Fecundação | Quando e como acontece
A fecundação ocorre cerca de 2 horas após a relação mantida durante a ovulação |
Cada ciclo que se inicia, traz consigo um leque de novas oportunidades, mas também novos (ou velhos) motivos para tirar do prumo muitas de nós. Porém nada, nem tempo algum, é tão angustiante quanto os 14 dias que se seguem após a ovulação. São duas semanas de esperança, de pensamentos positivos, de fé e de poucas certezas. A única certeza que na verdade nos toma, é a que estamos prontas para os desafios da maternidade. Uma das principais dúvidas é quanto a fecundação. Quanto tempo após a ovulação acontece a fecundação?
Será Fecundação?
Será que ovulei? Será que fecundou? Será que implantou? Será que está desenvolvendo normalmente?
Será que já posso fazer um beta HCG ? Ou como diria Renato Russo, Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?
Algumas dessas perguntas podem ser respondidas mais facilmente, outras nem tanto.
Para ter certeza da ovulação, ultrassons seriados ou mesmo o bom e velho teste de ovulação, podem ajudar. Já as demais dúvidas podem ser aliviadas com pelo menos o entendimento do que acontece após a liberação do óvulo.
Quando e como acontece a fecundação do óvulo.
Segundos antes da liberação do óvulo pelo ovário, a trompa se aproxima do ovário, e os cílios que forram a parte interior das trompas, se movem de forma ondulatória afim de 'capturar' o óvulo que poucos instantes após, é liberado.
O óvulo que por sua vez não possui movimentação própria, se deixa levar por essas ondas rítmicas, que seguem em direção ao útero.
O óvulo permanecerá vivo, a caminho do útero, de 12 a 24 horas após sua liberação.
O espermatozoide por sua vez, terá que vencer algumas batalhas para conseguir se aproximar desse corpo redondo tão atrativo.
Fecundação após a ejaculação
Após a ejaculação, os espermatozoides começam a nadar contra a corrente. Alcançam primeiro o coló do útero e após transpor o canal cervical se encaminham útero acima para adentrarem as trompas, onde atraídos por uma substância química, encontraram o óvulo e somente um consegue penetrar sua membrana protetora.
A grande maioria dos espermatozoides morrem ou se perdem no caminho. Alguns por serem fracos ou por não suportarem a acidez natural da vagina, outros por seguirem pela trompa errada e muitos outros são mortos pelo sistema imunológico materno.
Entre 1 e 2 horas após a ejaculação, o espermatozoide alcança o óvulo na região ampolar da trompa e leva apenas 20 minutos para penetra-lo totalmente. Esse processo é conhecido como fecundação.
Para informar aos demais espermatozoides que a fecundação foi realizada com sucesso, o óvulo libera um tipo de informação elétrica.
Uma curiosidade interessante a respeito do espermatozoide é que apenas sua "cabeça" penetra o óvulo, a calda que serve apenas para sua locomoção, se desprende e fica de fora da festa.
Cerca de 20 horas após a fecundação, acontece a primeira divisão celular. As demais ocorrerão entre 12 e 15 horas de intervalo umas das outras.
O primeiro grande desafio dessa nova vida após a fecundação, começa ainda dentro da trompa, pois é onde o sistema imunológico materno inicia os ataques para expulsar o corpo que para ele, é estranho.
O caminho após a fecundação até o útero
Vencendo essa batalha, o óvulo fecundado, cerca de 4 dias após a fecundação, alcança a cavidade uterina e 6 dias após a fecundação começa a se fixar no endométrio que foi previamente preparado pelo hormônio estrogênio e progesterona para suportar a implantação e alimentar essa nova vida.
Se mais ou menos 9 dias após a ovulação o endométrio não perceber a tentativa de implantação do ovo fecundado, as informações hormonais enviadas pelo corpo lúteo cessam, as células endometriais começam a morrer e uma implantação tardia se torna impossível.
A chegada do ovo fecundado no útero, pode ser atrasada por obstrução, aderências, ausência de movimento, "sujeiras" ou mesmo líquido infeccioso no interior das trompas
Quanto tempo após a fecundação posso fazer um teste de gravidez ?
É possível que 11 dias após a fecundação, um beta quantitativo já apresente valores acima de 5mui/ml, Valor esse sugestivo de implantação do embrião.
A cada dois dias, o nível de HCG dobra, e 15 dias após a fecundação a grande maioria das mulheres, se grávidas, apresentam valores iguais ou superiores a 25mui/ml.
Sabendo como é a fecundação e quando cada fase ocorre, talvez fique mais fácil entender porque um teste de gravidez deve ser feito dentro de um prazo seguro. E porque engravidar nem sempre é tão fácil quanto se imagina.
Pé no chão e esperança no coração !