segunda-feira, novembro 25, 2013

Miomas - O que são miomas e como atrapalham a fertilidade

Miomas uterinos (também conhecidos como leiomiomas ou fibromas)  são tumores benignos únicos ou múltiplos, com aparência nodular que estão ligados à camada muscular do útero. As mulheres mais afetadas têm entre 30 e 50 anos e quando surgem são relativamente pequenos e não produzem qualquer sintoma inicial. Seu crescimento pode ser gradativo e tendem a desaparecer após a menopausa.


Os miomas atrapalham a engravidar?

Os miomas mais comuns são chamados subserosos. São miomas que crescem do lado de fora do útero e não atrapalham a ocorrência de uma gravidez. 

Apenas 3% das mulheres que possuem miomas, tem problemas de fertilidade. Em alguns casos, os miomas podem causar diferentes sintomas, tais como ciclos menstruais longos e dolorosos, inchaço e sangramento fora do período .
Esses miomas normalmente não necessitam de tratamento, e não impedem a progressão de uma gravidez.

Os miomas intramurais, quando pequenos, não interferem na fertilidade, porém ao crescerem, podem atingir cerce de 4 ou 5 cm e distorcem o útero, o que  afeta diretamente a fertilidade da mulher.

Tipos de mioma que prejudicam a fertilidade

Os miomas submucosos são os que mais apresentam problemas no que diz respeito à fertilidade das mulheres. Isto é porque, em primeiro lugar, ocorre na área do músculo liso dentro da cavidade uterina, onde ele pode dificultar ou mesmo impedir a implantação de um óvulo fecundado. Normalmente, o tratamento para esse tipo de mioma, é cirúrgico, e uma vez que o problema seja resolvido, a fertilidade é restabelecida e as chances de uma gravidez saudável, aumentam consideravelmente.

Independentemente do seu tamanho, quanto mais cedo os miomas submucosos forem removidos cirurgicamente, melhor as chances de engravidar e preservar a fertilidade.
Miomas intramurais com mais de 4 cm também devem ser retirados cirurgicamente.

Qual o risco de engravidar com mioma?

No caso de engravidar sendo portadora de um mioma submucoso ou intramural, podem acontecer algumas complicações relacionadas à posição do feto, a pressão dos órgãos, desconforto e dor. Isto ocorre porque os miomas continuaram a crescer juntamente com o feto. Não são raros casos de aborto ou mesmo partos prematuros por interferência desse tipo de mioma.

Tratamento de miomas

Para evitar as complicações com a fertilidade, abortos e partos prematuros, os médicos recomendam remover os miomas antes de tentar engravidar.

Existem três formas de fazer uma miomectomia (retirada dos miomas). A laparoscopia e a histeroscopia são menos invasivas e feitas através de câmeras de vídeo e pinças introduzidas por pequenos orifícios na pele que possibilitam o acesso ao útero. A recuperação nesse tipo de procedimento é bem mais rápida.

A laparotomia já é uma cirurgia mais delicada e tradicional. É feita através de incisão abdominal. Quem escolhe o tipo de cirurgia é o médico, baseado na posição, tamanho e quantidade dos miomas a serem retirados. 

A cirurgia é a indicação mais frequente, mas pode-se ainda tentar a embolização das artérias uterinas. O fluxo sanguíneo até o mioma é interrompido e com isso ele regride. É uma técnica menos comum, mas normalmente utilizada em miomas muito grandes.


O que causa miomas uterinos?

Entre as causas que podem determinar a presença de miomas uterinos, estão questões relativas a predisposição genética, como por exemplo no caso dos parentes femininos que tiveram esta doença, juntamente com um balanço inadequado entre os níveis de estrogênio e progesterona. Níveis mais altos de estrogênio estão diretamente ligados a essa condição, e podem causar desequilíbrios hormonais importantes. Abordar a questão de estrogênio é a chave para impedir que os miomas uterinos surjam desde a puberdade até a menopausa. 

Uma vez que os miomas apareceram, o tratamento é necessário quando são acompanhadas de sintomas incômodos. A grande maioria dos miomas, no entanto, são assintomáticos (não produzem sintomas).

Tratamento natural para miomas

Como já dito, tudo depende do tipo e do tamanho do mioma. Se houverem sintomas, principalmente de sangramentos excessivos, longos e dolorosos, inchaço abdominal, o tratamento se faz necessário.

Se a indicação é cirúrgica, faça o quanto antes. Quanto mais cedo resolver a questão, mais rápido terá a chance de engravidar.
O chá ou as cápsulas de uxi amarelo e unha de gato, são um bom tratamento para os miomas uterinos. Ajudam a limpar o útero, regular os hormônios e eliminar os miomas. 

Pé no chão e esperança no coração !

16 comentários:

  1. Muito interessante... Vc é demais, nao nos abandone!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe por postar varias vezes em varios topicos a mesma coisa, é pq sei q é muitos relatos para vc ler...

    Olá Tati!

    Meu nome é Laura! Sofro com vaginismo, participo de varios blogs q aborda sobre vaginismo, nós vaginicas sofremos muito em busca da cura, muitas de nós temos a vida hiper saudavel para ter um filho, porem sem o ato sexual fica mais que complicado, sei que é um assunto muito oculto quase nunca comentado em nenhum lugar, o sofrimento é enoooorme, pois mesmo com outros metodos para engravidar não é aconselhado uma gravidez antes da cura, pois seria um ato incompleto, vc me entende? Seria muito eu te pedir para vc abordar sobre este asunto??? Nós vaginicas sempre estamos aki no blog das tentantes porem sempre em oculto, pois até falar nisso nos causa dor e constrangimentos, tbm sonhamos em ser mamães, mas nosso problema se trata de uma contraçao involuntaria que esta longe de nosso controle... Bjus porfavor me de um retorno, estou aqui em nome das vaginicas anonimas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Laura, eu tbm sofro de vaginismo e alem disso SOP... É muito complicado mesmo esse assunto...

      Excluir
    2. Já respondi em outro local amiga. Abraços !

      Excluir
  3. maravilhosa a reportagem, tenho uma duvida tenho miomas, e já tenho 40 anos não tenho filho e se possível gostaria muito de ser mãe, estou tomando o chá de uxi amarelo e unha de gato, quanto tempo posso tomar, e tem contra-indicação. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem contra indicações . Esse tipo de tratamento normal se prolonga no máximo por 6 meses.

      Boa sorte !

      Excluir
  4. Eu tenho mioma...pequeno...
    fiz a histeroscopia pra ver se o mioma esta atrapalhando diretamente eu a engravidar...
    os resultados deram que não, o mioma não esta atrapalhando..então minha GO me deu o prazo de 1 ano..para tentar engravidar..se ultrapassar iremos iniciar algum tratamento...
    comecei a tomar o cha de inhame estou no 5º dia....meu período fértil começa hoje e ja estou sentindo as coliquinhas..
    Bjs
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom Rosa, tomara que te beneficie e que vc nem precise de tratamento.
      Abraços !

      Excluir
    2. eu espero tbmm amiga...
      fé me Deus!!
      estou no meu 19º...nenhum sintoma fora do normal!!!
      beijos
      Rosa

      Excluir
  5. Olá ! Eu tenho miomas submocuso g1qie quer dizer que , fica 50% para dentro do útero . Já tive 2 abortos e fiz todos os exames possíveis e ele é causa da minha infertilidade . Já marquei cirurgia de histeroscopia cirúrgica . E a médica garantiu q após isso irei engravidar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda sorte pra ti amiga .
      volte para nos contar do seu sucesso!
      Grande abraço

      Excluir
  6. olá flor, tenho mioma intra mural ano passado eu engravidei porém tive um aborto com 3 meses de gestação. O medico disse que o moma não influenciou em nada e que eu estava bem , e que era fertil: procurei uma segunda opção em diagnostico e foi a mesma resposta mais não descobri até hoje a causa do aborto ,quero tanto ser mãe mais tenho medo de passar por tudo novamente hoje eu já tenho 38 anos e a vontade de ser mãe só aumenta que tratamento seria bom já que os médicos não querem fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
  7. Ola bom dia tenho 40 anos e me tornei uma rentante desde outubro de 2016iniciei exames que meu ginecologista me pediu uma transvaginal pois supeitava que estava com um quandro de endometriose,só que fiz o exame e vi nódulos miomatoso ainda vou levar o resultado pra ele ver porém esrou com algumas dúvidas e desejo mto que me ajudem...
    Nódulo miomatoso intramural observado na parede corporal posterior medindo 23×23×19mm(vol.5ml)
    Nódulo miomatoso subseroso,observado na região fundição posterior, medindo 25×24×16mm(vol.5,0ml)
    Ovário esquerdo apresentando um cisto anecóico com paredes ecogênicas e contornos regulares medindo 25,4mm
    Útero em Ante versos flexão aumentado de volume,de forma e contornos normais,medindo 91mm de comprimento ×61mm de largura ×57mm de espessura(vol.164ml)
    Endométrio centralizado,hipercóico,heterogêneo,medindo10,3mm de espessura..
    Por favor me ajude me esclarecendo esse laudo por favor se alguma de vcs estiverem pelo mesmo problema ou já passou me ajudem esrou cheias de dúvidas minha consulta será amanhã...Desde já eu agradeço

    ResponderExcluir