quinta-feira, novembro 28, 2013

Descubra como identificar o sangramento de ovulação

Sangramento de ovulação é normalmente uma ocorrência natural, que acontece no dia da ovulação. Sua presença é um sinal de que tudo está correndo como deveria com sua fertilidade.

Muitas mulheres apresentam sangramento durante alguns dias do período fértil e se assustam por acharem que há algo errado ou mesmo confundem esse sangramento com nidação ou menstruação. Porém não é motivo de preocupação, sangramento de ovulação é normal, e embora não aconteça com todas as mulheres, é um bom indicador de ovulação.

O que é o sangramento de ovulação?

O Sangramento de ovulação (que ocorre 14 dias antes da sua menstruação) não costuma ser frequente, mas pode acontecer mais de uma vez. Algumas mulheres nunca tiveram ou terão o sangramento proveniente da ovulação, mas isso também não indica qualquer problema. Como já dissemos algumas vezes, cada corpo é único e tem sua própria maneira de reagir a certos fatos.


Esse tipo de sangramento é frequentemente confundido com sangramento de implantação, que ocorre quando um embrião se implanta na camada interna do útero, o endométrio. O sangramento de nidação é um sinal claro de que uma gravidez se inicia e normalmente acontece 10 dias após a ovulação. Embora seja um momento delicado, e nem todas as gestações progridam após a nidação (existe o risco do embrião se descolar do endométrio ainda nos primeiros dias de implantação) é considerado um sinal da ocorrência de uma gestação.

Porque acontece o sangramento de ovulação?

Pequenos sangramentos de ovulação são considerados um sinal de fertilidade por muitos médicos. O hormônio luteinizante aumenta rapidamente e ao alcançar seu pico, leva a uma ruptura do folículo ovariano, o óvulo eventualmente se liberta e segue em busca de seu caminho para o útero, através das trompas de Falópio.

Uma pequena quantidade de sangue pode ser percebida por causa dessa ruptura. Não possuímos aberturas nos ovários para que os óvulos sejam liberados, para tanto, é necessário que com o auxílio do LH, a parede do ovário sofra uma ruptura, um corte natural, e assim  o óvulo  segue seu caminho. É justamente por causa dessa ruptura, que em alguns casos, é possível perceber um pequeno sangramento que normalmente se apresenta semelhante a borra de café, acastanhado, caramelo ou ainda como um sangue ralo e aguado. 

São percebidos na calcinha ou no papel higiênico, sempre em pequenas quantidades. Então, se a quantidade de sangue é pequena, você não tem absolutamente nenhuma razão para se preocupar.

Você pode nunca ter tido antes, e se tiver, pode ser que não venha mais a ter. Esse tipo de sangramento não segue um padrão e pode acontecer ou não a qualquer momento. 


Quando ocorre o sangramento de ovulação?

Ele ocorre durante a ovulação, normalmente 14 dias antes da data prevista para a próxima menstruação. Pode ser percebido no dia da ovulação, e por até dois dias após a liberação do óvulo.

Devo evitar relações sexuais durante o sangramento de ovulação?

Temos apenas 5 dias no mês para conseguir engravidar, o dia de sangramento é justamente o dia que o óvulo está sendo liberado, de forma que não se pode desperdiçar esse momento. O sangramento de ovulação sempre se apresenta em pouca quantidade e não interfere ou atrapalha a prática sexual. Ele pode durar de 2 a 3 dias, de forma que se você for esperar o sangramento cessar, perderá dias importantes e diminuirá as suas chances. O ato sexual durante o sangramento de ovulação é liberado, necessário e não traz qualquer complicação para você e sua fertilidade.

Já falamos algumas vezes dos sintomas de ovulação. Você pode usar o toque do colo do útero, testes de ovulação, medição da temperatura basal, ultrassom e observar o muco cervical para saber se a ovulação está próxima ou se já aconteceu. 

Com o auxílio de algum desses métodos, é possível ter certeza se de fato é um sangramento de ovulação. Se o ciclo for regulado e o sangramento acontecer exatamente no dia previsto para ovulação, também é um indicativo forte de sangramento de ovulação.

>>>>>Como mulheres estão conseguindo reverter a INFERTILIDADE através da alimentação

Qualquer sangramento que ocorra fora do dia previsto para a menstruação é um alarme, e o ideal é que um médico seja consultado,  um exame clínico e ultrassom sejam feitos, para atestar a causa do sangramento. Se o sangramento acontecer logo após uma relação sexual dolorosa, um médico também deve ser consultado.

Se confirmado que o sangramento é proveniente da ovulação, relaxe e agradeça pela santa ovulação de todos os meses. Afinal em  terra de amenorreia, quem tem sangramento de ovulação é rainha.

Pé no chão e esperança no coração!

582 comentários:

  1. Muito bem explicado!! Entendi bem direitinho, pois estava preocupada com esse sangramento durante o meu período fértil.. Tati adoro suas dicas!!! Comecei a te acompanhar essa semana e não pretendo deixar de ser sua seguidora..rsrs.. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu tive esse sangramento de ovulação e no mesmo ciclo peguei meu positivo !
    Nunca tive, e tive uma grande sorte de bem no ciclo em que sangrei na ovulação engravidei . :D
    Pra mim esse sangramento foi maravilhoso ! hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu tive um sangramento dia 01/06 e minha mestruaçao e dia 15/06 o que será que pode ser?

      Excluir
  3. olha,esta explicaçao veio super a calhar para mim!!!!!!!!!
    estava com esse sangramento no dia 25 e 26/11(q nao foi bem um sangramento,foi uma agua rosinha e depois um pingo marrom na calcinha e bem pouco quando me limpava)e foi no dia antes da tb cair e no dia q caiu!!!!!
    ja estava preocupada,ja q os hormonios estao em ordem!!!!!!
    agora depois q li fiquei bem mais tranquila!!!!!!
    obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tive este sangramento e normal?. Estou na tentativa ai de engravidar. Mas estou com uma colica fraquinha meio chata. !!! E normal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polliana,
      é como explica o texto, nem todas tem e quem tem pode ou não ter mais de uma vez. Ter ou não ter, não indica qualquer problema. Cólica lateral durante o período fértil, pode ser um indicativo de ovulação tbm .
      É normal, mas se for muito forte , é bom consultar um médico.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. oi sou a liliana, eu tive relacoes no dia 2 o meu dia mais fertil era dia 5 e a ovulacao dia 6.... mas tive exe tal corrimento rosa dia 8 sera k poxo estar gravida?

      Excluir
  5. Oiiii Tati, oiii meninas! Sou a Gislaine ja estive aki no bloh algumas vezes e relatei q tenho SOP, e que tinha uma consulta agendada com uma endocrinologista, entao hj foi o dia da consulta!
    Expliquei sobre o SOP e que tomo AC faz sete anos (tenho 22 anos) ela me pesou estou um pouco acima do peso (eu ja sabia né kkk), me falou muito sobre a SOP (explicou bem melhor que a minha GO) ela me receitou Glifage xr 500 (metformina) e Subtramina para auxiliar na perda de peso, porque ja faço muitos exercicios e dieta e mesmo assim tenho dificuldades em perder peso... Expliquei q eu planejo engravidar daqui 6 meses, ela me disse q posso parar de tomar AC a qualquer momento e continuar só com o glifage, e me deixou ciente que posso ter muita dificuldade assim como pode ser muito rapido... Agora nao sei se ja tento desde já :(
    Alguem ja tomou metformina junto com sibutramina?! E agoraaaa?! Estou anciosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sibutramina é contra indicado pra quem está tentando engravidar , então se vai tomar , continue com o ac e só pare quando não for mais fazer uso dela.
      Boa sorte !

      Excluir
  6. No meu caso tive um pequeno sangramento com cor marrom e caramelo nos dias 25/11, 26/11 e 27/11 minha menstruação é para vim dia 30/11 e hoje dia 29/11 não apareceu nada estou tentando a 5 meses, devo aguardar o atraso para fazer o teste? pode ter acontecido uma nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim , pode ter sido nidação . O ideal é aguardar pelo atraso.

      Boa sorte !

      Excluir
  7. Adoro suas explicações Tati!!!!!!!! Vc é uma benção !!!!!!!!!! Bbjinhos...........

    ResponderExcluir
  8. Oi flor adorei mais queria tirar uma duvida...
    Olha flor meu diane terminou dia 5 de novembro quando foi dia 9 meu niver tivemos relação, quando foi dia 12 minha m veio, quando foi dia 17 ela foi embora e nisso já estava tomando o diane desde do dia 13 e dia 25 começou saindo rosinha e depois começou ficando marrom e ficou assim 1 dia.. Ainda esta saindo marrom mais só quando fasso xixi e sai um pouquinho no papel higiênico... Estou no meu 5 mes de tratamento com o diane e o metformina pois tenho SOP.
    Flor o que vc acha??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não falhou com o ac nenhum dia , é apenas um escape Wilane, causado pelo ac.

      boa sorte !

      Excluir
  9. oiiiiiiii
    òtima explicação, porém achei meio cedo pra ser ovulação.
    Minha M começou dia 21/11 e acabou dia 24/11, tive relação dia 26/11 e nao veio nada, quando foi ontem dia 28/11 veio esse sangue e logo pela manha uma borra marrom...
    O que seria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser resto de menstruação ou algum descontrole hormonal, de fato é muito cedo para ovulação, a menos que seu ciclo seja menor que 24 dias.

      Boa sorte !

      Excluir
  10. Olá... Gostaria de obter um ajuda,se possível. Minha menstruação veio no dia 4/11, tive relações no período fértil (15,16,17) e de uma semana até hoje, esta vindo um borra, e em outro momentos um pouco de sangue. Minha menstruação deve vir hoje, pois meu ciclo e de 28 dias, mais até agora nada. O que pode está ocorrendo? Nidicao, ovulação,... Me ajugem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível dizer com certeza . Seu fluxo na menstruação é sempre normal? Nunca se apresentou em borra ? É possível que seja nidação ou a menstruação que adiantou. Se não descer fluxo normal, aguarde 5 dias e faça um beta.

      Boa sorte !

      Excluir
  11. Gostaria de Saber se os testes de ovulação ajudam mesmo a descobrir quando está ovulando.

    ResponderExcluir
  12. ola...
    então fui eu quem fiz a pergunta acima sobre a ovulação antecipar demais...
    Meu ciclo é regular de 28..sempre...
    pense que se fosse restinho de menstruação deveria ter vindo na terça e nao na quinta...
    inicio - 21/11
    final - 24/11
    relação 26/11 - era pra ter vindo aqui o sangramento
    pausa 27/11
    relação 28/11 - com sangramento
    29/11 normal até hoje
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma regra pra certas coisas amiga . Cada corpo reage de uma forma. um Sangramento 7 dias após o inicio da menstruação não pode ser nem de ovulação e muito menos de nidação . Resta um desajuste hormonal ou um restinho de menstruação.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica...
      bjs

      Excluir
  13. Tati no meu caso meu teste de ovulaçao positivou na sexta ,tive um pequeno sangramento aguado na segunda sera que so ovulei na segunda?

    ResponderExcluir
  14. Tati o sangramento de ovulaçao acontece no dia da ovuçao ou um dia depois

    ResponderExcluir
  15. Tati estou adorando as suas abençoadas explicações,olha só o que acontece comigo:04/10 menstruação,12/11 uma manchinha no pael higiênico caramelada e depois parou.16/11 tambem e depois parou.18/11 teste de urina no posto de saude deu negativo,26/11 teste de farmacia negativo!Até agora nada da monstra.sinto colicas ,dores nas costas,e dores no pé da barriga .O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um descontrole hormonal amiga. Uma consulta para quem sabe um ultrassom é o ideal.

      Abraços

      Excluir
    2. ola eu tive um sangramento dia 01/06 e minha mestruaçao e dia 15/06 o que será que pode ser?

      Excluir
  16. boa noite, fiquei menstruada dia 14/11, tive relaçao nos dias, 16, 19 e 27/11, quando foi no dia 29 a tarde veio uma borra marrom, ficou ate o dia 01/12, tinha oras que quando eu me limpava saia um sangue bem clarinho, so que nao chegou a sujar a calcinha, era apenas quando ia fazer xixi e passava o papel higiênico, pode ter sido nidação? nunca havia me acontecido isso!!! nao uso nenhum tipo de contraceptivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido nidação sim . Aguarde 15 dias a partir desse pequeno sangramento e faça um beta.
      Boa sorte !

      Excluir
  17. Olá Tati muito obg pela informação, esse post respondeu muitas perguntas, de veze em quando eu tenho esse "scape"...até tava pensando em falar com a GO pq fiquei preocupada, tive esse sangramento 3 meses seguidos, o sangue é bem levinho e só aparece quando eu faço xixi e me limpo, mais é aguado bem fraquinho, eu cheguei a confundir com Nidação...mas agora com essas novas informações consigo compreender que o meu corpo está funcionando normalmente !!! Obrigada

    Bjus
    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola tati, então muito explicativo suas dicas, no meu caso, houve um sangramento exatamente no dia da.minha ovulação ou seja dia 27/12, e após tive um dorzinha leve do lado esquerdo da barriga, será que é ovulação mesmo ou nidação? ??

    ResponderExcluir
  19. meu nomde nao posso diser mas mestruei no dia 22 de fevereiro e mantive relaçoes no meu periudo fertil mas desde domingo dece uma borra de cafe e ontem tive dor de colica sera que ovulei mas ate hoje dece um poucoi de sague meio ralo... tive relaçoes ontem a noite e caiu no chao uma borra marron fiquei procupada o que pode ser sera que ovulei... quando poço faser o teste .. me ajude flor...

    ResponderExcluir
  20. tati meu nome e rosa... mto bem explicado mesmo, como aconteceu esse mês, esse mês parei com minha injeção e quero muito engravidar, meu período fértil foi dia 11.03 exato 14 dias após minha mestruação, nesse dia veio o muco clara de ovo sinal q estava ovulando, e veio com cólicas, no dia seguinte veio um sangramento da cor vermelho, mais com pouco fluxo, e hj dia 13 ainda esta com o sangramento, agora depois que li esse artigo fiquei mais tranquila

    ResponderExcluir
  21. tati meu nome é rosa...mto bem explicado mesmo, como aconteceu esse mês, esse mês parei com minha injeção e quero muito engravidar, meu período fértil foi dia 11.03 exato 14 dias após minha mestruação, nesse dia veio o muco clara de ovo sinal q estava ovulando, e veio com cólicas, no dia seguinte veio um sangramento da cor vermelho, mais com pouco fluxo, e hj dia 13 ainda esta com o sangramento, agora depois que li esse artigo fiquei mais tranquila, será que no meu caso foi isso que aconteceu? se vc poder me ajudar agradeço pois minha consulta com minha medica é so no final do mês.. e-mail kiteria_aroudo@hotmail.com..pode me mandar um e-mail...

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Tomei pela ultima vez anticoncepcional ate dia 06/02 minha menstruação foi normal no dia 10/02, a partir dai não tomo mais, na tentativa de engravidar, só que como tomava anti, não sei de quantos dias sera meu ciclo agora que to sem, porem notei o muco mais consistente, bem elástico, somente no dia 01/03, tive relação dia 27/02 e 02/03, e em outros dias alternados do período, geralmente dia sim dia não. E no dia 12/03, ou seja 30 dias depois da minha ultima menstruação, desceu um pouco de sangue, geralmente so aparecia quando se limpava, ficou assim ate dia 15, as vezes aparecia um pouco na privada, mas foi bem pouco, minha menstruação não é de grande volume, mas esse mes foi bem menos msm, ai dia 17 fiz um teste de farmácia deu negativo, ai não sei, o que pode ser? Disfunção do organismo por ter parado com o anti? posso considerar meu ciclo de 30 dias sera? aguardo

    ResponderExcluir
  23. Tive relaçoes a noite do primeiro dia do meu periodo fertil (25/03), no dia seguinte comecei a sentir colicas e a sujar o papel de sangue. Sendo o fluxo de sangue pouco. Na madrugada notei a calcinha suja ja com um fluxo maior. As colicas continuam. Pensei que poderia ser alguma desregulaçao na menstruacao. No entanto o sangue e diferente. Na einha menstruaçao o sangue e escuro e grosso, cheio de pedacinhos de algo que deve fazer parte do processo natural da menstruacao, e tem cheiro diferente. Ja esse sangue de agora, e vermelho vivo e claro, e nao tem os pedacinhos da "limpeza" que a menstruaçao faz no sistema todo mes. Sera que estou gravida?

    ResponderExcluir
  24. Ola meu nome é Waldenia, minha ultima menstruação foi dia 19/03, meu período fertil começou dia 29/03 sendo minha ovulação dia 03/04, justamente neste dia surgiu um sangramento meio marron (bem pouquinho), estranho, durou 4 dias... agora é esperar dia 16/04 para saber se foi sangramento da ovulação mesmo...ou se é meu bebezinho que está por vim... boa sorte a todas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela data, não tem como ter sido nidação ...vc até pode ter engravidado, mas o sangramento é provável que tenha sido de ovulação.
      Boa sorte !

      Excluir
  25. Olá já faz 2 meses q estou sem a pílula e minha menstruação sempre foi regular , mas este mês aconteceu algo meio estranho , está vindo a 2 dias tipo um corrimento cremoso no primeiro dia era caramelo e agora está rosa, minha menstruação será no dia 5/05 , oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um sangramento de ovulação ou nidação . Aguarde, se houver ao menos 5 dias de atraso, faça um teste.
      Boa sorte !

      Excluir
  26. Oi meu nome é Carolina, estou super nervosa pois isso nunca aconteceu antes. Minha mostra desce sempre nos dias 10 de cada mês, este mês desceu normal dia 10 e acabou dia 16, tive relação com meu noivo nos dias 16, 17, 18, 19, 21 e no dia 25 duas vezes, hoje dia 26 percebi um pouco de corrimento rosado e quando fui urinar vi que havia sangue bem vermelho na urina, me assustei, sinto um pouco de cólica... Será que é nidação? Estou preocupada com esse sanguinho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Nidação acho pouco provável ...pode ser um sangramento de ovulação ou alguma feridinha no útero que sangrou por conta da relação ...de qualquer forma, se a relação foi desprotegida, 20 dias após a relação de risco, é prudente realizar um teste para afastar a possibilidade de gravidez.
      Se sangrar numa próxima relação , é bem provável que seja mesmo algum machucadinho no útero ....um médico nesse caso, se faz necessário o quanto antes.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Boa tarde Tati, comentei no dia 24/04 uma possível nidação. Minha mostra sempre vem dia 10 e este mês ainda não veio, será gravidez?

      Excluir
  27. Depois de uma semana q tive relação sexual com meu namorado tive um pequeno sangramento na calcinha fui ve no calendário estava no período de ovulação , fiquei assustada achando q pudesse esta gravida e depois de 3 dias o sangue apareceu de novo com menos quantidade ainda apenas uma gotinha , sera q pode ser o sangramento de ovulação ? Ou vcs acham q eu preciso fazer o teste ? Eu usei camisinha mais ainda fico receiosa o q devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável que seja sim um sangramento de ovulação. Só faça um teste se houver atraso na menstruação.
      boa sorte !

      Excluir
  28. Quanto tempo dura o sacramento do período fértil?
    Se poder responder eu agradeço bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação se encontra no artigo amiga .
      Não é sangramento do período fértil, e sim um sangramento de ovulação.
      "Ele ocorre durante a ovulação, normalmente 14 dias antes da data prevista para a próxima menstruação. Pode ser percebido no dia da ovulação, e por até dois dias após a liberação do óvulo."

      Boa sorte !

      Excluir
  29. Olá, mes de março não tomei anticoncepcional, no mes de abril esqueci de tomar 2, e tive relaçoes sexuais 1 vez por semana, dia 26/04 veio minha menstruação, porem veio marrom e pouca , no dia seguinte só tinha sangue claro e logo em seguida acabou. Dia 29/04 tive relação sexual, quando percebi havia sangue bem clarinho e já parou. O que seria? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível dizer o que é ...com essa bagunça que fez com o anti podem ser escapes ou mesmo gravidez.
      Faça um teste e se não quer engravidar, faça o uso correto do anticoncepcional.
      Boa sorte !

      Excluir
  30. Olá, bom dia! Adorei sua atencao!! Então, me tire uma dúvida. Tenho ciclo irregular, em torno se 35, 36, 37 dias. A data da minha última menstruação foi 03/04, sendo que durou 05 dias. Tive relação dia 29/04, e após, tive um um sangramento, cheguei a usar absorvente somente neste dia. Meu namorado ficou preocupado, não achou normal, afinal isso só havia ocorrido qdo transamos nos dias bem próximos a menstruacao descer. Transamos ontem, dia 01/05, foi tudo normal, sem sangramentos. O que poderia ser isso, já que estou com os seios um pouco mais inchados. Poderia me dar uma luz? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: relações desprotegidas, pois tenho dificuldade para engravidar, pq tenho sop.

      Excluir
    2. Não da pra saber com certeza Luana, mas pode ter sido um sangramento de ovulação, o que indicaria um ciclo de 40 dias, pode ser alguma feridinha no colo do útero, é comum ocorrerem sangramentos pós relação nessa condição.
      Está com o papanicolau em dia ?

      Excluir
    3. O último exame foi janeiro do ano passado. Jamais aconteceu isso. Há 03.meses venho tomando akeles chás uxi amarelo e unha de gato para limpar o útero, durante 07 dias. Bjos

      Excluir
    4. O sangramento só foi essa única vez e em pouca quantidade, mas colokei um absorvente pq pensei que a relação "estimularia" a descida da menstruação. Pensei dessa forma, por causa da irregularidade d ciclo. Mas não desceu, nem pingou, nem sujou a calcinha mais...transamos novamente e tudo normal...

      Excluir
  31. Queria te pedir uma ajuda! Estou aflita, ha 4 meses tive minha primeira relação, tomo anticoncepcional mas não lembro se havia falhado algum dia no mês de Dezembro até pq tomava pra espinhas, e não tinha relações, Tomo a mais de 2 anos.. Usamos camisinha e meu namorado não chegou a ejacular, teve um momento que a camisinha escapou e foi questão de segundos pra gente perceber depois disso a gente até parou. Enfim, desde Dezembro que fico o tempo inteiro pensando estar gravida, pelo contato quando a camisinha escapou, mas até mês passado (Abril) minha menstruação veio os 4 meses normalmente, semana passada fiz um beta deu 0,99mUI/ml, negativo né? só que tive muitos sintomas, não sei se foram psicologicos, ou devido ao imenso estresse que estou sentindo por todo esse tempo, e sinto meus seios diferentes, as veias do meu corpo estão bem aparentes, sinto muita colica e dor de cabeça, mas já são 4 meses pensando nisso, estou ficando louca! faltam 5 comprimidos da minha cartela, ou seja, mais ou menos uns 8 dias para minha proxima menstruação e há uns 4 dias estou tendo um corrimento meio caramelo com traços de sangue, estou muito preocupada! Não sei o que pode ser, sinto minha barriga inchada, mas minha mãe disse que com 4 meses já era pra estar grandinha. Tambem desenvolvi uma prisão de ventre, penso que pelo nervosismo e tudo, então são vários fatores que me fazem acreditar nisso ainda. Mesmo com o beta negativo continuo tendo sintomas, me ajuda por favor =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não está grávida ...desencana e vai ser feliz !
      Essa tortura que está impondo a si mesma só vai fazer com que todos esses sintomas piorem e muito.
      É comum que nos primeiros meses de relação, o casal fique meio paranoico...continue tomando seu ac certinho , usando camisinha para evitar as dsts e tudo continuará bem .
      Boa sorte !

      Excluir
  32. Ola Tati, tire uma duvida por favor!
    Minha menstruação veio no dia 27/04 â 04/05, tenho ciclo regular de 28 dias, tive relação no dia 04/05. Hj estou no meu periodo fértil e tive um pequeno sangramento 3 vezes hj. Posso estar gravida????

    ResponderExcluir
  33. Ola ,Minha Namorada veio a M dia 08/04 e foi embora dia 09/04 , agora ontem saiu dela um muco grosso pastoso , e hoje saiu um corrimento aguado com pouco de sangue , oque é isso , ela pode ta gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela data pode ser um inicio de menstruação ...se o fluxo nao aumentar o ideal é fazer um teste , pode ser um sangramento de implantação.

      Excluir
  34. oi tati!!! estava pesquisando sobre teste de ovulação e achei seu blog !!!! achei otimo parabéns !!!
    Me tira uma duvida estou tão anciosa e triste !!!!
    fiz meu transvaginal e deu ovarios policisticos .... fiz meus exames homonal ai e que ta olha o resultado , eu fiz os enxames no meu periodo fertil :
    hormonio luteinizante -lh: 103.0mui/ml
    hormonio floculo estimulante fsh: 2,90mui/ml
    prolactina: 6.98mui/ml
    dimero d: 0,27mui/ml
    tomei anticoncepcional 7 anos , parei agora em janeiro de 2014 acontece que meu ciclo estava de 28 dias certinho esse mes 05/2014 resolveu atrasar 3 dias ou seja foi um ciclo de 31 dias , ja achei que estava gravida , quando veio me peguei chorando muito ja que estou tentando!!!!! ja tive um filho hoje ele esta com 7 anos , achei que nunca teria problema ....
    Vc pode me ajudar? o que esse LH muito alto pode influenciar na tentativa ? o que posso fazer para melhorar a minha ovulação? devo tomar a agua inglesa para limpar o corpo e so depois de um tempo tentar?
    Ficarei muito grata se me responder ...........ja perguntei a varios blog e nada , mas a unica com tanta informação e vc !!!!
    meu e-mail e katia.sousa2004@ig.com.br,
    desde já te agradeço por ter feito esse blog que ja ajuda muitas pessoas.......
    bjos Katia Sousa

    ResponderExcluir
  35. Oi Tati minha menstruaçao veio no dia 18/04 e durou ate o dia 25/04 tive relação no dia 04/05 e no dia 10/05 ontem dia 11/05 e hoje 12/05 tive um pequeno sangramento aguado (incomum) o que pode ser? Nidaçao ou ovulação? Aguardo resposta, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo de como é o seu ciclo , pode ter sido nidação ou sangramento de ovulação. Se menstrua em intervalo regulares de no maximo 30 dias , é provável que esse sangramento tenha sido nidação ( implantação do embriaõ)

      Excluir
    2. Sim. Tenho intervalos de exato 30 dias, sempre regular!

