terça-feira, agosto 20, 2013

Baixa Testosterona - Infertilidade Masculina

Baixos níveis de testosterona em homens é um problema que vem se tornando cada vez mais comum. A maioria dos homens nem sequer pensa sobre seus níveis de testosterona, e ficam muito surpresos quando descobrem que essa pode ser a causa de seus  problemas de fertilidade.
A testosterona é o mais importante hormônio sexual masculino. A testosterona tem um papel muito importante na fertilidade masculina e reprodução. 


A Testosterona é  o hormônio responsável pelas características de gênero, a produção de esperma, e o desenvolvimento de órgãos reprodutivos. Se um homem tem baixos níveis de testosterona, a sua contagem de espermatozoides, bem como o seu desejo sexual podem ser prejudicados.

Milhões e milhões de homens sofrem de baixos níveis de testosterona, e é de longe, uma ocorrência comum. O FDA estima que até 5 milhões de homens sofrem de baixos níveis de testosterona, mas apenas 5%, descobrem o problema e se submetem a um tratamento.

Há muitas razões diferentes para que um homem venha a  sofrer com a baixa testosterona. Alguns homens nascem com determinada condição  que causa baixo nível de testosterona, a síndrome de Klinefelter é  a condição mais comum. Homens nascidos com essa condição têm um cromossoma "X" extra. Os Baixos níveis de testosterona em alguns homens, podem apenas ser atribuídos ao envelhecimento, uma vez que a produção de testosterona do corpo diminui após os 50 anos . Outras causas da baixa de testosterona incluem lesões, obesidade, e tratamentos de câncer, bem como doenças e condições, tais como o HIV e AIDS.

Para saber se existe um déficit de testosterona, é necessário que seu médico solicite um simples exame de sangue. A faixa normal varia, mas normalmente fica entre 350 e 1200 nanogramas/decilitro. 

No entanto, existem alguns sintomas claros que podem indicar a baixa testosterona. Alguns dos sintomas mais comuns, incluem baixo desejo sexual, problemas de ereção, e baixa contagem de espermatozoides. Os sintomas menos comuns são coisas como depressão, irritabilidade, calor excessivo (fogachos) e problemas de concentração.

Felizmente, a maioria dos casos de baixos níveis de testosterona são facilmente tratados. Alguns tratamentos mais comuns são a terapia de reposição hormonal com  injeções, gels, cremes, ou comprimidos. A grande maioria dos casos, tem uma rápida resposta ao tratamento e a condição normal do homem é facilmente restabelecida. 

Alguns alimentos favorecem os níveis saudáveis de testosterona, são eles:


brócolis, repolho, couve de Bruxelas e couve-flor. Esses alimentos, diminuem a produção de estrogênio no organismo masculino, propiciando um aumento na fabricação natural de testosterona.

Existem ainda , os alimentos ricos em zinco, que agem diretamente na fabricação tanto de testosterona, quanto de espermatozoides, são eles :
ostras, carne bovina, carne de porco, peru, fígado de galinha, sementes de abóbora e em menor quantidade no gérmen de trigo, lentilha, amêndoas e sementes de girassol.
Manter uma alimentação rica nesses ingredientes, pode diminuir as chances de deficiência de testosterona e garantir a fertilidade de muitos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário