus níveis de progesterona podem variar muito, mesmo ao longo de um único dia. Em outros casos, níveis anormalmente altos ou baixos de progesterona podem ser um sinal de um problema de saúde subjacente.

Além da gravidez, níveis elevados de progesterona podem ser causados ​​por:

  • câncer do ovário
    câncer adrenal
    hiperplasia adrenal congênita, um grupo de distúrbios que afetam sua glândula adrenal

Níveis baixos de progesterona podem ser causados ​​por:

  • falta de períodos
    falha em ovular
    Gravidez ectópica
    aborto espontâneo
    morte fetal

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!