      Excluir
    3. E já está com 2 dias de atraso.

      Excluir
  36. Oi Tati gostaria de tirar uma dúvida, sou tentante a 4 anos e meio, e o ano passado fiz uso do clomid por 7 meses, depois minha GO suspendeu para darmos um tempo, e iniciei novamente agora em abril, minha menstruação veio 05/04 tomei certinho o clomid, e minha menstruação veio certinho esse mês dia 01/05 tomei novamente o clomid, meu dia exato de período fértil é 13 para 14 ou seja terça para quarta seria esse mês, tivemos relação na madrugada de segunda para terça, terça quando acordei já estava com um sangramento claro e aguado somente quando me limpava saia no papel, mais aumentou a quantidade quarta e quinta de sangue e hj é sábado e ainda estou com sangramento porém feito borra de café, entrei em contato com minha GO e ela disse que COM CERTEZA O SANGRAMENTO ERA DA OVULAÇÃO, só que estou preocupada pq ainda não parou e estou com dúvida se msm tendo esse sangramento agora, se ainda assim vou menstruar esse mês que o certo de vir a menstruação seria no dia 27/05 ou 28/05 será que ainda vou menstruar?? ou desregulou todo o meu ciclo?? ou tenho uma chance de estar grávida?? Visto que já tenho uma filha de 9 anos e meu marido fará cirurgia segunda-feira agora de varicocele, pois a médica disse que nossas chances aumentariam muito se ele operasse, MAIS PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, EU TENHO MUITA FÉ NAS PROVIDÊNCIAS DIVINAS, obrigada por seus comentários são sempre de muita ajuda e esclarecimento, não deixe de me responder vou ficar aguardo sua resposta Tati, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo visto foi sim sangramento de ovulação. Esse tipo de sangramento nao desregula o ciclo ...conte 15, 16 dias a partir do primeiro dia desse sangramento e terá o dia da próxima menstruação ...se passar disso, é atraso :)

      Excluir
  37. Bom diaTati,meu caso é o seguinte,estou no 1* ciclo de clomid, meu ciclo é de 26 dias e no 21* do ciclo tive pequeno sangramento misturado com muco clara de ovo,seria ovulação tardia ou nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com clomid o ciclo muda um pouquinho ....pode ter sido sintoma de ovulaçã , mas pode ter sido sangramento de nidação. Aguarde 15 dias após o sangramento e faça um teste.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Muito obrigada Tati...

      Excluir
    3. Tati, fiz hoje o teste, 15 dias após o sangramento, mas deu negativo.O estranho é que tenho dores na costa, ultimamente aumentou muito a dor nos seios, nariz tampado sempre e cólicas bem fraquinha e nem sinal de menstruação. Você acha que o teste pode ter sido feito cedo demais, ou o endometrio pode ter afinado demais e por isso a falta de menstruação?

      Excluir
  38. Boa tarde tati, estou preocupada tomo injeção depo proverá de três meses, tive relação com meu marido tive um pequeno sangramento com muco de clara de ovo posso ter engravidado tomando remedio, estou me sentindo muito mal enjoada meus seios está doendo toma a 1ano e nunca tinha acontecido obridada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escapes são normais e muco clara de ovo também ....anticoncepcionais são a base de estrogenio , e é justamente esse hormonio o responsavel pela fabricação do muco ....uma gravidez com injetável até pode acontecer , todo método tem uma margem de falha, mas é bem dificil acontecer.

      Excluir
  39. oi tati, eu e meu namorado tivemos 3 relacoes desde a minha ultima menstruacao, que acabou dia 3 desse mes, a primeira foi dia 9 usamos camisinha mas ele nao gozou, a segunda foi dia 13, agente usou um pouco e depois sem mas ele tbm nao usou, a terceira foi dia 17 na hr q ele foi gozar nao estava com camisinha mas ele gozou fora, bom, dia 19 ,ontem, quando acordei tive um sangramento, estava bem liquida e vermelho, meu ciclo é desregular mas da 28 dias, eu olhei e estou no pos ovulacao, esse sangramento ta pouco ja ta acabndo hoje dia 20. pf alguem pode me ajudar o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que dia ovulou ? se foi proximo de alguma relação que ele ejaculou fora sem camisinha , esse sangramento pode ter sido um sangramento de implantação ....aguarde 15 dias apos a ultima relção de risco e faça um teste

      Excluir
    2. mas quanto tempo dura?? porque ainda nao acabou e tem hr q desce mt

      Excluir
    3. ele ejaculou dia 17 q foi fora e o sangramento comecou dia 19!

      Excluir
  40. Olá,
    Estava pesquisando na net sobre o tema quando vi este site.
    Estou com uma grande dúvida, por favor, preciso de ajuda. Pois não sei se devo procurar um médico ou não.
    Eu tive minha mestruação 18 de abril, por volta da semana seguinte, não consigo precisar bem a data, saiu uma gota de sangue no muco, que estava bem transparente e de seguida durante uns 2 dias na cuequinha ficava uma humidade seca tipo castanha, com as bordas mais escuras. Entretanto nesses 2 dias tive relações com o meu marido, depois das relações saiu uma pasta grossa branca da minha vagina. Igualzinha a queijo fresco, com a mesma textura e grossura. Decidi colocar um ovulo para infecções fungicas porque pensei que fosse o que estava acontecendo. Um mês depois minha mestruação não desceu, ja estou atrasada. Meus ciclos são de 26 a 28 dias normalmente. Hoje é dia 21 de Maio e nada, tou sequinha e nem sinal do amiguinho que me visita todos os meses. Será que você me consegue ajudar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que relatou pode ter tido um sangramento de ovulação ...se manteve relaçao nos dias proximos, pode ter engravidado.
      aguarde 5 dias de atraso de faça um teste

      Excluir
    2. Obrigada pela sua resposta. Eu ontem fiz o teste e ele deu negativo, o que para mim não foi surpresa, porque não estou sentindo peito dolorido, ou outros sintomas. Só má disposição mas isso como é normal em mim eu já nem sei identificar :).

      Excluir
    3. Fiz o teste e deu negativo. Sintomas de peito inchado ou dolorido também não tenho, nem xixi a toda a hora, como na primeira gravidez. Mas muito obrigada pela sua resposta.

      Excluir
  41. Olá, estou com uma dúvida enorme rs, Minha M veio dia 05 06 07 08 09 depois de 12 dias da m veio uma borra de café, durou 3 dias, minha M é controlada, porem entou na dúvida de eh nidação ou a ovulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende , 12 dias após o primeiro dia de menstruação , ou 12 dias após o ultimo dia de menstruação ? Se foi após o primeiro dia pode ter sido sintoma d ovulação , se contou a partir do ultimo, nidação

      Excluir
    2. Foi sim, no começo da M após 12 dias desceu, como nunca tinha vindo antes fiquei na dúvida, pois esta descendo uma clara de ovo até hoje! Por isso me surgio a dúvida

      Excluir
  42. Olá minha M veio no dia 06/05 até 10/05 tive relação nos dias 16 17 e 18. No dia 23 de madruga sentir cólica e durante dia tbem o que pode ser?

    ResponderExcluir
  43. Obs: Tive cólica 02 dias depois do meu período fértil será uma possível gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito acima , pode ser ovulação ...basta ter útero para sentir cólica amiga .... sentimos na ovulação , após a ovulação , na implantação , pouco antes de menstruar e durante a menstruação, mas dizer que 2 dias após a ovulação pode ser um sintoma de gravidez é impossível ...nesse periodo o óvulo ainda está a caminho do útero.

