terça-feira, outubro 01, 2013

Dicas para engravidar de gêmeos

Você quer engravidar de gêmeos? Bem, você terá o prazer de saber que existem maneiras de aumentar suas chances  para isso.
Um é bom, mas dois, para alguns, é melhor ainda! Se você deseja encarar as delicias da maternidade em dose dupla, vai gostar de saber que existem algumas dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.


Histórico familiar - Calculando as chances naturais

O histórico familiar desempenha o papel mais importante aqui. Você ou seu parceiro têm uma história familiar de gêmeos? Se sim, as chances  existem. Este fenômeno geralmente pula uma geração. Isto significa que, se seus avós tiveram gêmeos e você não tem um irmão gêmeo, seus filhos provavelmente serão. Existe ainda as chances de dupla ovulação . Se sua mãe ou sua avô materna, tiveram gêmeos fraternos, indica que existe uma predisposição para a liberação de dois óvulos num mesmo ciclo.

Idade da mãe

Estudos têm demonstrado que as mulheres mais velhas geralmente têm mais facilidade para conceber gêmeos e múltiplos. Tem sido relatado que as mulheres mais maduras têm uma em cinco chances de ter gêmeos e que é uma probabilidade significativa. Se você estiver com mais de 35 anos de idade, você tem mais chance de ovulação múltipla ou em outras palavras, você pode estar produzindo mais do que apenas um óvulo por ciclo. No entanto, é sabido que a fertilidade após os 35 anos pode se encontrar reduzida.

Tratamentos de fertilidade

Tratamentos de fertilidade, tais como a fertilização in vitro têm mostrado mais nascimentos de  gêmeos e múltiplos. Se no momento a única forma ou a forma mais rápida de você engravidar, é através de reprodução assistida, o lado bom é que suas chances de ter gêmeos são ainda maiores. Existem outros tratamentos de fertilidade, que podem ter o mesmo efeito. Isso ocorre porque os medicamentos de fertilidade ajudam a ovulação e podem causar dupla ovulação . Obviamente você não vai gastar tanto em tratamentos de fertilidade só para ter gêmeos, mas se você estiver enfrentando problemas de fertilidade e precisa ser tratada, pode manter os dedos cruzados e torcer para quem sabe, um casal por exemplo.

Comer inhame e produtos lácteos aumenta as chances de engravidar de gêmeos

Algumas pessoas acreditam que comer inhame ajuda a engravidar de gêmeos, isso porque o inhame é um estimulador natural da ovulação. Outros acreditam que os produtos lácteos podem ajudar a engravidar gêmeos. Na verdade, este último tem sido provado por meio de estudos. Portanto, se você quer gêmeos, pode marcar as probabilidades a seu favor, comendo queijo, manteiga, bebendo leite, iogurte, e assim por diante. No entanto certifique-se de não exagerar nos produtos lácteos gordos, porque você pode acabar ganhando peso e com isso diminuir as chances de engravidar. Mantenha o seu peso sob controle em todos os momentos.

Indutores de ovulação

Quando uma mulher tem problemas e precisa usar medicamentos para estimular a ovulação , é provável que em algum momento ela tenha uma dupla ovulação que poderá resultar em gravidez gemelar.
Muitas mulheres que fazem uso de Indux, Clomid ou Serophene, já relataram dupla ovulação em seus ultrassons seriados. Porém, mesmo que ocorra gravidez, não existem garantias de que ambos os óvulos serão fecundados.

Pílulas anticoncepcionais.

Há ainda quem afirme que engravidar durante o uso de anticoncepcionais, tem mais chances de ter gêmeos. Claro que você não vai tomar anticoncepcional para tentar ter gêmeos, é simplesmente ir contra o fluxo, mas se não quer engravidar, toma anticoncepcional mas esquece com frequência, cuidado, você pode engravidar não só de um mais de dois bebês.

Outra informação quanto ao uso de anticoncepcionais diz que depois de tomar pílulas anticoncepcionais durante alguns anos, há grandes chances de se engravidar de gêmeos (tanto univitelinos quanto fraternos). O porquê ainda é desconhecido e a informação sequer é comprovada cientificamente mas o número de casos de mulheres que engravidaram de gêmeos logo após pararem com o anticoncepcional, leva-se a acreditar nessa possibilidade.


O ponto de partida

A verdade é que a maioria dos fatores não estão sob seu controle. Você não pode realmente ter certeza de que conseguirá ter gêmeos, não importa o que você faça. As chances podem aumentar com a idade e dieta, mas o melhor é deixar a natureza agir e aceitar o que a vida tem reservado para você.

2 comentários: