quinta-feira, janeiro 02, 2014

Canela para restaurar a ovulação

A SOP (síndrome dos ovários policísticos) afeta uma grande quantidade de mulheres em todo o mundo e pode prejudicar  sua capacidade reprodutiva. A SOP afeta a reação da insulina no organismo que por sua vez, leva o corpo a produzir uma quantidade excessiva de hormônios masculinos ou andrógenos.
Estes andrógenos neutralizam o estrogênio (hormônio feminino) no corpo o que torna difícil para o sistema reprodutivo feminino trabalhar corretamente.

A SOP pode impedir as mulheres de ovular, de menstruar, e por fim de engravidar. No entanto, entre tantos outros tratamentos, alguns especialistas afirmam que encontraram uma maneira de restaurar naturalmente os ciclos menstruais em mulheres com SOP.

O estudo foi apresentado na conferência conjunta da Federação Internacional das Sociedades de Fertilidade (FICC) e da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), e afirma que a simples e cotidiana canela tem o poder de restaurar a ovulação e a menstruação de mulheres com SOP. O estudo foi realizado na Universidade de Columbia em Nova York, onde estudou-se  os dados de 45 mulheres diferentes, todas portadores de SOP. 
Ao longo de seis meses, as mulheres foram divididas em dois grupos. Um grupo recebeu suplementos de canela, e o outro grupo recebeu um placebo. As mulheres que tomaram a canela relataram períodos mais regulares do que as mulheres no grupo placebo. Em média, as mulheres do grupo da canela relataram entre 3 e 4 períodos regulares durante o período de 6 meses, e as mulheres no grupo placebo tinham entre 2 e 3 ciclos menstruais. O mais revelador é que duas gestações naturais foram notificadas do grupo que recebeu suplemento de canela durante o período de seis meses de tratamento.

Embora este estudo tenha sido realizado com um pequeno grupo de mulheres, acredita-se que a canela seja um promissor tratamento para o controle da SOP.

Muitas mulheres encontram dificuldade de concepção em decorrência da SOP, e embora existam outras formas de tratamento, a canela tem um ótimo custo benefício.

Ainda não se sabe exatamente o motivo, contudo estudos têm apresentado indícios de que a canela reduz à resistência a insulina de mulheres com SOP, diminuindo naturalmente a quantidade de açúcar no sangue. O estudo demonstra ainda que as mulheres que tomaram suplementos de canela perderam peso, o que definitivamente contribui para o controle da síndrome.

Ainda há muito mais pesquisas para serem feitas sobre este assunto, e muitos estudos ainda maiores devem ser realizados com a esperança de resultados ainda mais promissores.

Como utilizar a canela para combater a SOP

É importante ressaltar que para mulheres que buscam engravidar, o tratamento com canela deve ser feito apenas durante as duas primeiras semanas do ciclo, ou com auxilio de testes de ovulação ou ultrassons seriados para identificar a liberação do óvulo, somente até o dia da ovulação.

Uma dose diária de 6g, aproximadamente uma colher de café de canela, é o suficiente para ajudar no tratamento da SOP e restabelecer os ciclos menstruais. 
A canela pode ser consumida com frutas, chá ou mesmo no leite.

Essa quantidade também é indicada como tratamento coadjuvante para portadores de diabetes tipo 2.

Pé no chão e esperança no coração !