      Excluir
  44. Oi ! . e quando não é antes de 14 s , minha mestruação ta atrazada 2 diia ... e ta parecendo que eu estou ovulando com uns pingos bem sangue vivo o que de ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser a menstruação chegando ou nidação ( implantação do embrião no útero )

      Excluir
  45. Oi, me chamo Jack e tento engravidar há 2 anos. Eu e meu esposo fizemos exames e apenas tenho um pequeno mioma, q segundo os médicos, não influenciaria em nada uma gravidez. Troquei de GO pois não vi interesse da parte dela de investigar meu caso, porém a outra GO é mais lenta ainda! Então, depois de ouvir bastantes histórias iguais a minha, resolvi tomar indux por conta própria. Meu histórico é: 17/05 veio a Monstra, 21/05 iniciei o induz, ontem (25/05) tomei o último. Mas no dia 23/05 estava usando protetor diário por causa do fim da monstra, fui fazer uma faxina e o sangramento voltou e com cólicas e melou todo o protetor, até q eu tomei analgésico, deitei e passou. Ontem (25/05) namorei tranquilamente, mas hoje, dia 26/05 no final da noite, sinto uma colicazinha e novamente um fraco, muito fraco sangramento, será efeito do remédio, ou ainda restos da Monstra? Acho q ovulação não é, muito cedo p/ isso... Nidação piorou mais ainda... Marquei GO p/ quarta-feira e vou solicitar uma trans p/ ver as coisas e exames de hormônios, ajo certo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossivel dizer ... tomou uma péssima decisão ao decidir se auto medicar com indutor ...o sangramento intenso pode ter sido menstruação mesmo, já o segundo como teve relação na noite anterior pode ter sido um sangramento de alguma feridinha no útero ou advindo dos ovários que com certeza estão bem inchados pelo uso do indutor.
      Sei que a falta de atitude dos médicos te levou a uma atitude extrema , mas tomar indutor sem orientação médica e sem indicação para tal pode ser desastroso.
      Uma trans é o melhor que pode fazer no momento.
      boa sorte !

      Excluir
  46. Oi. Me Chamo Cris. Tomei a ultima catela de Selene em março/14. Menstruei dia 5 de abril. E nesse mes de maio veio tbm dia 5, porem so durou 1 dia apenas. Ontem dia 26 de maio, comecei a sentir um poco de colica e veio um sangue fraquinho e rosado. Hoje, a cólica diminuiu e tava vindo um sanhue tipo caramelo tbm bem fraquinho. Notei secreção tipo clara de ovo e elastica no fia 14 de maio, mas do tive relacao no 13 e depois do dia 14. O que sera q esta acontecendo? Me ajude. To tentando engravidar.

    ResponderExcluir
  47. Oi é a Cris novamente. Esqueci de relatar as informações de forma precisa. Minhas 3 ultimas menstruações foram: 4 de março/14 , 5 de abril/14 e 5 de maio/14. Tomei a última cartela de selene em março. Minha ultima menstruação q foi dia 5 de maio so durou 1 dia. A proxima menstruação estava prevista para 5 de junho/14. Dia 25 de maio senti umas pontadas fortes no ovario esquerdo e ontem dia 26 de maio, comecei a sentir colica e desceu um sangue fraquinho e bem rosado q quase nao sujou o absorvente. Hoje dia 27 de maio, a cólica parou e sangue veio tipo cor de caramelo e depois parou. Notei secreção elastica tipo clara de ovo no dia 14 de maio, mas tive relação vom meu esposo no fia 13 de maio e depois do dia 14 em diante. O que sera q estar acontecendo comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido apenas sintoma de ovulação Cris ou talvez um sintoma de nidação .... Aguarde 15 dias apos o primeiro dia desse ultimo sangramento e faça um teste.
      Boa sorte !

      Excluir
  48. COMECEI TOMAR REMEDIO COM UNS TRES DIAS ATRASSADOS DE POIS DO INTERVALO E MINHA MENSTRUAÇAO DESCEU SO BORRA DE CAFE , TOMEI TRES PILULAS TIVE RELAÇAO ELE E GOZOU DUAS VEZES DENTRO NO DIA SEGUINTE DESCEU BORRA NOVAMENTE POSSO ESTAR GRAVIDA

    ResponderExcluir
  49. ola estou com uma duvida, tem umas duas semanas q sinto cólicas bem leve,tive relação dia 27/05 26/05 e minha menstruação desceu hoje 29/05 com cólica bem leve, pois sempre descia nos dias entre 7 e 8 nunca menos e nem mais. me ajude fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
  50. Estou preoculpada comigo porque os meus dias foi 27/04 e tive esse sangramento no dia13/05 logo após a relação depois passou só que voltei a continuar a sangrar com borras e marron no dia18/05 até hj31/05 e fiz uso do anticoncepcional do mês tomei ontem dia 30.E ai qual é o possível problema na opinião de vocês?

    ResponderExcluir
  51. Oi estou preocupada comigo fiquei mestruada no dia27/04 e tomei meu anticoncepcional do mês todo o dia 30 e no dia 13/05 tive relação e tive esse sangramento logo parou e voltou de novo dia18/05 logo depois da relação até agora dia31/05 com borras e tipo marrom e fiz uso do anticoncepcional. O que pode estar acontecendo? Me ajudem com a opinião de vcs.Grata!

    ResponderExcluir
  52. Tati, por favor leia minha pergunta que esta junto a do dia 18/5/2014 13:06.Fico agradecida, Beijos

    ResponderExcluir
  53. Oi Tati
    Minha ultima menstruação veio dia 15/04 foi embora dia 18/04 tive relação sexual dia 20/04 21/04 e 04/05 minga menstruaçao nao deceu ate hoje é possivel ter engravidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu ciclo amiga , mas pode ser que a relação do dia 04 tenha ocorrido no período fertil

      Excluir
  54. Oi a quase um ano nao mestruo mais,entao meu go me receitou duphaston tomei com 6 dias veio o muco bem intenso e no outro dia veio um leve sangramento ficou por 3 dias sera q esse sangramento q vc se refere,e no dia do muco tire relacao,e ate hoje nao tive mais nada sera q estou gravida?

    ResponderExcluir
  55. Oi a quase um ano nao mestruo mais,entao meu go me receitou duphaston tomei com 6 dias veio o muco bem intenso e no outro dia veio um leve sangramento ficou por 3 dias sera q esse sangramento q vc se refere,e no dia do muco tire relacao,e ate hoje nao tive mais nada sera q estou gravida?

    ResponderExcluir
  56. Olá Tati,
    Gostaria da sua ajuda, tomei saúde da mulher por dois ciclos e nesse decidi não tomar nada e relaxar, meu ciclo é certinho de 28 dias.
    Minha última menstruação foi dia 20/05, iniciei os treinos dia 26/05 (dia sim, dia não)e tenho certeza que ovulei dia 31/05, pois tive muita dor que não conseguia nem sentar e nem andar no ovário esquerdo nesse dia.
    Porém namorei dia 30/05, 31/05 e 01/06 direito.. sendo que dia 01 tive uma borra morronzinha após a relação, e hoje dia 03/06 tive um corrimento rosa bem clarinho, misturado com muco clara de ovo.
    Será que esses escapes são de ovulação? Pois acho muito cedo para ser nidação.
    Beijos e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Minha menstruação veio no dia 15/05 a 18/05 e no dia 30 e 31 tive relações sexuais e é só cm 18 dias da última menstruacao ,minha regra veio 02/06 tem alguma coisa a ver cm a relação sexual ou devo me preocupa ?

    ResponderExcluir
  59. Minha menstruação veio um dia depois era pra ela vim dia 1 e veio dia 2 SP que esta vindo uma quantidade de sangue ( ) deste tamanho mais ou menos e clara com borra de café no meio e sinto algumas cólicas chatinha posso estar gravida me ajudem porfavpr!!

    ResponderExcluir
  60. Minha menstruação veio dia 22/05, 13 dias após tive um sangramento no dia em que eu tava fértil, tive uma relação sexual 4 dias antes desse sangramento foi sem proteção e ele ejaculou dentro de mimmais tomei uma pílula do dia seguinte . Esse sangramento e normal?

    ResponderExcluir
  61. Ola Tati, estava pesquisando a respeito pois ocorreu algo estranho comigo; minha M desceu normalmente após seis dias de interrupção do anticoncepcional, voltei a toma-ló corretamente na data, minha M sempre desce na sexta, e para na quarta, justamente nesta quarta acreditei que ela já havia parado, pois não havia mais sinais da mesma. Após ter relações com meu marido fui ao banheiro e saiu como se fosse uma bola de sangue, bem vermelho, fiquei assustada, pois, faz algum tempo que venho tendo fortes dores na região baixa do abdômen, fui ao médico e ele disse estar relacionado com estresse e intestino preso. Mas sempre após as relações sinto fortes dores nessa região, e a mesma geralmente incha. Tomo Ferrane a 7 anos, e estou preocupada! Pode me ajudar?! Desde de já Obrigada...

    ResponderExcluir
  62. ola eu tive um sangramento dia 01/06 e minha mestruaçao e dia 15/06 o que será que pode ser?

    ResponderExcluir
  63. Caramba, ela explicou tudo direitinho, e essa mulherada vem sempre com as mesmas perguntas... Aff Procurem um médico, façam exames.

    ResponderExcluir
  64. Me ajjudem por favorr.Minha mestruaçao desceu dia 05/05/14 e parou dia 06/05/14. Calculei certinho e descobri meu período fértil .Transei nesse dia .Dps de algumas semanas senti muita colicá .E qdo foi ontem veio um sangramento marrom.depois de 4 semanas da provavel fecundação .So que hj o sangramento veio forte e em sangue vivo.O q será q aconteceu ?
    Me ajudemm

    ResponderExcluir
  65. Me ajjudem por favorr.Minha mestruaçao desceu dia 05/05/14 e parou dia 06/05/14. Calculei certinho e descobri meu período fértil .Transei nesse dia .Dps de algumas semanas senti muita colicá .E qdo foi ontem veio um sangramento marrom.depois de 4 semanas da provavel fecundação .So que hj o sangramento veio forte e em sangue vivo.O q será q aconteceu ?
    Me ajudemm

    ResponderExcluir
  66. Eu tive o sacramento ontem após uma relação só que não senti dor nem nada e parou alguns minutos antes isso pode dizer que pode ser uma gravidez

    ResponderExcluir
  67. Oi, no mês passado minha mestruação era p vir dia 27/05 mais ela atrasou e veio dia 31/05, e dia 12/06 saiu um pouco de sangue bem fraco mei marrom claro, bem pouco mais deu p ver na calcinha, senti um pouco de cólica fraca e sinto dor nas costas, achei estranho pois nunca aconteceu comigo, tenho 26 anos sou casada e faz uns quatro meses q estamos tentando engravidar, isso pode ter sido nidação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpas estou corrigindo um erro q cometi, a data q era p vir não é 27/05 e sim 26/05 mais como ciyei a cima atrasou e veio dia 31/05 e meu ciclo é de trinta dias. Esse corrimentonunca avia acontecido comigo, e llembrando sou tentante será q é nidação?

      Excluir
  68. Oi tomo a pilula tamisa 30 tive relaçao e dois dias depois tive um sangramento é possivel estar gravida ou é so um escape mesmo.(nesse dia tomei a pilula 3 hras dpois do horario de costume).
    Obrigado.!

    ResponderExcluir
  69. Oi..eu mestruei ja esse mes de junho só q minha mestruaçao esta desregularizada pq tomei pilula do dia seguinte a tres meses e nao volta a tada certa q era dia 5,ela sempre vem anters ou depois...e hoje dia 20/06 notei um pouco de sangue na minha calcinha...estou preocupada..me ajuda pfv...obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível dizer com certeza a causa ... pode ser sangramento de ovulação, se manteve relação sem prevenção pode ser nidação ou descontrole hormonal.
      O ideal é procurar um médico para um beta e se necessário um exame hormonal.
      boa sorte !

      Excluir
  70. Bom dia , ontem a noite senti.um desconforto e quanto fui ao banheiro minha calcinha estava manchada de sangue mais era um sangue muito escuro mesmo , coloquei o absorvente e fui dormir acordei hoje e ele estava limpo não desceu mais nada to nervosa o que sera que deve ser ? Me ajude beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que nao da pra afirmar, mas dependendo da época do ciclo , pode ter sido um sangramento de ovulação como diz o artigo acima.
      Boa sorte !

      Excluir
  71. Olá. Estou tomando ac pela primeira vez, minha menstruação veio dia 17/05. Iniciei o ac dia 23. No dia 9/6 tive relação sexual, tomei o remédio, porém, esqueci de tomar dia 10/6. Quando percebi no dia seguinte, tomei logo o do dia 10 e 11 juntos. A minha cartela terminou dia 12/6, mas fiquei com medo e emendei a outra cartela até o dia 16/6. Ontem (21/6), começou um sangramento aguado, é minha menstruação ou pode ser uma implantação?

    ResponderExcluir
  72. Olá bom dia, gostaria de tirar uma duvida, tive relação no dia 4/06 a camisinha estourou
    e eu tomei a pilula do dia seguinte e depois de uma semana comecei a sentir fortes dores de
    estomago com queimação com duração de uns 4 dias e depois comecei a sentir muitas cólicas e com presença de gosmas rosada
    e as vezes com gomas branquicento... O que pode ser é o efeito da pilula ou de gravidez? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um teste feito 20 dias após a relação de risco vai poder te responder.
      Boa sorte !

      Excluir
  73. Olá, querida aconteceu comigo assim, tive relação com meu noivo e durante a relação saiu um sagramento claro não tive nenhuma dor..pensei que fosse menstruação pois eu iria menstrua nesse dia 21 Junho só que não desceu nada só foi naquele momento...hoje dia 23 Junho e nada de menstruação..será que machuquei, fecundei ou pode ser a ovulação... não tomo nada para evitar...O que pode ser...beijos Apelido : Sasa

    PS: tenho ovário policístico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pode ter sido sangramento de ovulação, nidação ou ainda um ferimento da propria relação .... o preventivo está em dia ? Feridinhas no colo do utero também podem causar esse tipo de sangramento. Se fez o papanicolau a mais de uma ano vale a pena proucar um médico para uma nova coleta.

      Excluir
  74. ola ajudaaa por favor.... minha menstruacao veio dia 30/05 no dia 16/06 me veio um sangramento q parece ser de ovulacao durou dois dias em cor escura.... venho tentando engravidar tive relacao no dia 14/06 sera q pode ocorrer????to querendo tanto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela data pode ter sido sangramento de ovulação, muito cedo para nidação .
      Boa sorte !

      Excluir
  75. ooi minha M veio dia 24/05 e acabou dia 30/05 é irrwgular, este mês veio dia 21 numa cor caramelo e ficou até dia 24 e hj dia 25 ta saindo um muco transparente o que pode seer ? Mee ajuudaa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser muita coisa amiga , gravidez ou descontrole hormonal são algumas delas.
      Tente um teste de gravidez , se negativo, procure um médico para alguns exames.
      Boa sorte !

      Excluir
  76. Boa noite!
    Não conhecia esse site, achei pesquisando resposta para minha dúvida e adorei esse espaço. Então, resolvi perguntar para ver se pode me ajudar.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Tomo ac, mas toda vida sempre me esqueci e nunca tomei certinho nem em horários e nem dias.
    Com isso, já tive alguns pequenos sangramentos durante a cartela, mas isso é raro.
    Fiquei algum tempo sem tomar tentando engravidar e tive uma gravidez ectópica em março 13, continuei sem tomar um tempo e retornei deve ter uns 7/8 meses.
    As três primeiras cartelas tive sangramento enquanto tomava os comprimidos e depois menstruava normalmente no dia certo. A gineco disse que isso era normal pelo menos nos três primeiros meses. E depois desse período tudo se acertou.
    Acontece que esse mês novamente tive um sangramento mais ou menos com uns 10 dias de comprimido que durou uns dois dias, mas em quantidade menor que a menstruação e depois disso ficou uma borra preta até uns 4 dias antes de acabar minha cartela.
    Dizem que foi porque tomei canela com leite quente, que canela faz a menstruação descer e alguns dizem até que é abortivo. Minha gineco disse que isso é mito.
    Minha cartela acabou na quarta feira e tomei nesse dia 3 comprimidos, já que é normal eu esquecer. Sei que é errado, mas não tomo jeito. Rs
    Sábado começou a sair essa borra preta novamente, mas em quantidade mínima, mal dava pra ver quando me limpava, parecia mais um corrimento mais escuro do que borra e acabou ontem de manhã. Nem a pontinha do meu absorvente diário sujava, de tão pouco.
    Hoje é dia de iniciar uma nova cartela e nem sinal de menstruação, o que pode estar acontecendo?
    Devo iniciar a cartela hoje normalmente ou esperar?
    Lembrando que sou casada e não me previno de outra forma, se é que tomar ac de forma errada seja prevenção. Rs
    Me dê uma luz, por favor!
    Desde já agradeço à atenção.
    Thaiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer um teste e só iniciar uma nova cartela na proxima menstruação , na verdade cartela não , se não quer engravidar faça uso de injetável , assim nao corre o risco de esquecer e engravidar... existem injetaveis de aplicação única a cada 3 meses.
      Boa sorte !

      Excluir
  77. No dia 23 e 25 fiquei cm meu esposo e hoje dia 26/06 tá vindo uma menstruacao grossa e escura será que pode se nadiçao alguém já passou por isso me responde por favor to doida.

    ResponderExcluir
  78. Oii, dá uma olhada no meu caso: minha última menstruação - 29/05
    tive relações -> 12,13,15,16,17, 19, 20, 21, 22,23,25
    quando foi ontem senti algumas colicas, leves. aí hoje de madrugada saiu uma borra marrom e depois sangrou um rosa bem forte , aí parou, ficou só manchas, quando foi hoje de manhã veio de novo e agora tá só umas mancha de novas. o que seria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua menstruação dando as caras ou nidação ...vai depender da evolução ou nao do sangramento.

