TPM ou gravidez | Como diferenciar os sintomas

A síndrome pré-menstrual (TPM) é um grupo de sintomas ligados ao ciclo menstrual. Normalmente, os sintomas da TPM acontecem uma a duas semanas antes do período menstrual. Eles costumam parar após o seu período começa. O problema é que quando se está tentando engravidar, pode-se confundir esses sintomas. Então fica a pergunta: TPM ou gravidez?

Os sintomas da TPM podem ser muito semelhantes aos da gravidez inicial. Continue a ler para aprender a perceber a diferença. Mas lembre-se, essas diferenças são sutis e variam de mulher para mulher.

DOR NO SEIO – TPM ou gravidez?

1. dor na mama

TPM: Durante a TPM, inchaço e sensibilidade mamária podem ocorrer durante a segunda metade do seu ciclo menstrual. A sensibilidade varia de leve a intensa e costuma ser a mais intensa logo antes do período menstrual. As mulheres em idade fértil tendem a apresentar sintomas mais intensos.

O tecido mamário pode parecer irregular e denso, especialmente nas áreas externas. Você pode ter uma sensação de plenitude na mama com ternura e uma dor pesada e sem brilho. A dor geralmente melhora durante o período menstrual ou logo após, à medida que os níveis de progesterona diminuem.

Gravidez: seus seios durante o início da gravidez podem ficar doloridos, sensíveis ou sensíveis ao toque. Eles também podem se sentir mais cheios e pesados. Essa maciez e inchaço geralmente acontecem uma a duas semanas depois de você engravidar, e pode durar um pouco enquanto seus níveis de progesterona sobem devido à sua gravidez.

SANGRAMENTO – TPM ou gravidez

2. Sangramento

TPM: Você geralmente não terá sangramento ou escapes se for TPM. Quando você tem o seu período, o fluxo é visivelmente mais pesado e pode durar até uma semana. Escapes só acontecem quando existem descontroles hormonais e nesse caso um médico deve ser consultado.

Gravidez: Para alguns, um dos primeiros sinais de gravidez é um leve sangramento vaginal que geralmente é rosa ou marrom escuro. Isso normalmente acontece de 10 a 14 dias após a ovulação e geralmente não é suficiente para preencher um absorvente. O sangramento de implantação  geralmente dura apenas um ou dois dias, então é mais curto que uma menstruação normal.

MUDANÇA DE HUMOR- TPM ou gravidez

3. Mudanças de humor

TPM: Você pode ficar irritada e sentir-se um pouco rabugenta durante a TPM. Você também pode ter crises de choro e se sentir ansiosa. Esses sintomas geralmente desaparecem após o início da menstruação.

Fazer algum exercício e dormir bastante pode ajudar a aliviar o mau humor da sua TPM. No entanto, se você se sentir triste, oprimida, sem esperança ou sem energia por duas semanas ou mais, pode ficar deprimida . Não deixe de conversar com seu médico.

Gravidez: Se você estiver grávida, você pode ter mudanças de humor que duraram até você dar à luz. É bem  provável que fique muito emotiva durante a gravidez. Você pode estar em êxtase e animada, ansiosa para a chegada do novo membro de sua família. Você também pode ter momentos de tristeza e chorar mais facilmente.

Assim como na TPM, esses últimos sintomas também podem indicar depressão. Se você está preocupada com seus sintomas e acha que pode estar deprimida, não deixe de conversar com seu médico. A depressão durante a gravidez é comum, pode – e deve – ser tratada.

FADIGA -TPM ou gravidez

4. Fadiga

TPM: Cansaço ou fadiga é comum durante a TPM, assim como problemas para dormir . Esses sintomas devem desaparecer quando a menstruação chegar. Fazer algum exercício pode ajudar a melhorar seu sono e diminuir sua fadiga.

Gravidez: Enquanto estiver grávida, o aumento dos níveis do hormônio progesterona pode deixá-la cansada. A fadiga pode ser mais pronunciada durante o primeiro trimestre , mas também pode durar toda a gravidez. Para ajudar o seu corpo a lidar com isso, não se esqueça de comer bem e dormir muito sempre que possível.

NÁUSEA – TPM ou gravidez

5. Náusea

TPM: Você não deve esperar vômitos se sua menstruação estiver atrasada, mas algum desconforto digestivo, como náusea, pode acompanhar os sintomas da TPM.

Gravidez: Enjoo matinal é um dos sinais mais clássicos e claros em que você está grávida. Os episódios de náusea geralmente começam um mês após a gravidez acontecer. O vômito pode ou não acompanhar a náusea. Apesar do nome, o enjoo matinal pode ocorrer a qualquer hora do dia. No entanto, nem todas as mulheres sofrem de enjoos matinais.

COMIDA -TPM ou gravidez

6. Desejos de comida e aversões

TPM: Quando você tem TPM, provavelmente notará que seus hábitos alimentares mudam. Você pode desejar chocolate, carboidratos, açúcares, doces ou alimentos salgados. Ou você pode ter um apetite voraz . Esses desejos não acontecem na mesma medida quando você está grávida.

Gravidez: Você pode ter desejos altamente específicos , e você pode estar totalmente desinteressado em outros alimentos . Você também pode ter uma aversão a certos odores e gostos, mesmo aqueles que você costumava adorar. Estes efeitos podem durar toda a gravidez.

Você também pode ter episódios , em que vai querer comer compulsivamente  itens que não têm valor nutricional, como gelo, sujeira, flocos de tinta seca ou pedaços de metal. Se você tem desejos por itens não alimentares, converse com seu médico imediatamente.

CÓLICAS – TPM ou gravidez

7. Cólicas

TPM: Se você tem TPM, pode ter também dismenorreia , que são cólicas que acontecem 24 a 48 horas antes do período menstrual. A dor provavelmente diminuirá durante o período menstrual e, eventualmente, desaparecerá ao final do fluxo.

Cólicas menstruais geralmente diminuem após a primeira gravidez ou com a idade. Algumas mulheres experimentam mais cólicas quando começam a entrar na menopausa .

Gravidez: No início da gravidez, você pode sentir cólicas leves e chatinhas . Essas cólicas provavelmente se parecerão com as cólicas leves que você sente durante a menstruação, mas elas estarão na parte inferior do estômago ou na parte inferior das costas .

Se você tem um histórico de aborto recorrente , não ignore esses sintomas.  Se eles não diminuírem, fale com o seu médico. Você pode ter as cólicas por semanas até meses quando estiver grávida. Se você sabe que está grávida e essas cólicas são acompanhadas por qualquer sangramento ou secreção fétida , consulte um médico imediatamente.

Como diferenciar os sintomas da TPM ou gravidez

É importante conhecer a causa dos seus sintomas. Se você está grávida, quanto mais cedo você descobrir, quanto mais cedo você pode obter o cuidado certo . A melhor maneira de diferenciar os sintomas da TPM ou gravidez  é fazer um teste de gravidez .

Também pode ser útil observar seus sintomas para que você perceba quando há uma mudança em seu padrão típico. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre algum dos seus sintomas, consulte seu médico.

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelos tratamentos naturais encontrou na farmácia de Deus meios de auxiliar casais de todo o mundo a realizarem o seu sonho de paternidade. Dedica grande parte de seu tempo aos estudos de tratamentos naturais e técnicas terapêuticas que revertam a infertilidade e aumentem a fertilidade natural. Tatiana da Costa é Consultora de Fertilidade e estudante de Naturopatia

Receba gratuitamente o E-Book que vai mudar a tua história. A fertilidade começa pela boca.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!