quarta-feira, janeiro 15, 2014

Vale a pena investir na Fertilização in Vitro?

Se você está pensando em fazer uma Fertilização In Vitro ou Mini FIV sabe que é uma grande decisão não só em termos emocionais e físicos como financeiros também. E não é pecado algum, por conta do alto gasto, se preocupar com as taxas de sucesso desses procedimentos.


Quando falamos das taxas de sucesso da fertilização in vitro, temos que levar em conta fatores como idade materna, qualidade dos óvulos e a causa da infertilidade.

Assim como a chance de concepção natural vai caindo com o passar dos anos, as taxas de sucesso da FIV seguem basicamente o mesmo padrão.
Um casal com menos de 30 anos que produza embriões de excelente qualidade, pode ter entre 50 e 60% de chance de engravidar por tentativa. 

Após os 35 anos essa taxa gira em torno de 30-40%, aos 40 algo entre 20-30%, com 42-43 anos ou mais as taxas podem variar entre 5-10% e o médico já pode cogitar a necessidade da Fertilização ser feita através de óvulos doados. Tudo depende da qualidade dos óvulos.

É claro que existem mulheres que mesmo aos 45 anos podem ter óvulos capazes de gerar bons embriões, mas são raras exceções.

A taxa de sucesso com óvulos doados normalmente é de mais de 50% quando os óvulos são recém captados e mais de 30% após os óvulos terem sido congelados.

Como não encontrou entre as estatísticas nada perto de 100%, naturalmente deve estar se questionando se vale a pena arriscar e apostar suas economias ou mesmo se endividar, na tentativa de engravidar através de uma FIV. 
Podemos dizer com segurança que as taxas de sucesso da FIV são realmente muito boas, visto que as chances de conceber naturalmente de um casal jovem e saudável ficam entre 18 e 26% a cada ciclo.

Vale lembrar que algumas clínicas conseguem uma taxa de sucesso maior que outras. Vale uma pesquisa antes de bater o martelo. 

Pé no chão e esperança no coração !