      Excluir
  79. oi minha mestruação veio dia 14, mais não tomei minha injessão e tive relação com o meu marido depois, e agora ta descendo um borro marrroz tipo um sangué vinhob será q estou gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser apenas um descontrole por falta do hormonio do injetável. De qualquer forma aguarde uns 12 dias e faça um teste.
      Boa sorte

      Excluir
  80. Oi bom dia! Bem tenho problema de ovários poicisticos, to fazendo mensalmente acompanhamento ovulatorio esse mes conseguir ter um ovulo bom, tomei um medicamento chamado ovidrel pra q o folículo se rompra ao 15 dia, o médico me aconselhou ter relações nesta noite e na seguinte tudo bem tive, so q após dois dias da ovulação começou sair um líquido de cor marrom e vermelho fraco, queria saber se é minha menstruação q se adiantou ou se poder a nidação? Por favor me ajudem .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma das duas coisas , vc teve um sangramento por conta da ovulação . Fique tranquila é normal e não indica problema algum . Boa sorte !

      Excluir
  81. Oi tenho problema de ovários poicisticos to fazendo acompanhamento de ovulação esse mes conseguir ter um óvulo bom o medico me aplicou um medicamento q se chama ovidrel pra q o folículo se rompa no 15 dia, pediu pra manter relaçao nesse dia e no seguinte apos dos dias começou a sair um líquido marrom e vermelho fraco sera minha menstruação q se adiantou ou sera a nidação do óvulo? Me ajudem gente....

    ResponderExcluir
  82. Olá...
    minha menstruação veio dia 01\06 e no dia 18 \06 tive um pequeno sangramento ,pois no dia 27 veio o sangramento de novo em pequena quantidade não sinto dor n sinto nadaa ...pode ser nidação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido nidação ou menstruação.
      Se tiver dúvidas aguarde 12 dias após o primeiro dia de sangramento e faça um teste.
      Boa sorte !

      Excluir
  83. Olá tati, tive relação dia 26/06 com meu namorado e no dia 27/06 a tarde saiu um sanguinho na minha calcinha, eu li a respeito dos sintomas e dias antes eu estava sentindo algo gelatinoso... queria saber se posso estar gravida ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é assim tão rápido ... pode ter se machucado na relação ou pode ter sido um sangramento de ovulação .
      Seu preventivo está em dia :?
      Feridinhas no útero também causam esse tipo de sangramento.

      Excluir
  84. fiquei mestruada no dia 5-06-14,quando foi no dia 18-06-14 parei de tomar o anticoncepcional,e tive relaçao,e quando foi no dia 21-06-14,minha mestruaçao desceu ficou 4 dias,quando foi no dia 25-06 minha mestruaçao foi embora,no dia 26-06 tive relaçao,e está tipo sujando minha calçinha ou quando eu passo papel igienico,a cor é vermelho aguado e misturado com marronzado,me ajudem o que eu faço!grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está tomando o ac direitinho pode ser apenas um escape.
      De qualquer forma , aguarde alguns dias e faça um teste de gravidez.
      Boa sorte

      Excluir
  85. tati por favor leia meu comentário,preciso tirar essa duvida minha,anonimo 28-06-14 as 14-23-00,pois ficarei muito grata

    ResponderExcluir
  86. oi Taty,
    Minha historia e longa mas vamos lá
    em dezembro de 2013 minha M veio normal, em jan/2014 no meio do mes em diante eu comecei a sentir uns sintomas de gravidez e fiz o exame e deu positivo. Com uma semana depois eu tive um sangramento pequeno corrir e fui fazer uma ultra e descobrir que tinha perdido o bb e ja tava com 2 meses. Fiz curetagem e voltei a tomar o AC conforme recomendado pelo GO pelos menos por 4 meses pra evitar engravidar e perder novamente. Td bem no mês passado minha M veio normal e então não reinicie o AC conforme seria correto e com 10 dias apos comecei a tomar, so que nesse intervalo eu tive relação com meu esposo e no dia 23 desse mes apontou uma pequeno sangramento..o que ta me levando a desconfiar que estou gravida e que minha barriga ta tomando formato como da 1 vez mas nao to com os dintomas como apresentei( apesar de que na 1 gravidez eu comecei a apresentar ja tava mais ou menos com 6 semanas). so que to sentindo uma frieza nas maos e pes e umas fisgadas na costela e no pe da barriga com uma colicas de leve que vem e passa a minha M atrasou um dia e no dia seguinte veio borrinha de cafe e hj tive relaçao com meu esposo e saiu um pouco marronzada e quando fui fazer xixi saiu no papel um pouco rosinha aguado..so que fiz o beta e dois teste de farmacia antes da M atrasar e deu negativo e so tenho consulta dia 17/07 com o GO to com medo e comecar uma nova cartela de AC estando gravida ja que na gravidez anterior eu menstruei tando gravida.. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que repetir o beta amiga . Não da pra descartar gravidez .
      Se previna de outra forma neste ciclo e só inicie uma nova cartela quando tiver certeza do negativo.
      Boa sorte !

      Excluir
  87. estou curiosa nao tomo remedio e minha M veio 06/06 eu tive um pequeno sangramento foi ralinho dia 24/06 ate hj minha M nao veio .. to preocupada e nunca sangrei assim sera q estou gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um teste de gravidez pra te responder amiga.
      Já da pra fazer e ter um resultado seguro.
      Boa sorte !

      Excluir
  88. Nossa!!! a minha situação é igual a sua só muda um pouco as datas. A menstruação veio dia 16/06 e ontem dia 06/06 veio um pouco de borra de café. Posso estar grávida?

    ResponderExcluir
  89. Tem um mes q minha mestruacao nao vem fiz o teste e deu negativo depois de uns tres dias fiquei com meu marido e sangrei oque pod ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As causas podem ser muitas , mas só um médico pra responder com certeza após uma avaliação. Descontrole hormonal é uma delas.
      Boa sorte !

      Excluir
  90. Olá, é a primeira vez que vejo o site, muito bom! Parabens! Minha situação é a seguinte: minha ultima menstruação foi dia 17/06 com termino em 20/06, tive relação no dia 27/06 e por ultimo 5/07, acontece que duas horas depois fui ao banheiro e percebi uma bolinha de sangue como borra de café marrom chegou a sujar a calcinha e fiquei assustada pq ainda falta alguns dias para a menstruação, esse corrimento ficou por quase um dia só melando o papel. Nunca aconteceu tenho 28 anos...será q vou engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me pareceu um sangramento de ovulação .. muito cedo para nidação de acordo com as datas que vc informou.
      Boa sorte !

      Excluir
  91. Oi bom dia,eu tomo selena a5 anos e no e neste mes de junho minha mestruacao veio certinho e depois de dez dias ta vindo uma borra escura parecendo final de mestruacao eu continuei tomando remedio a cartela acabou acabou e continua sujando minha calcinha essa borra escura,tive relacao conm meu marido e ele ejaculou dentro, to com um pouco de medo,o que pode ser isso!?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza escape amiga ... converse com seu médico a respeito. talvez seja a hora de trocar o ac.
      Boa sorte !

      Excluir
  92. Oi, me ajudem por favor: no mes de maio emendei duas cartelas de Primera 20, faltando 12
    comprimidos da segunda cartela acabar tive um escape que durou do dia 29/05 a 13/06, mas
    muito diferente de minha menstruação, pois o sangue não era vivo e vinha borra junto.
    No dia 06/06 fiz uma transvaginal e deu o seguinte resultado:

    Útero em A.V.F de tamanho normal, medindo 59x30x27 mm volume de 25 cm
    Colo uterino e canal endocervical regulares;
    Observa-se na cavidade endometrial, imagem anecoica, medindo 4,6 mm. O aspecto pode
    corresponder a gestação incipiente (04 semanas).ausencia de líquido livre na pelve.

    fiz o beta no dia da trans e deu negativo, o medico que me consultou pediu para eu voltar a tomar
    o anticoncepcional dia 16/06, so que eu não tomei e no dia 30/06/2014, procurei outro GO,e a
    GO me passou o acido folico, exames de : sangue, beta e hormonio,e me disse que achou estranho
    o outro GO me mandar eu tomar o anti de novo.Ela me falou que se vinhesse menstruação eu fizesse
    a trans so depois, so que desde o dia 13/06 até hoje, não veio nada.
    se eu tivesse tomado o anti dia 16/06,era pra descer nessa semana pois eu estou na semana de
    menstruar,e quando eu tomava o anti vinha sempre no quarto dia da pausa de 7 dias, e estou dentro
    da semana de menstruar ja no quinto dia e nada, de minha menstruação descer,lembrando que ela não
    desceu depois desse escape até hoje dia 11/07/2014.
    estou com a trans pra fazer agora dia 15/07, será que nesse dia ja vai da confirmação de gravidez?
    é comum a menstruação atrasar no unico mes que a pessoa não toma o anti? lembrando que eu tive
    relações com meu esposo sem prevenção, pois depois da primeira trans, conversamos e chegamos
    ao conceito de eu parar de tomar remedio. me ajude por favor. será que eu estou gravida? sera bom
    eu fazer um teste de farmacia dia 14/07? aguardo anciosa sua resposta. bjs





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu resultado existe a possiblidde de gravidez sim . aguarde pelo novo ultrassom , por hora amiga é só esperar .
      Quanto a se normal ou não, cada corpo reage de uma forma , nao existe um padrão de normalidade.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. valeu bjssssssss

      Excluir
  93. oi boa noite....
    ando um pouco preocupada pois estou usando anticoncepcional e estou tento sangramento o que seria esse sangramento? cor vermelho claro e com odor forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tomou direitinho é possível que seja apenas escape, mas é sempre bom fazer um teste pra afastar gravidez.
      Depois converse com seu médico para discutir a possibilidade de mudar de ac.
      boa sorte !

