Somos seres racionais que usam de inteligência para suprir suas necessidades e alcançar seus objetivos, mas esquecemos desse detalhe no momento em que decidimos que é hora de engravidar. Passamos de mulheres ponderadas e pensantes, a pessoas descontroladas, mimadas e exigentes. O “eu quero” é pra ontem e esperar não faz parte dos planos. 

Quando não temos nossos desejos atendidos no momento em que achamos justo, batemos o pé, nos descabelamos e algumas de nós chegam a travar uma verdadeira queda de braço com Deus. “Olha aqui Deus, se eu não engravidar nesse ciclo, vou voltar a tomar anticoncepcional, entendeu”?  Como se fosse Ele a perder com isso.
O fato é que esperar é mesmo desgastante, quanto mais o tempo passa, mas distante nos sentimos dos nossos sonhos.

Como já dissemos muitas vezes, engravidar não é algo tão simples quanto parece. Pode ser fácil para aquela sua vizinha que já tem nove filhos e que acaba de engravidar de quíntuplos aos 39 anos sem nem mesmo estar tentando (não é um exemplo fictício), mas não é assim para a grande maioria.

O mundo evolui dia a dia, e essa evolução nem sempre nos favorece. Nossa saúde, nosso corpo e por que não dizer nossa fertilidade, vem sofrendo com o impacto negativo dessa tal evolução. Não é apenas a dificuldade financeira e controle de natalidade que diminuiu a quantidade de filhos por casal. 

Na época de nossos avós, até mesmo de nossos pais, principalmente a alimentação era mais saudável, menos influenciada por produtos industrializados, verdadeiros venenos em forma de pó, de embutidos, enlatados e ensacados. As refeições caseiras e balanceadas deram lugar aos Fast foods, que intoxicam nosso corpo, diminuem nossas defesas e descontrolam nossos hormônios. Nem o ar que respiramos favorece nossa saúde.

Por tudo isso, tenho que dizer que para a grande maioria, engravidar leva tempo, em alguns casos até 1 ano sem que exista qualquer problema de fertilidade mais grave. Muitas vezes o corpo só precisa de um pouco mais de atitudes saudáveis, exercícios, alimentação adequada, livre de vícios e noites de sono bem dormidas.
Dito isso, vamos as dicas que podem te ajudar a engravidar nas primeiras tentativas. Planejamento é a chave do mistério.

O tempo


Após os 35 anos, acontece uma queda na fertilidade da mulher e as chances se apresentam reduzidas.

A estabilidade financeira, a carreira e os projetos de vida, são sim muito importantes, mas nem sempre conquistar todos os itens da lista antes de se programar para engravidar, é o mais acertado.

Não é raro ver mulheres investindo todas as economias que levaram anos para juntar em tratamentos de fertilidade e técnicas de reprodução assistida.
A então estabilidade financeira, se vai para buscar por algo que anos antes não teria preço, viria de graça e sem o desgaste emocional que todo esse processo gera.


Conheça o seu ciclo

Antes mesmo de decidir engravidar, é importante buscar informações sobre período fértil e ovulação. Esse é sem dúvida o ponto mais importante de sua fertilidade.

A fecundação, e consequentemente a criação de uma nova vida, se dá através do encontro do espermatozoide e do óvulo. Se não houver liberação do óvulo (ovulação) não existe possibilidade de gravidez.
Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre ovulação e períodofértil.

Sinais férteis

É preciso manter a atenção voltada para si para identificar os sinais férteis do seu corpo.
Dois ou três dias antes da liberação do óvulo, é possível perceber o muco cervical do período fértil. Esse muco é semelhante a clara de ovo e bem elástico. O dia do aparecimento do muco é o dia ideal para manter relações.
Cólicas no meio do ciclo ou mesmo um pequeno sangramento de sangue aguado ou semelhante a borra de café, pode indicar ovulação. 

O aumento da temperatura basal é também um bom indicativo de ovulação. De 24 a 72 horas após a liberação do óvulo, a temperatura basal se eleva e se mantem elevada até a menstruação surgir ou até o fim da gestação.
Importante lembrar que o aumento da temperatura basal indica o fim do período fértil, de modo que é importante manter relações antes dessa elevação de temperatura.

Espermatozoides preparados

É importante que o parceiro fique de 1 a 3 dias sem ejacular para que os espermatozoides amadureçam, e é igualmente importante que a abstinência não ultrapasse 4 dias para que os espermatozoides não envelheçam. 

Espermatozoides maduros têm mais chances de fecundar o óvulo e produzir um bom embrião. Espermatozoides jovens ou velhos demais, além de ter dificuldade na fecundação, podem produzir má formação, que são identificadas ainda na divisão celular. O corpo então entende que uma gravidez não pode acontecer e o óvulo fecundado é expulso junto com a menstruação.

Ácido fólico para o casal que quer engravidar

O ácido fólico é a vitamina mais importante para quem quer engravidar. Além de evitar má formação fetal e consequentemente diminuir a incidência de abortos de primeiro trimestre, ele é capaz de melhorar a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. Homens e mulheres devem iniciar o uso de ácido fólico tão logo decidam que é hora de aumentar a família.


Cuide de si

Manter o peso equilibrado,  uma dieta rica em ferro, zinco e vitamina C, diminuir a ingestão de carboidratos , doces e gorduras, pode te levar para mais perto de seu objetivo. Fazer no minimo 30 minutos de exercícios, de 3 a 4 vezes por semana, pode aumentar consideravelmente suas chances de concepção.
Beber água e manter o corpo lubrificado, é fundamental sobre tudo para a fabricação adequada de muco cervical.
Alimentos como chocolate, refrigerantes, embutidos e enlatados, são considerados alimentos prejudiciais a fertilidade. Evite consumi-los em grandes quantidades.

Consultar um médico.

Assim que decidir engravidar, procure um médico para alguns exames mais básicos. Identificar dificuldades simples logo no inicio, sem dúvida economiza alguns ciclos de tentativas. Afinal nem tudo que envolve a fertilidade é de solução complexa e desgastante. Muitas vezes manter hábitos saudáveis é tudo de que seu corpo precisa para que você engravide logo nas primeiras tentativas.

Pé no chão e esperança no coração !