Implantação do embrião | Cólicas de nidação

A gravidez acontece quando um óvulo é fertilizado por espermatozoides nas trompas de Falópio. Depois de fertilizadas, as células começam a multiplicar-se e a crescer. O zigoto, ou óvulo fertilizado, desce até o útero e se torna o que é chamado de mórula. No útero, a mórula torna-se um blastocisto e, eventualmente, enterra-se no revestimento uterino em um processo chamado de implantação do embrião ou nidação.

Embora algumas mulheres relatem sentir cólicas ou dor durante o processo de implantação do embrião, nem todas experimentarão esse sintoma. Aqui está mais sobre cólicas de implantação, bem como outros sinais de gravidez precoce e quando você pode querer fazer um teste de gravidez.

Sintomas de implantação do embrião

Cólicas de implantação do embrião

Os sintomas da gravidez precoce podem variar muito de mulher para mulher. Algumas mulheres experimentam cólicas de implantação do embrião leves, vários dias após a ovulação, enquanto outras não.

Por que você pode sentir cólicas de implantação do embrião?

Para conseguir engravidar, o óvulo fertilizado deve se fixar no revestimento uterino. Uma vez que o ovo percorre as trompas de Falópio e se torna um blastocisto, inicia o processo de implantação do embrião no útero. Implantação dá ao blastocisto um suprimento de sangue para que ele possa começar a crescer e se tornar um feto.

Juntamente com as cólicas, você pode perceber o que é chamado de sangramento de implantação do embrião ou sangramento de nidação. Isso geralmente acontece de 10 a 14 dias após a fecundação do óvulo. Justamente na época que sua menstruação deveria vir. O sangramento de implantação do embrião geralmente é muito mais leve que o sangramento menstrual regular.

Quais outros sintomas de implantação do embrião?

Existem muitos outros primeiros sintomas de gravidez que você pode observar. É importante notar que, embora algumas mulheres possam ter tudo isso e estar grávidas, o inverso também é possível. Muitos desses sintomas também podem ser causados ​​por alterações hormonais ou outras condições.

Os primeiros sintomas da gravidez podem incluir:

Menstruação atrasada: Um período faltado é um dos sinais mais reveladores da gravidez precoce. Se o seu é relativamente regular e você percebe que está atrasado, você pode estar grávida.

Sensibilidade nos seios: Você pode notar que seus seios incham ou ficam sensíveis à medida que seus hormônios mudam.

Tristeza ou cansaço emocional : Se você se sentir mais emocional do que o habitual, as alterações hormonais podem ser as culpadas.

Aversões alimentares: Você pode se tornar sensível a gostos ou odores diferentes, especialmente com alimentos.

Inchaço: Enquanto o inchaço é comum antes de começar o período menstrual, também é um possível sinal de gravidez. Qualquer alteração hormonal pode desencadear inchaço.

Congestão nasal: Os hormônios podem fazer com que as membranas mucosas do nariz inchem e fiquem líquidas ou sufocantes. Você também pode sentir sangramentos nasais.

Prisão de ventre: Alterações hormonais também podem diminuir o sistema digestivo do seu corpo.

Quando esperar por  sintomas de implantação do embrião?

Há apenas uma pequena janela de tempo em que o blastocisto pode se implantar em seu endométrio. A implantação do embrião é possível por um curto espaço de tempo, apenas entre 6 e 10 dias após a ovulação.

A esta altura, seus níveis de estrogênio estão diminuindo e seu endométrio está sendo preparado para aceitar a implantação do embrião pelo hormônio progesterona.

Se o blastocisto se implantar no revestimento do útero, seu corpo começará a formar partes da placenta. Dentro de duas semanas, haverá quantidade suficiente de gonadotrofina coriônica humana (hCG) presente no sangue e urina da mulher durante a gravidez.

Outros sintomas precoces de gravidez podem surgir logo após a implantação do embrião bem-sucedida.

Se a gravidez não tiver ocorrido, a progesterona diminuirá,  os níveis de estrogênio se acumularão novamente e a parede uterina se preparará para descamar. O início do seu ciclo irá redefinir o seu ciclo menstrual.

TESTE DE GRAVIDEZ

Quando fazer um teste de gravidez

Embora você possa ficar tentada a fazer um teste de gravidez no primeiro sintoma, o ideal é esperar de 1 a duas semanas para faze-lo.

O hormônio hCG deve se acumular em seu corpo antes que ele apareça em uma urina ou exame de sangue. Se você fizer um teste de gravidez antes que o hCG tenha tempo de se acumular, você pode obter um falso negativo.

Os exames de urina podem se tornar positivos entre 12 e 15 dias após a ovulação. Você pode consultar o seu médico para um exame de urina ou pegar um teste de venda livre (OTC) em sua farmácia local. Nem todos os testes OTC são criados igualmente, portanto, certifique-se de ler a embalagem. Alguns testes são mais sensíveis do que outros e os símbolos associados a cada resultado diferem de teste para teste.

Se você quiser confirmar os resultados do seu teste de urina – ou se você quiser um resultado mais rápido – converse com seu médico sobre como fazer um exame de sangue . O hormônio hCG pode ser detectado no sangue assim que uma semana após a concepção.

É preciso procurar um médico ?

Lembre-se, algumas mulheres experimentarão cólicas de implantação do embrião e outras não. Em muitos casos, essa cólica é leve e pode não ser acompanhada de sangramento ou escapes.

Há muitos sinais e sintomas precoces de gravidez , por isso, se você suspeitar que pode estar grávida, considere fazer um teste de gravidez em casa ou ligar para seu médico para agendar o teste de laboratório.

Existem muitas outras razões pelas quais você pode sentir cólicas. Isso inclui Mittelschmerz, uma palavra alemã que descreve a cólica que pode ser sentida por algumas mulheres quando o óvulo é liberado do ovário. Cólicas de gases ou doenças digestivas podem ser agudas e ocorrer no baixo-ventre. Se a sua dor persistir ou se for acompanhada por febre ou outros sintomas, consulte o seu médico.

Se o resultado do seu teste de gravidez for positivo, marque uma consulta com seu médico. Ele pode prescrever suplementação de magnésio para diminuir as cólicas de implantação do embrião

O sangramento de implantação do embrião geralmente desaparece por conta própria. Ainda assim, você pode mencionar qualquer sangramento ou outro corrimento vaginal ao seu médico, especialmente se o sangramento for pesado ou acompanhado de cólicas. Em alguns casos, sangramento, cólicas dolorosas ou escapes de sangue podem ser um sinal de aborto espontâneo ou gravidez ectópica .

Deixe uma resposta