      Excluir
  94. ajudaaa... no meio do meu ciclo tive um sangramento a GO disse foi ovulacao... minha m ta atrasada a doze dias sera q possi ta gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , se de fato ovulou pode ter engravidado ..
      Boa sorte !

      Excluir
  95. Tenho 1 filho de 2 anos e 8 meses, eu e meu marido usemos camisinha 2 anos. É estranho, quando temos relação no periodo fértil, sangro 7 dias antes do previsto, cólica, sangue vivo coagulado, vômito. Sê no mês não fazer nada, mentruo normalmente e sem dor.
    Já perguntei para GO, mas ela não fala nada de concreto. Estou com medo do GO ter posto diu em mim sem eu saber, parto de alto risco, quase morri no centro cirurgico. Só que o médico que fez minha cesaria, essa em coma, acidente de carro. E agora? Será que meu filho será filho único?
    Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível um médico fazer algo em vc sem que alguém da familia assine para isso.
      Mas é muito simples saber , procure outro médico para um ultrassom.

      Excluir
  96. Ola gente meu nome e Lorrayne aconteceu cmg assim do dia anterior que era para descer minha mestruaçao desceu uma tipo de liquido grosso amarelo queimado fiquei pensando que fosse uma mestruaçao normal so que normalmente a mestruaçao dura 7 dias e essa vez nao durou nem 5 dias foi quando eu fiz o teste GRAV TESTE bom ele nao foi mt bom n pq aconteceu que no resultado teu 1 linha rosa bem fraquinha e agora nao sei oq e de verdd . Ja pesquisei sobre tudo ovulaçao hormonios gravidez e todos os resultados que eu vejo e acusando GRAVIDEZ nao tenho certeza me ajudem pfv mamaes ai. Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer um beta de sangue no laboratório Lorrane .
      Boa sorte !

      Excluir
  97. Oi eu sou o anonimo do dia 11/07 que perguntou sobre a trans e vc me respodeu no mesmo dia as 21: 53
    Pois bem, hoje dia 14/07 minha menstruação desceu e eu tinha que fazer a trans amanha dia 15/07. Você acha melhor eu fazer a trans depois que ela descer, ou melhor esperar para o próximo mês, para saber se ela vem ou não? pois eu li que a casos de mulheres que menstruam mesmo estando grávidas. aguardo sua valiosa resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil dizer , pq se a suspeita é de gravidez e existe um sangramento pode ter ocorrido um aborto espontâneo, assim o útero aparecerá limpo. Se optar por fazer no proximo mes, poderá observar se está ovulando corretamente. enfim, se a suspeita é de aborto acho viavel fazer o exame hoje mesmo.

      Excluir
  98. Ola tarde quem fala e Wanessa, gostaria de tirar uma duvida, não costumo tomar minha pilula corretamente as vezes esqueço de tomau 1 ou dois dias quando vou tomar no dia seguinte tomo dois, sendo que quando paro minha mestruação desce, e no começo do mes aconteceu isso ela desceu depois que ela foi embora não tomei mais ou seja tem possibilidade deu estar gravida? mesmo fazendo um teste de gravidez e deu negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , sempre existe a possibilidade ...o ideal é fazer um teste com 20 no minimo 15 dias apos a relação de risco ...se as relações de risco são frequentes , fica mais dificl confiar em um negativo.

      boa sorte !

      Excluir
  99. Ola tive uma relação rapida nao deu tempo nem dele ejacular e antes ele havia feito com os dedos e n chegou a penetrar o penis isso foi dia doze e apartir dai vem pra mim u secrecao minina caramelada nnaosenti dores oque sera ? Minh menstruação e dia vinte tres entre vinte e cinco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele pode ter te machucado ou pode ter sido um sintoma de ovulação ...só mesmo uma avaliação médica pra responder com certeza , mas cuidado , mesmo sem ejaculação uma gravidez pode acontecer ...a lubrificação do penis muitas vezes contem espermatozoides.

      Excluir
  100. Olá menstruei dia 21/06 ( sendo que dia 17 ja começou a vir um pouco de sangue ate que dia 21 veio de vez a M) bom dia 01 fiz US DE ROTINA estava tudo normal a médica falou que estava próximo da minha ovulação , tive relações dia 05,06 07 e 10 , mas dia 10 logo após a relação notei um sangramento rosa claro bem aguado no dia seguinte ficou marrom ( em pouca quantidade) e depois caramelo ate desaparecer no dia 11 mesmo a noite ( durou 2 dias em pouquíssima quantidade) so via muitas vezes no papel higiênico . O que será que houve? Nao uso contraceptivo e faço uso de coito interrompido , mas acorreu um erro de cálculo e meu namorado gozou um pouco em mim acho q dia 5 ou 6 .., será que pode ser uma gravidez??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas possibilidades , sangramento de ovulação ou sangramento de implantação...coito interrompido nao é seguro.
      Aguarde 15 dias apos o primeiro dia de sangramento atipico e faça um teste .
      Boa sorte !

      Excluir
  101. nossa como essa sua explicação me ajudou tanto pois fiquei bem preocupada pois nunca tinha acontecido isso comigo, mais to preocupada pois sangrei durante 3 dias certinho apos o termino da minha menstruação, mais durante os 3 dias no 2 fiz amor com meu namorado e ele penetrou dentro. isso tem algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do seu ciclo amiga. Risco sempre existe.
      Abraços !

      Excluir
  102. olá!
    tenho uma duvida durante esses três dias de sangramento da ovulação tive relação e meu noivo ejaculou dentro e no segundo dia tomei um anticoncepicional mais n tinha tomado antes tomei apenas no segundo dia e nao tomei mais. posso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabe que foi sangramento de ovulação ?
      De qualquer forma sim , existe risco de gravidez .
      Boa sorte !

      Excluir
  103. oi meu nome e juliana 25anos estou temtano algum messes minha m nao e regula a utima foi 8.6ai veio a bora e marronsinho ai pesei vou m mais nao veio mes pasado dia 25fiiz um teste negativo em ontem tomei um conprimi cabeca ai tiver um sangramento pesei que m tinha mais nao veio ta um marom bem claro o que vc acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil dizer Ju,
      Com tanto tempo de atraso já era pra ter positivado , mas pelo que relatou seus ciclos são irregulares por algum descontrole hormonal, de forma que os atraso pode ser por conta disso.
      Marque uma consulta para alguns exames.
      Boa sorte !

      Excluir
  104. Olá boa tarde,tenho 28 anos...menstruei dia 30 de junho,porem, tinha que tomar injeção d perlutan no dia 6 de julho mas resolvi ´parar pra engravidar,e no dia 12 de junho tive sangramento meio marron com alguns raios vermelhos,o que pode ser?desde já obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu corpo vai levar algum tempo para controlar os hormônios, por isso é dificil dizer com certeza o motivo do sangramento.
      pode ter sido um escape, um sangramento de ovulação , enfim... É preciso mais alguns dias para ver como as coisas ficam .

      Excluir
  105. oi Tati espero q possa me ajudar,menstruei do dia 26 ao 30 de junho meu ciclo é de 29 dias,tive relação no meu periodo fertil,qdo foi dia 13/07 tive colicas,e dor nas costas o dia todo,a noite fui me limpar e tinha na calcinha um corrimento marron,e saiu no papel um sangue aguado rosinha,no outro dia ja não tinha mais,meus seios estão doloridos,boca amarga.Não vejo mais corrimento aparente,será sangramento de ovulação? obg pelo espaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas datas parece cedo para sangramento de nidação, é possível sim que tenha sido um sangramento de ovulação amiga.
      Agora é torcer e aguardar o atraso.
      Boa sorte !

      Excluir
  106. Minha mentruacao veio dia 1 de julho e nao faco nenhum método contraceptivo e ai dia 12 tive relação e no dia 14 tive um sangramento bem pouco,mais nunca tive esse tipo de sangramento antes...se puderem me ajudar se tem chance de acontecer gravidez?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do seu ciclo, saber só o dia que menstruou não ajuda ...vc precisa saber qual o intervalo entre as menstruações .
      De qualquer forma pode ter sido sangramento de ovulação ou de implantação , aguarde pelo atraso e faça um teste.
      Boa sorte !

      Excluir